google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CINCO MOTORES ALTERNATIVOS PARA HOTS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

CINCO MOTORES ALTERNATIVOS PARA HOTS


Há todo tipo de maluco no mundo dos carros modificados, e os hot rods geralmente lideram a lista de "coisas que você nunca achou que veria em um carro". Alguns motores poderiam ficar muito bem instalados em um Ford 32, outros em um Camaro ou Chevelle, e alguns até em caminhões.

Aqui vão alguns bem diferentes que chamaram a atenção.


1. Falconer V-12

Um belo motor todo cromado, com injeção eletrônica desenhado para aplicações exóticas, fabricado pela californiana Ryan Falconer Racing Engines. A um custo de US$ 65.000,00 o conjunto pode oferecer até 820 cv em 600 pol³ (9,8-litros) de pura diversão.

Em um rat hod ficaria muito legal, talvez em uma picape Chevrolet 37.


2. Rolls-Royce Merlin V-12

O V-12 usado nos caças Supermarine Spitfire e P-51 Mustang da Segunda Guerra Mundial já tiveram seus usos em carros de recorde de velocidade, e também em alguns carros urbanos. São mais de 1.600 pol³ (perto dos 27-litros) e pode passar os 3.000 cv com sobrealimentação.

Bem grande e exagerado, mas em um chassi especial, ou mesmo em um Chevrolet Nomad 55 pode ficar interessante.






3. Buick 'Nailhead' V-8
Em 1953, a Buick apresentou o seu motor conhecido como Nailhead, com as tampas de válvulas planas, com 322 pol³ (5,3 litros) e chegando até 425 pol³ (7 litros). Não chega a ser um motor tão diferente quanto os outros, mas o visual limpo e diferente dos demais V-8 podem fazer com que fique muito bem em um rod dos anos 30, com o motor exposto.


4. Jaguar V-12

Combinações de motor-chassi de fabricantes diferentes são sempre polêmicos. Não acho legal um Chevrolet com motor Ford, por exemplo, pois são concorrentes diretos e opostos. Mas pensar em Ford com motor Jaguar, já é um pouco diferente.

O V-12 usado nos Jaguar desde o E-type são muito vistosos se bem trabalhados, e com o advento de modernos sistemas de ignição, injeção ou mesmo carburação, pode-se sanar o traumático problema da confiabilidade inglesa. Um Ford, talvez um 36 com linhas mais arredondadas e aerodinâmicas, com um motor Jaguar, é um projeto interessante.


5. Detroit Diesel 24V71 Multiblower

Uma das maiores doideiras que alguém pode ter feito. Big Mike, um milionário excêntrico realizou o projeto de utilizar um motor Detroit Diesel, do modelo 24V71, que representa V-24 e cada cilindro possui 71 pol³. ( 1,16 litro). Este motor é usado em geradores e como propulsor de grandes iates de luxo. Big Mike ainda colocou nada menos que doze (!!) compressores ao motor, em substituição ao único, o que resulta em mais de 3.400 cv.



MB

13 comentários :

  1. Angelo Genovesi05/12/2010, 17:47

    Post divertido. Eu aprecio muito os antigos motores V8.
    Pena que os motores grandes e carros grandes não são fabricados para a massa aqui no Brasil. Talvez os entusiastas vão pensar que sou louco por dizer isso, mas curto os antigos carrões grandes, como o Plymouth GTX 1967.

    ResponderExcluir
  2. Poderiam ter falado do uso de motores Ford 2.0 16v em modelos T, adaptação que tem sua popularidade na Europa.
    E, se for um motor de um Sierra Cosworth, vai ter V8 que vai ficar para trás do Fordinho europeizado que o usar.

    ResponderExcluir
  3. Belos motores!
    Mas foi triste ver a turma do diesel representada apenas pelo Detroit V24... hehehehe Poderia ter falado também do V8 Scania, que é por si uma grande obra de arte.
    http://www.youtube.com/watch?v=SNurNXia_vQ&feature=related
    Se quiser um gostinho a mais, tem o R999 "Read Pearl", um V8 marítmo de 1000 hp colocado num cabriolet.
    http://www.youtube.com/watch?v=LdWsgCgKUN4
    http://www.youtube.com/watch?v=wLc0C7U7Mhs&feature=related
    Abs..!

    ResponderExcluir
  4. Guilherme M.05/12/2010, 22:41

    Ainda vou por um Falconer em um Opala coupé 72.

    ResponderExcluir
  5. Será que o Falconer entra numa Suprema CD?

    ResponderExcluir
  6. Vou botar esse falconer no passatosco e ver se fica bom! hehehe

    ResponderExcluir
  7. Daniel Bronzatti05/12/2010, 23:07

    MB, que tal um deste? http://www.youtube.com/watch?v=s3iyOvLXxF0&feature=related

    42 cilindros, 10k HP e 147 litros. Talvez em um Ford 34 3-window com chassi beeeeeem longo, hehe

    ResponderExcluir
  8. Hot rods, a rebeldia nunca morre.
    Gostei de todos os nervosos motores, mas o Detroit Diesel acho que não ficaria legal num hotrod, talvez num caminhão ou school bus.

    ResponderExcluir
  9. Joel Gayeski,

    Esse Falconer num Omega/Suprema ia ficar mesmo espetacular...

    Ia ser um "Omega from Hell" rsrs..

    ResponderExcluir
  10. Opções e combinações não faltam, sempre é possível fazer uma doideira nova.

    abs,

    ResponderExcluir
  11. O mais interessante é pensarmos que há peças novas no mercado que dão boa margem para se fazer hot rods pra lá de interessantes.
    Pegue-se a transmissão ZF Ecolite 6S-450 da Amarok: 6 marchas, suporta 450 Nm e pode ter a alavanca montada em qualquer lugar pelo fato de o comando ser externo.

    Dá para imaginar tal transmissão acoplada a um motor forte e também facilitando o uso de mecânicas VW AP em muitos veículos. Se a mecânica não for VW, sem problema, pois suporta 450 Nm, mais que suficientes para fazer veículo ao mesmo tempo potente e torcudo.
    Em minha opinião, dá para considerar essa transmissão uma alternativa com sobras a transmissões da Clark ou mesmo evitar importação de unidades da Tremec. E, claro, tudo isso com qualidade de engates de automóvel moderno.

    Fico aqui imaginando uma dessas réplicas de Lotus 7 usando motor AP, transmissão da Amarok e eixo traseiro Dana (inclusive permitindo suspensão traseira independente, uma vez que esse fornecedor também vende só a bola do diferencial, como a TAC faz com seu Stark).

    ResponderExcluir
  12. Ei que tal esse tipo de motor????

    Check this out:

    http://www.youtube.com/watch?v=s9ECBn46lVM

    Achei muito legal!!!

    Talles

    ResponderExcluir
  13. Sensacional! Vou encomendar um para o meu santana!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.