google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CAMPEONATO PETROBRAS DE MARCAS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

CAMPEONATO PETROBRAS DE MARCAS

E eu lá estou ligando para qual piloto vai ganhar esse campeonato?
E eu lá torço pra algum deles?

Foi com alegria que saí em busca de maiores informações, quando ouvi que teríamos um novo “campeonato de marcas”, onde correriam Honda Civic, Ford Focus e Chevrolet Astra. Pensei lá comigo, o eterno otimista, que teríamos esses carros correndo. Seria ótimo! Corridas são pra isso mesmo, para desenvolver nossos carros. Das corridas saem melhorias para os carros de rua – todos aqui sabem disso. Mas acontece que os que promovem o automobilismo brasileiro não estão nem aí pra isso. O que querem é grana imediata, mesmo que para isso tenham que ludibriar o espectador.

Esses carros, na verdade, correrão todos com o mesmo bom motor 4-cilindros Berta, de 280 cv. Terão o mesmo câmbio inglês, sequencial de 6-marchas e os mesmos pneus slicks Pirelli e mesmos freios sei lá de que marca e na certa mais um monte de mesmas coisas.

O que realmente terão dos carros que essas marcas nos vendem?

Tudo não passa de um simulacro, tal que é a atual Stock Car brasileira, que dos carros que “competem” têm só bolhas diferentes – diferentes, porém testadas aerodinamicamente para terem os mesmo coeficiente de arrasto.

Os que defendem essa baboseira dizem que tudo isso é para dar as mesmas chances aos pilotos e tal; baboseiras, pois não estou ligando, como já disse, para os pilotos. Estou ligando é pros carros!

Para pilotos deveríamos desenvolver corridas de carros de fórmula, que, com esses, sim, é que se prepara pilotos para as corridas internacionais como a F-1 e F-Indy.




Para Turismo, quero ver Chevrolet disputando com Ford e com Toyota e com VW e com Honda e com Fiat e com Peugeot e com Renault e assim por diante. Quero ver o pau comer, quero ver as fábricas investindo em suas equipes, como o fazem na F1, Turismo Europeu, Le Mans Series e no WRC, quero ver torcidas pelas marcas, gente que torce pela marca do carro que possui, quero ver o moleque torcendo pela equipe que corre com um carro igual ao que seu pai sai pro trabalho todo dia.

Quero ver carros correndo com pneus radiais de rua, desses que a gente pode comprar numa loja normal de pneus. Esses slicks de hoje grudam barbaridade e a suspensão que requerem é diferente da dos radiais normais.

Isso tudo, sim, incitaria infinitas discussões acaloradas entre nós, autoentusiastas.

Esses carros aí que correrão esse campeonato andarão pra burro, muito mais do que os que proponho poderiam andar, eu sei, mas, e daí? Quem está ligando pra isso?

Olhe, caro leitor, estou desiludido com nosso automobilismo. Esse campeonato aí é mais um pau que nasce torto.
           
A Rede TV transmitirá as corridas. A Vicar, a organizadora da Stock Car, vai organizar esse campeonato aí.

Segue o calendário:


29/05 - Curitiba
12/06 - Tarumã
17/07 - São Paulo (a confirmar)
31/07 - Rio de Janeiro
21/08 - Velopark (R,G, do Suil)
25/09 - Rio de Janeiro
30/10 - Brasília
20/11 - Curitiba

AK

63 comentários :

  1. Automobilismo e futebol não são esportes. São negócios para empresários que não sabem o que é pistão ou o que tem no solado de uma chuteira.

    ResponderExcluir
  2. É, vai ser uma Stock carzinha, tambem não gosto da Stock onde a única coisa que da pra comprar na concessionária são as lanternas trazeiras, pois o resto não é original.

    ResponderExcluir
  3. E continua a velha mania Brasileira de encher os videos de adesivos...
    Daqui a pouco vão ter que pilotar apenas por instrumentos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Arnaldo, vc conseguiu sintetizar tudo o que eu gostaria de dizer sobre esses engodos.

    ResponderExcluir
  5. E a WTCC? O que tem a me dizer?

    ResponderExcluir
  6. Run! tsc tsc tsc tsc...

