google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VAI UM MEXICANO AÍ? - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

VAI UM MEXICANO AÍ?


Desde que foi firmado o acordo comercial com o México isentando os automóveis fabricados lá do imposto de importação, apareceram em nosso mercado alguns modelos com preços mais atraentes se comparados aos nacionais. Um dos primeiros a mostrar bons números de vendas foi o Ford Fusion, com preço ligeiramente superior às versões mais caras do Ford Focus, fabricado na Argentina.

Atualmente, um modelo que chama a atenção é o Dodge Journey SE, que nos EUA custa a partir de 22 mil dólares e aqui é oferecido a 82 mil reais. Longe de ser uma pechincha, mas custando pouco mais do que um Corolla XEi, o crossover americano oferece bom espaço interno e motorização V-6 acoplada a uma caixa automática de 6 marchas, além de bolsas infláveis frontais, laterais e tipo cortina.

Já o Honda Accord, de preço similar nos EUA e também vindo do México, tem preço sugerido aqui de R$ 99 mil. A explicação pode estar na gordura dos preços dos carros fabricados em nosso país. Como a Honda posicionaria o Accord com preço mais baixo na gama se o Civic EXS tem preço sugerido de R$ 86 mil reais?

Uma busca no mercado de usados, no site Webmotors, por ofertas de Fusion desde o ano modelo 2006 retorna mais de 700 anúncios, o Jetta também retorna número parecido, começando no ano modelo 2007. Já o Honda Accord retorna menos de 200 ofertas, considerando também carros a partir de 2006, o que nos dá uma ideia das vendas dos três modelos.

Outra explicação seria a preferência por utilitários esportivos. A Honda tem o CR-V com preço similar ao Accord, o que acaba canibalizando vendas do sedã. Tivesse a Ford algo como o Edge a preço similar ao Fusion e a VW um Tiguan mais barato e provavelmente os sedãs dessas marcas ficariam em segundo plano.

Mesmo com as diferenças de preços mostradas aqui, fica claro que o carro importado do México tem preço mais atraente do que o carro nacional. Ótimo que tenhamos uma oferta de modelos cada vez maior e preços mais em conta, mas causa preocupação o fato desses modelos serem todos importados. A Ford já traz o New Fiesta, colocando um modelo fabricado no México em uma faixa inferior de preços. A continuar assim, ficaremos cada vez mais longe de ter fabricados aqui modelos que possam ser vendidos em outros mercados, nos gerando divisas, e permaneceremos relegados à condição de fabricantes de modelos baratos e de menor valor agregado.

Lamentável para o país que ostenta o sexto lugar no ranking mundial de produtores de automóveis.

AC

40 comentários :

  1. AC, salvo melhor Juízo, quando o CR-V passou a vir do México, a importação do Acord ficou a cargo da produção japonesa. Inclusive me parece que esta seria a justificativa 'oficial' pelo preço sugerido pela montadora ao Acord básico.
    Leandro/PR

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  2. O que me preocupa é a oferta de peças de reposição desses modelos. Mas como o brasileiro vive trocando de carro, só eu mesmo pra me preocupar com uma coisa dessas...

    O destino desses carros, a partir dos 12 anos de uso, são as periferias das grandes cidades ou pequenas cidades do interior.

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  3. Na época que o Fox ainda era exportado para a Europa, eu não me conformava (e ainda não me conformo) em ver um carro nacional mais barato lá fora do que aqui.

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  4. Fusion é uma EXCELENTE compra. Um 2006 sai na faixa de 40 mil reais e está a anos-luz das tranqueiras 0 km que nosso mercado oferecer.

    Por isso eu compro usado, o 0 km no Brasil é muito "overpriced", pelo preço de um "compacto premium" se compra um sedã de luxo usado.

    Ainda estou juntando dinheiro para comprar o meu, estou me auto-financiando (e fazendo o banco pagar juros pra mim em vez de eu pagar juros pra eles), mas afirmo que o Fusion é disparado o mais provável candidato a ser meu próximo carro.