    Muitos ainda choram de ''barriga cheia''.. Os apaixonados pelos Rallyes de Velocidade ainda sofrem para obter um campeonato seriamente organizando, com o acompanhamento da mídia e uma boa combertura da mesma!. Não entendo, porque no Brasil não há espaço para este tipo de competição? ( Nossos hermanos argentinos dão um chocolate no número de categorias existentes por lá, só para ter uma idéia, nos rallyes uma nova categoria esta estreando, a MaxiRally com modelos baseados no Fiat Punto, Chevrolet Agile, VW Gol Trend, PEUGEOT 207, Kia Rio, todos com um motor aspirado 4 cilindros 1.6 desenvolvendo 300 CV. O WRC, IRC e ERC são siglas desconhecidas desconhecidas dos apreciadores do esporte motorizado por estas terras, sobrando espaço apenas para Fórmula-1 e categorias de turismo. E olha que em termos de custos, o rally é uma categoria com um acesso mais fácil para quem deseja praticar!. Mas, infelizmente o brasileiro prefere a propaganda, o marketing e o assédio da mídia em torno da falsa idéia de competitividade que uma categoria apresenta. Por isso digo NÃO para monopostos e categorias fórmula.

    obs OFFTOPIC!: Naldão! Estamos esperando o texto sobre suspensões rsrsrs.. desculpe a cobrança!

    Henrique.

    ResponderExcluir
  7. Motor Berta? Do jeito que o automobilismo brasileiro está parecendo autorama - um monte de bolhas (trocadilho proposital) com a mesma mecânica -, eu jurava que os motores seriam fornecidos pela Mabuchi...
    Enquanto isso, no WTCC, os BMW Série 3 estão apanhando dos Chevrolet Cruze e a SEAT corre com motor diesel (sob licença especial da FIA) pra desenvolver a mecânica!

    ResponderExcluir
  8. Francisco V.G.22/03/2011, 18:18

    AK
    Saudades da Divisão 3 e da velha Stock, com os Opalões rugindo o 250 em pneus Pirelli CN-36 lixados à mão! Mais recentemente, da copa Corsa e fórmula Uno. Hoje em dia, apenas uma palavra: Lixo!

    ResponderExcluir
  9. Arnaldo Keller22/03/2011, 18:40

    Gilberto,

    WTCC, World Touring Car Chapionship é show. O pau come. Automobilismo de verdade.

    ResponderExcluir
  10. Paulo Ferreira22/03/2011, 18:45

    Concordo totalmente com o texto.

    ResponderExcluir
  11. concordo e se tiver abaixo assinado eu assino tranquilamente!!

    ResponderExcluir
  12. Arnaldo, isso não é um post: é um manifesto em defesa da verdade. Essa categoria é mesmo um tremendo "me engana que eu gosto", com as bençãos das marcas envolvidas.

    ResponderExcluir
  13. Mais um campeonato inexpressivo, de que adianta ver um pseudo-astra ou um pseudo-civic com tudo aquilo que você nunca terá no seu carro?

    Melhor comprar um Subaru Impreza WRX e ter quase tudo o que se tem lá no campeonato, exceto pela gaiola, depenação interna e preparações diversas em cima da PLATAFORMA ORIGINAL do carro...

    Fazeroq.

    ResponderExcluir
  14. Aposto que a marca vencedora irá fazer propagandas semelhantes a aquela da Peugout na Stock Car, mesmo sem ter fabricado um parafuso do carro...

    Gostava de quando assistia a Stock com os Opalas e depois com os Omegas... good times.

    Breno Antunes

    ResponderExcluir
  15. Ah, e eu que pensei que a gente ia ter um campeonato com carros de verdade, igual o campeonato de marcas onde corriam voyage, apollo, escort, etc...

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho a opinião de que a TV está acabando com o verdadeiro automobilismo,pois para a Tv tudo é show e temos visto que qualquer porcaria tipo BBB tem quem assista então criaram estas porcarias monomarcas que é só enganação para aqueles que se ``acham´´ entendidos em automobilismo assistir e torcer para o piloto,a marca que se dane,tem emissora que nem se dignifica a informar corretamente os seu telespectadores,ficam criando siglas ridículas traindo o principío jornalistico de bem informar(E olhe que é oriunda de um orgão de imprensa-imagine se poderia ser confiavel as informações veiculadas por este orgão).Eu tambem gosto é do carro,sempre fui um Alfista(ou Jollysta) que ia ao verdadeiro Interlagos ver as Giulias,a P33/2(que acabou na curva do sol).Sou fan de Edurance,não gosto muito de formulas,acho as corridas muito chatas.Mas infelismente existem os que dão IBOPE para estas porcarias,fazer o que,não é mesmo?
    Felicidades a todos
    L.A.Ferrreira

    ResponderExcluir
  17. É isso aí meu velho. Disse tudo e mais um pouco. Ninguém está nem aí para a Stock Car. Tudo igual. Nem sei quem pilota. Nessa nova categoria cada montadora entra com o seu motor, com o seu câmbio, com o seu chassi, com sua suspensão e motor. É a marca do carro que eu dirijo que eu quero ver na peleia, disputando, para na segunda eu poder tirar onda do meu chefe que dirige a bosta da marca concorrente. Boto fé nessa boa nova.

    ResponderExcluir
  18. Pedro Navalha22/03/2011, 20:12

    Mas também, o que daria para esperar de um campeonato com Petrobrás no nome...

    ResponderExcluir
  19. Arnaldo Keller22/03/2011, 20:23

    Mendonça,

    Cara! Me desculpe te tirar do sonho, mas acho que vc não entendeu a matéria. Nessa Copa Petrobrás os carros serão todos iguais, tipo Stock-Car.
    C'ést tout le memme boste.

    ResponderExcluir
  20. Arnaldo

    Nosso unico campeonato de marcas e a Formula Truck. Fazer o que,ne??

    ResponderExcluir
  21. Pelo menos é monobloco e não chassis tubular como na stock.

    Com powertrain, freios e suspensão são padronizados, acaba o sonho de utilizar as peças relativas a esses subsistemas em carros de rua.
    Mas quem sabe um ou outro componente possa ser aproveitado pelos entusiastas...

    ResponderExcluir
  22. Caio Cavalcante22/03/2011, 21:16

    Tremenda enganação, o próprio nome da categoria já chama nos chama de touxas: campeonato de marcas.
    Enquanto aqui temos que engulir essas categorias de turismo, não vemos uma renovação em grande nível nas categorias fórmula de topo. Por que? Porque como o Arnaldo disse pilotos são formados nas categorias de fórmula, inexistentes por essas bandas. Até o kart brasileiro anda em declínio.
    Brasileiro adora um engodo. Enquanto existir audiência para categorias como essas, por que as fabricantes iriam investir no desenvolvimento de pista?

    ResponderExcluir
  23. Alaor Esposito22/03/2011, 21:17

    É Arnaldo além de ter que engulir corrida autorama,só muda a bolha...o motor vem da Argentina,claro o Berta tem uma tremenda etrutura e experiência,mas nós também temos e porque não rola...

    Abs.

    ResponderExcluir
  24. Mais uma categoria pra lavar dinheiro de laboratório farmacêutico. Ops, não era pra contar, desculpe.

    ResponderExcluir
  25. Sei lá, essa coisa de torcer pra fabricante de carro é ótimo... Pros fabricantes.
    Já pro consumidor, quanto menos preconceito e afeto pela marca, melhor, porque pode escolher opções melhores.
    Senão fica que nem aqueles caras que compram X marca, mesmo pagando muito mais por muito menos, e não aceitam críticas pq "torcem" para a marca.
    A gente tem que ser fiel é com a esposa! rs

    ResponderExcluir
  26. AK, enquanto tivermos esses dirigentes no nosso automobilismo, nada vai melhorar, sinto muito.
    abs,

    ResponderExcluir
  27. ... que coisa mais ridicula , não acredito quea honda se presta a isso ai.

    ResponderExcluir
  28. Pior que as categorias criadas para levantar dinheiro pela TV, são as categorias de aluguel. Como aquela Maserati, que nem sei se existe mais, e essa nova da Mercedes. São criadas para chamar atenção de alguns potenciais compradores, sem compromisso nenhum com o automobilismo nacional pois não levam público aos autódromos. É a melhor propaganda pra marca. Ela não gasta nada, já que quem sustenta a categoria são os alugueis dos carros pagos por uma dúzia de milionários que querem aparecer.