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  5. Zé das Couves18/04/2011, 17:26

    Guilherme J, o Honda City é exportado pra Argentina e pro México. Faz uma pesquisa e vê o quanto custam por lá.

    Ao ver esse tipo de coisa, tenho que concordar com o Carlos Mauricio, carro zero é muito caro.

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  6. Da mesma forma que nós importamos carros mexicanos, o México importa carros brasileiros. A diferença é que os modelos que nós exportamos para aquele país são os pequenos e básicos. Quando eu estive na Cidade do México, fiquei surpreso com a quantidade de Gols brasileiros que há rodando por lá, inclusive como taxis.

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  7. É o que eu sempre digo: carro fabricado aqui tem muita gordura no preço, disfarçada "de alta carga tributária". Mesmo com isenção de imposto de importação, o custo de transporte de um carro do México para cá não é barato. Tudo bem que o dólar mais barato nos últimos meses ajuda diminuir a diferença de preços, mas ainda assim carro aqui é muito caro, tomando-se por base o que oferecem e a idade da maioria dos projetos.

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  8. Cruvinel,

    Empolgantes suas análises sobre carros usados. Por sinal, vc é o único colunista que aprofunda o tema com rigor.

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  9. É o Fusion é uma verdaeira pechincha, o preço de um 2008 é muito proximo, de um focus ghia sedam, a diferença é a manutenção , que não deve ser muito, mais alta.
    PS:Tenho um focus ghia 2006 auto, troquei o calço do motor valo da peça:R$ 630.00, ou seja é bem cara

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Pois é, Zé das Couves.
    Revoltante.

    Espero que essa concorrência externa dê bons resultados.

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  12. Alexandre
    Vc acertou na mosca ao falar de posicionamento. Muitos jornalistas e publicações ignoram este fator. Os carros mexicanos não podem ser mais baratos para não canibalizar nem desornedar a gama de cada marca no país.

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  13. Leonardo,

    Por isso eu acredito que deveria ser dada a todos os brasileiros a oportunidade de importar carros do Mercosul e México nas mesmas condições que as "montadoras". Sendo assim, as fábricas nacionais não poderiam mais fazer este joguinho que só engorda os seus lucros e teriam que rever esta política insana oligopolista que praticam aqui, só oferecendo a nós carros ruins e caros. Nos EUA e na Europa não se aceita carro que não tenha Air Bag. Aqui engolimos os 1.0 pelados em que a direção e pneus só não são opcionais porque não seria possível tirar o carro da concessionária sem eles.

    E nossos carros mais pelados de tudo que custam 15 mil dólares!!!

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  14. O Accord não vem do México, vem do Japão. Por isso o preço mais alto.

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  15. Esse acordo comercial com o México vale também para autopeças?

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  16. Roberto Dallabarba18/04/2011, 22:25

    Não estou dando a mínima de onde vem esses importados, seu preço (pois também estou longe de poder comprá-los sequer usados), e nem dos fabricados aqui. Por que lendo esse post me lembrei de uma reportagem que li, em que Rigoberto Soler, projetista do melhor esportivo puro sangue brasileiro: Brasinca Uirapuru, disse algo assim: fizemos um automóvel no Brasil quando a coréia do Sul nem existia. hoje não temos uma única fábrica nacional, enquanto eles produzem milhões de carros. É uma vergonha. Algo está profundamente errado com o Brasil. Uma fábrica de automóveis, como qualquer indústria, deve ser vista como um centro gerador de rendas, não como um pólo concentrador de receitas" Choremos, comprando essas porcarias 1.0 e ainda mandando os lucros para fora, que nem no México ficam... FALEI!!!
    ABS, REVOLTADOS.

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  17. Só complementando, se vocês observarem na Fenabrave, o Fusion vendeu mais que o Focus sedan por vários anos seguidos (e acho que ainda vende).