    ResponderExcluir
  29. É, Arnaldo, a coisa está feia! Acho que a única "vantagem" (entre aspas mesmo) é que vão usar o monobloco original... mas mesmo motor? Mesma suspensão traseira? É o tipo de enganação que a "gloriosa" VICAR adora fazer.
    Por isso que ultimamente minha diversão tem sido ir ao abandonado Interlagos acompanhar o Campeonato Paulista. Lá ainda tem carro de verdade. Ou então me socorrer com o Speed Channel...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  30. isso é receio, medo dos fabricantes, medo de se queimar e receio de investir

    ResponderExcluir
  31. Colocação perfeita AK!
    e agora? fazemos o q? por onde começamos? abaixo assinado?
    abs!
    BentoDias

    ResponderExcluir
  32. Colocação perfeita AK!
    e agora? fazemos o q? por onde começamos? abaixo assinado?
    abs!
    BentoDias

    ResponderExcluir
  33. Ok, vamos entrar no mérito da questão.
    Fds passado teve a WTCC junto com a Stock Car.
    Tinha muito carro das regioes proximas de ctba, muito carro de Santa Catarina muita gente que veio para ver a STOCK CAR. WTCC ficou largada. Pessoal nem sabia o que era. Achavam que era carro nacional.

    Do outro ponto... As equipes da WTCC, acharam que estavam vendo carros rápidos, estilo nascar...
    KAKAKAKA O sonho estava bom ate a hora que comentei sobre a superioridade do V8 com centro de gravidade baixissimo por causa do vira de 30 " kilos' certo Bitu... uma rápida análise dos freios, suspensões e chassi e zaz, la temos 4 segundos de diferença.

    Entre uma mistura de equipamentos arcaicos e imagem os lisarbianos fazem o possivel com a criatividade. Enquanto do outro lado vejo girafa de fibra de carbono... aparelhos de geometria computadorizadas, coletores de escapes com 4 widebands e motores turbos. Parecidos com os que eu citei em 2007 quando tentei falar a um monte de gente que a WTCC deveria ter um carro nacional de projeto lisarbiano com motor 1.6 turbo. Afinal iria correr no méxico e na china.
    O tio da FIA relutou, falou ahhh alugue um pronto, compre um. Falei nao o patrocinador quer um carro nacional. Ele prontamente respondeu: Basta homologar o carro. Nessas horas penso como seria bom ser pobre apenas um dia.
    Homologar um nacional é facil.
    Le-se o regulamento da FIA, e fazemos o que eles pedem.
    Alguns milhares de reais e esta tudo resolvido.
    Temos um equipe independente. E possivelmente uma equipe campea dos independentes. Sonhei alto? Nem um pouco, o custo de uma WTCC comparado com a Stock é menor, é um pouco mais alto que o custo das equipes de ponta dos regionais de turismo.

    Agora como eu sou um ninguem 4 anos depois apareceram motores 1.6 turbo... Pq nao usando ethanol...
    Ah curioso né.
    Se tivessem me ouvido...

    ResponderExcluir
  34. Por que brasileiro ama de paixão ser folgado e não fazera as coisas como devem ser feitas?
    Aqui mesmo no Autoentusiastas já se estava dando as dicas básicas sobre o que deveriam fazer, bem como permitir variedade de modelos na pista.

    Com esses carros com suspensão e motor padronizados, marca mesmo é só a do monobloco e olhe lá.
    Queremos um verdadeiro campeonato de marcas, em que carroceria, motor e suspensão sejam derivados dos aplicados no veículo de rua. Pneu slick até pode, uma vez que é pista, mas que a suspensão que usem seja derivada da original.

    Do jeito que fizeram, é pedir para darmos risada.

    ResponderExcluir
  35. Eu penso o mesmo que o Arnaldo e demais que concordaram, e justamente por isso, queria deixar uma pergunta:

    E o DTM? Alguém aqui assiste? Gosta?

    Pergunto pelo óbvio: No quesito "% do carro original usado na versão de corrida", assim como a Stock e esse campeonato aí, a quantidade também é ZERO.

    ResponderExcluir
  36. E VOCES ACHAM QUE NA ÁREA DE MARKETING DA PETROBRÁS TEM ALGUÉM QUE ENTENDA DO ASSUNTO? NEM DE CARROS NEM DE MARKETING...

    ResponderExcluir
  37. Arnaldo Keller23/03/2011, 08:42

    Anônimo das 01:04,

    Sou a favor dos radiais e contra os slicks nessa "nossa categoria de marcas", pois essa categoria não objetivaria ser a mais rápida de todas, mas sim desenvolver a indústria automobilística.
    pro espectador, tanto faz os carros serem mais ou menos rápidos. O que ele quer ver é a disputa e com radiais as freadas, por exemplo, não são tão dentro da curva e isso dá mais oportunidades de ultrapassagens, etc.
    Todo mundo sabe que um slick de uma marca não tem nada a ver com o radial que ela vende na loja, mas todo mundo vai ficar ligado no radial que melhor se portar na pista. Fora que seria um laboratório fantástico pros fabricantes de pneus.
    Os que confiarem no seu produto, encararão a briga.

    ResponderExcluir
  38. Perfeito o post !

    concordo plenamente queria ver a disputa entre marcas e pilotos...cada uma acertando o seu carro para a corrida e que vencesse a melhor...
    mas isso não vai acontecer infelizmente

    ResponderExcluir
  39. Bom, nem a F1 eu assisto, desde 2008. Stockchato eu nunca assisti, e essa porcaria é outra fadada para eu ignorar. Graças a Deus existe internet, onde posso ver Turismo Alemão e WRC.

    Renan Veronezzi

    ResponderExcluir
  40. Se o que interessasse fosse um campeonato de pilotos, uma alternativa para os monopostos seria uma marca promover uma corrida com carros de rua, todos absolutamente iguais e sem preparação, devidamente sorteados no grid.

    Imaginem o barulho que a chinesa JAC não iria fazer bancando uma disputa como essa, para lançar seus carros aqui no Brasil...

    Ocorre que as grandes marcas que atuam no Brasil não estão interessadas num campeonato que mostre as diferenças entre os carros. Vencer seria ótimo, mas os custos institucionais pelas derrotas seriam altíssimos, maior do que qualquer grana investida nas equipes. Pelo menos é assim que os executivos pensam.

    ResponderExcluir
  41. super car v8 da australia é bem interresante . . .

    ResponderExcluir
  42. Dr.Arnaldo. Finalmente alguém que fala a verdade. Concordo com seu comentário 100%.

    ResponderExcluir
  43. Enquanto isso, o Zullino (que nunca mais apareceu pra xingar todo mundo por aqui :-) ) estreou os seus F-Vee divertidíssimos e ninguém deu muita atenção.

    ResponderExcluir
  44. Seria legal se a imprensa em vez de ficar glorificando o mais '' verde'' pegasse no pé de que não pões os cavalos pra correr.
    Queria ver uma campeonato dos esportivos nacionais, opa ah é.. só tem dois né..

    ResponderExcluir
  45. Arnaldo,

    Sou totalmente a favor de pneus radiais em competições!

    Cada piloto que segure o seu carro da forma que achar melhor.

    Já o seu artigo vai de encontro com o que eu já pensava, é um campeonato monomarca fail!

    ResponderExcluir
  46. Arnaldo Keller23/03/2011, 11:28

    Anônimo de 22/março, 20:31

    Você tem toda a razão, a F Truck - que de Fórmula não tem nada, porque carro de Fórmula é carro com as rodas expostas - é a única disputa verdadeira de marcas no Brasil. Talvez seja uma das razões do tremendo sucesso da categoria.
    Parabéns a eles!!

    ResponderExcluir
  47. Viva a CC e a CCC e as categorias que correm nos findis do paulista de marcas, poucas e honrosas chances de ver corridas de verdade, com carros de verdade, mas que ficam largadas as traças e a poucos entusiastas como nós ....

    lamentável ...

    ResponderExcluir
  48. Mais um campeonato ridículo como a ESCROQUE-CAR.

    ResponderExcluir
  49. Vai ser mais uma mini Stock car.
    E eu já estava animado achando que a Honda iria trazer os i-VTEC's dos verdadeiros Civic...que ilusão...
    E ainda transmissão da RedeTv, huuum...sei não essa combinação é duvidosa...