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  18. Roberto Dallabarba18/04/2011, 22:40

    AC,
    não foi nada pessoal, seu post está ótimo como sempre, e suas preocupações bem fundamentadas.

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  19. AC,

    O bom é o consumidor ter acesso a carros completos de verdade, com boa motorização e pacote de acessórios de respeito.

    O ruim é que não é produzido aqui, não gera empregos aqui, etc. e ladainha já conhecida.

    A vantagem é que sempre há e sempre haverá público para os carros aqui produzidos, especialmente os de "baixo" custo, populares, que tem uma saída muito boa.

    Sendo assim, todo mundo feliz, todo mundo com emprego e quem tem mais $ investe no carro que quiser.

    []s

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  20. Antonio Filho-

    Pior de tudo é aceitar que até o México nos rouba descaradamente.

    Não adianta pessoal, somos o salva guarda financeiro mundial. TODAS as fabricas, montadores e importadoras de carros, assim como quase tudo aqui nesta terra de comércio e industria multi nacional nos roubam numa boa e o Brasil sempre abrindo as pernas e fazendo de tudo para que mantenha essas margens de lucro fantásticas que TODOS TEM !

    Enquanto não houver uma revolução popular e pessoas sérias, Brasil vai cada vez mais nos fazer de burros financeiros.

    Acorda Brasil !

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  21. Acontece que aqui no Brasil, no caso os fabricantes e montadoras de carros, sempre venderam muito bem, e tinham o preços de acordo com o valor do carro internacional, nos anos 90 com a abertura dos importados, chegaram até a melhorar ou ter os mesmos produtos da Europa. A alta do dólar e da divida externa nos anos 90 inflacionaram o valor dos carros, e começaram a fixar esse dólar alternativo e seguro sempre alto, bem acima para não ter prejuízos. Com isso o valor do carro no mercado foi subindo, e economicamente o bem adquirido não podia perder seu valor com aqueda do dólar, acomodando o valor inflado. Só que ai a agencia reguladoras monetária brasileira deixou a coisa correr solta no final dos anos 90 para ano 2000, com o pico do dólar a R$3.60 e os juros para lá de 3% AM, e a partir do ano 2000 começou a escala dos valores dos carros que até hoje não para. Só que ai com essa brincadeira de manter sempre o valor alto desse dólar digamos, salva vidas comercial para assegurar o valor do carro no Brasil, a muito tempo que não acontece nada disso, e tudo que vemos se torna super lucro para todos os fabricantes, montadoras e importadoras.

    Uma vergonha por que simplesmente ninguém faz nada, e sinceramente, dane-se quem pagou caro em carros anteriormente, os preços tem que baixar ao normal, já a muito tempo. Lembrando que a industria de um modo em geral também usa essa mesma regrinha protecionista interna igualmente.

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  22. o que eu queria saber é se tem meios legais e amparados por lei pra eu ir em algum lugar como o méxico ou argentina ou qualquer um desses lugares com acordo comercial com o brasil, comprar meu carro zero por metade do preço que é vendido aqui, traze-lo e documenta-lo. É possivel?

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  23. Tá ai Anonimo das 11:46 !!

    Ótima pergunta !

    Alguém ae sabe responder essa pergunta de suma importância ???

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  24. Quem gosta, gosta, quem não gosta, curte!

    E tenho dito!