    Anderson Dias(www.carrosinfoco.com.br)

    ResponderExcluir
  50. Pelo menos não vai ser transmitida pela "Rede Bobo", senão as equipes Ford, Honda ou Chevrolet seriam chamadas de EFO, EHO e ECH, pois não aceitam fazer "merchan" gratuito...
    Puro negócio. Esporte automobilístico é outra coisa!

    ResponderExcluir
  51. Já que é para avacalhar de vez com o (que resta do) automobilismo nacional, deveriam colocar o piloto sentado lá no porta-malas nos carros desse novo "campeonato de marcas", assim fica uma meleca completa, como a Stock Car e seus pilotos mais pertos da traseira do que da frente dos carros...

    ResponderExcluir
  52. Discordo que as competições colaborem muito para desenvolver os carros de rua. Isso era verdade nos primórdios, mas há tempos que as prioridades, para as competições e para carros de rua, são muito divergentes. Tecnologias desenvolvidas nas pistas que passam a integrar os carros de rua são exceções, não regra. Embreagem dupla (DSG e posteriores), CVT, ABS, coletor variável, turbo com geometria variável, V-TEC e similares, propulsão "híbrida", injeção direta de gasolina (DGI e posteriores), pneus "run flat", pneus com baixa resistência à rolagem, etc., são tecnologias que não vieram das competições.

    ResponderExcluir
  53. Somente no Rally de velocidade é onde temos a participação de marcas diferentes e com carros que são exatamente como todo mundo compra em alguma concessionária, claro isso para categoria N.
    E sou a favor de que não existam equipes de fabrica, pois quando elas entram acaba a chance da luta pelo primeiro lugar.
    Me lembro quando fazia rally de velocidade e a Volks tinha sua equipe de fabrica, o que nos restava era torcer para alguns deles quebrarem ou fizessem alguma caca para termos a chance de subirmos uma posição na chegada.

    ResponderExcluir
  54. Tenho dó é do Bob Sharp...

    A qnts anos ele pede, implora e etc p/ CBA fzr um campeonato usando o Anexo A da FIA.

    Ele deve tá extremamente chateado.

    Não tem jeito....nós somos de Vênus e a CBA é de Ma(O)rte.

    C/ a palavra, Bob Sharp.

    ResponderExcluir
  55. Vou-me embora pra Pasárgada

    Vou-me embora pra Pasárgada
    Lá não sou “amigo” de ninguém
    Mas dando o duro
    Consigo tudo o que quiser
    Lá tenho a mulher que amo
    Na cama que ajudei a arrumar
    Vou-me embora pra Pasárgada

    Vou-me embora pra Pasárgada
    Aqui só os Outros são felizes
    Lá a existência não é uma desventura
    De tal modo justa e bem governada
    Que as Olimpiadas e a Copa do Mundo
    Organização e Infraestrutura.
    Tão minuciosamente estudada
    Hoje mesmo ou daqui a cem anos
    Podem tranquilamente serem realizadas

    E como pagarei feliz os meus impostos
    Comprarei de tudo despreocupado
    Tomarei banho de mar sem sustos
    Farei o percurso da minha casa ao trabalho
    Em trânsito ágio desfrutando do meu carro
    Jamais duvidarei da palavra de ninguém
    E de noite quando voltar cansado
    Ouvirei o noticiário versando
    Sobre o quanto eficientes não foram as autoridades
    Em prestarem socorro às mínimas catástrofes naturais

    Em Pasárgada tem tudo
    É outra civilização
    Tem leis que funcionam
    E não existe corrupção
    O transporte urbano é gratuito
    As escolas são de primeiro mundo
    Tem futebol e também carnaval
    Mas mulher nenhuma
    Precisa vender o corpo pra viver

    E quando eu estiver mais triste
    Mas triste de não ter jeito
    Quando de noite me der
    Vontade de me matar
    - Lá dando o duro tudo se tem –
    Pego a mulher que eu amo
    Em meu belo Mustang
    E saio por seguras rodovias
    Por lugares deslumbrantes
    Vou-me embora pra Pasargada.

    ResponderExcluir
  56. Vou-me embora pra Pasárgada

    Vou-me embora pra Pasárgada
    Lá não sou “amigo” de ninguém
    Mas dando o duro
    Consigo tudo o que quiser
    Lá tenho a mulher que amo
    Na cama que ajudei a arrumar
    Vou-me embora pra Pasárgada

    Vou-me embora pra Pasárgada
    Aqui só os Outros são felizes
    Lá a existência não é uma desventura
    De tal modo justa e bem governada
    Que as Olimpiadas e a Copa do Mundo
    Organização e Infraestrutura.
    Tão minuciosamente estudada
    Hoje mesmo ou daqui a cem anos
    Podem tranquilamente serem realizadas

    E como pagarei feliz os meus impostos
    Comprarei de tudo despreocupado
    Tomarei banho de mar sem sustos
    Farei o percurso da minha casa ao trabalho
    Em trânsito ágio desfrutando do meu carro
    Jamais duvidarei da palavra de ninguém
    E de noite quando voltar cansado
    Ouvirei o noticiário versando
    Sobre o quanto eficientes não foram as autoridades
    Em prestarem socorro às mínimas catástrofes naturais

    Em Pasárgada tem tudo
    É outra civilização
    Tem leis que funcionam
    E não existe corrupção
    O transporte urbano é gratuito
    As escolas são de primeiro mundo
    Tem futebol e também carnaval
    Mas mulher nenhuma
    Precisa vender o corpo pra viver

    E quando eu estiver mais triste
    Mas triste de não ter jeito
    Quando de noite me der
    Vontade de me matar
    - Lá dando o duro tudo se tem –
    Pego a mulher que eu amo
    Em meu belo Mustang
    E saio por seguras rodovias
    Por lugares deslumbrantes
    Vou-me embora pra Pasargada.

    ResponderExcluir
  57. Arnaldo Keller23/03/2011, 17:39

    Anônimo das 15:20,

    Tô nessa!
    Que estradaa gente pega pra esse lugar aí, a Rodovia Manuel Bandeirantes?

    ResponderExcluir
  58. Concordo com o alan.

    Isso é medo de investir e ver o seu carro tomando pau.

    Se a categoria fosse 1.6, poderia até ser melhor desenvolvida com os hatches pequenos, mas a maioria que compra hatch pequeno no brasil está mais preocupado com economia de combustível do que se o carro corre ou não... e se fosse 1.6 a honda por exemplo ia correr de quê? city? fit?

    como foi o regulamento dos sedans 2.0 e com as propostas do AK, acredito que a honda iria nadar de braçada, e as outras ficariam em uma categoria "B"... a fiat por exemplo nem tem um motor 2.0... qual o incentivo para eles investirem em algo assim?

    alguns fabricantes realmente ficam com o pé atrás em apoiar uma categoria assim. a força da $ é muito expressiva pra ver seu carro tomando pau.

    o que a CBA poderia fazer é propor um brasileiro de marcas com duas categorias 2.0 e 1.6... correndo juntas, com limite de potencia dos motores e equalização de peso dos carros.

    aí acho que ia ser muito bacana.

    ResponderExcluir
  59. Isso ai tá mais pra uma "cópia mal feita" do TC2000 da Argentina. Se reparar bem faltariam as marcas Volkswagen, Peugeot, Renault e Fiat, sendo que essas tambem estão no TC2000 com seus respectivos Bora, 307, Megane sedan e Linea.

    Será que a mecanica do "brasileiro de marcas" é igual ao usado lá na Argentina?

    Abraços
    ass
    Kiko Molinari - http://carrosrarosbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Rafael Bruno24/03/2011, 12:23

    O pessoal fala mal de argentinos e tudo mais...mas vejam o automobilismo deles...e os autódromos. 10 a 0 !

    ResponderExcluir
  61. Eu comecei a ler esse port todo animado para descobrir que é mais um engodo...=/

    ResponderExcluir
  62. Tive a mesma impressão AK...
    Mas sinceramente? A culpa não é "só" dos dirigentes... É do público que aceita isso... Abraços.

    ResponderExcluir
  63. Gasto uma grana p/ andar em Track Day, mas não tenho a menor vontade de montar um carro de corrida, hj...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.