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  25. Anonimo da 11:46: é perfeitamente possível e muita gente faz isso, mas tem que pagar os impostos para sustentar a corja de Brasília do mesmo jeito. Veja um caso recente do Badolato do Museu do Dodge que trouxe um Challenger por conta própria:
    http://museudodge.blogspot.com/2011/04/meu-challenger-rt-classic-parte-1.html

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  26. Carro aqui é muito caro. Quase tudo aqui é muito caro. De produtos industrializados a serviços, quase tudo muito caro. Outro dia eu estava comparando os preços de frete cobrados pelo comércio online dentro do estado de SP com os praticados no Japão. É um absurdo, pois os fretes aqui em SP, via Correios, chegam a custar mais do que no Japão via courrier, sendo que SP é muito menor, geométricamente falando, por não ser comprido e divido em dezenas de ilhas. Sem falar na qualidade do serviço e na rapidez, que aí já seria covardia. Em suma, é um ciclo vicioso: Como quase tudo aqui é muito caro, cobra-se muito caro mesmo quando não é necessário.

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  27. Carlos Maurício
    Você pode importar carros nas mesmas condições que as fábricas. Mas simplesmente não compensa comprar um Fusion por importação independente que não terá garantia e terá preço pouco inferior.

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  28. Com certeza o Jetta e o Fusion são ótimas opções de usados... Agora em alguns aspectos o Brasil está mais parecido com os países desenvolvidos, tipows... o preço para manter um carro, o preço de serviços em geral... Agora o preço do produto novo, só a lei da oferta e da procura poderá regular, acho que só compensará comprar carro novo em 2014.
    Abs

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  29. Li uma reportagem onde o preço do carro(na europa)era o equivalente a 450 mil reais, o mesmo carro no mercado de usados no Brasil estava sendo vendido por um milhão e meio de reais.Levando ainda em conta a diferença de renda per capita, é um absurdo.ps. carro ferrari458.

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  30. Junior, o que acontece é que no mercado de carros antigos e de luxo, o pessoal faz os preços aqui já considerando quanto custa para trazer o carro de fora (carro + impostos), e não apenas o valor do carro em si.

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  31. Completando, eles fazem essa conta mesmo na hora de revender um carro que já esteja no Brasil há décadas.

    Poe exemplo, se um carro custa US$30 mil nos EUA, por aqui pode ter um igual por uns US$50 mil, e ainda vai ser considerado mais barato que o dos EUA, pois para trazer vai custar mais que 50 mil no total...

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  32. Este comentário foi removido pelo autor.

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  33. E eu já pensei em comprar um carro na Argentina, Uruguai ou até Paraguai, emplacá-lo lá mesmo e rodar aqui.

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  34. Acho interessante esta invasão de importados, para acabar com a lenda de que aqueles fabricados lá fora não são tão robustos como os nossos VWs e GMs da vida. Pelo menos vários destes carros rodam muitos e muitos Km sem problema de suspensão, direção, etc.

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  35. Este comentário foi removido pelo autor.

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  36. O Accord é caro porque é Honda. A GM importa o Malibu 2.4 dos EUA com preço mais competitivo e pagando mais imposto.

    Eduardo,

    O custo de manutenção do Fusion em relação ao Focus é mais ou menos a mesma coisa, se não for mais barato. Isso é devido ao fato das peças virem do México - assim como os carros, tendem a ser mais baratas.

    Anônimo 19/04/11 11:46,

    Não é possível porque o acordo comercial com o Mercosul e México só é válido para importações entre empresas. Se você comprar um carro no México, terá de pagar o imposto de importação normalmente.

    Os EUA seguem como o país de onde é mais interessante se importar, já que imposto de importação é impossível não pagar.

    É possível conseguir o desconto de outro imposto, o IPI, se a importação for feita diretamente em seu nome, como Pessoa Física.

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  37. Aí Thânia Maria... esclareceu legal!

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  38. Aí Thânia Maria... esclareceu legal!

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  39. PeTista-LuLista24/04/2011, 03:51

    Isso é tudo culpa do PSDB!!!!

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  40. Não podemos esquecer que o Real é uma moeda "forte". Ou seja, está muito mais barato comprar coisas lá fora, mas é muito caro para eles comprarem coisas aqui.

    Sabe qual país tem uma das moedas mais "fracas" do mundo? A China. Explica alguma coisa?

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