google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA AMEAÇADO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA AMEAÇADO

Brasinca 4200 GT, um dos brasileiros que está no museu.

Está circulando a notícia de que o Museu do Automóvel de Brasília corre o risco de ser fechado até o final do mês. O Ministério dos Transportes, dono do local onde o museu está instalado, solicitou o imóvel para ser usado como arquivo geral de documentos.

O problema é que os carros do Roberto Nasser, antigomobilista pioneiro e curador do museu, não têm para onde ir. Os antigomobilistas e autoentusiastas de Brasília estão se mobilizando para fazer um apelo ao Ministério dos Transportes pela preservação do museu. 

No dia 12 de setembro, durante as comemorações da Semana da Pátria, o Galaxie do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi restaurado, será devolvido ao Memorial JK. Logo após essa solenidade, todos  os autoentusiastas presentes farão um apelo pela preservação do Museu do Automóvel circundando todo o perímetro do prédio onde ele está. O convite é estendido a todos que queiram participar.

"Então está marcado: 12 de setembro, domingo, às 10h00, contamos com sua presença para prestigiar o retorno do Galaxie de JK ao Memorial e, em seguida, vamos atravessar o Eixo Monumental a pé e dar um grande abraço, um grande beijo, no Museu do Automóvel de Brasília! A gente se encontra lá!"

Sabemos o quão carente nosso Brasil é de bons museus. Vamos torcer para que o Nasser consiga manter o Museu do Automóvel e seu arquivo ajudando a preservar a história do automóvel no Brasil.

Assine a petição em apoio ao MAB (Museu do Automóvel de Brasília): http://www.peticaopublica.com/?pi=apoiomab.

Em 2008, meio que na correria, eu estive lá e gostei muito. Fiz algumas poucas fotos e um pequeno post para divulgar museu: Museu do Automóvel de Brasília.
 
FNM Onça, uma das cinco unidades produzidas, está no museu.

Nota: postagem atualizada às 20:15 do dia 02/09/2010.

44 comentários :

  1. Lá em casa tem espaço para o Onça e os Alfetas aí atrás. brincadeiras à parte, torcemos que o museu se mantenha.

    Já chega a Gigante, exorbitante perda do museu da Ulbra. Que até hoje sonho em voltar lá.

    abraço
    GiovanniF

    ResponderExcluir
  2. Mister Fórmula Finesse02/09/2010, 10:59

    Vida dura a dos carros antigos. O fechamento do museu da Ulbra foi terrível, visitei-o apenas uma vez - pura falta de divulgação - mas a família quase que teve que arranjar um guincho para me tirar de lá (isso quando me encontraram, escondido embaixo de um Cadillac 1946...)

    Espero sinceramente que esse espaço em Brasília não tenha o mesmo fim, Roberto Nasser é o entusiasta erudito, uma pena tão boa quanto a de Rui Barbosa, um grande sujeito que não merece ver seus filhos largados na rua.

    Se fizerem uma missiva, um baixo assinado pedindo a continuidade do museu, sou um dos primeiros a endossar!

    ResponderExcluir
  3. Mas fiquem tranquilos, não faltará "verba" para construção e reforma de estádios de futebol por todo o Brasil, independente da côr clubística.

    ResponderExcluir
  4. Interessante: numa época em que existem os recursos tecnológicos para armazenar todos os documentos impressos do mundo em formato digital, o Museu do Automóvel de Brasília é ameaçado de despejo para que uma maçaroca de papéis preencha o seu espaço. É revoltante. Espero que o Nasser e o pessoal de Brasília consigam impedir esse verdadeiro atentado (mais um, depois do Museu da ULBRA) contra o patrimônio cultural de nosso país.

    ResponderExcluir
  5. Tem que ser muito f.... da p... e/ou ignorante para tomar uma decisão dessas. Vamos torcer para que isso não aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Você é aquele Bob Sharp, piloto brasileiro dos anos '60 e '70 ?
      Juan Dierckx - jdierckx@bol.com.br

      Excluir
    2. Anônimo 09/12/12 09:01
      Sim, o próprio.

      Excluir
    3. Parabéns pelo bonito percurso de vida que você traçou.
      Eu ainda era guri e já ouvia falar de você e outros feras que tinham gasolina nas veias.

      Excluir
  6. É o inchaço da máquina pública, Brasília já está ficando pequena para um governo tão colossal...Arquivo precisa dessa área toda? Não pode digitalizar essa papelada, como fazem os juízes federais? De qualquer forma, se encontrar o Roberto Nasser, vou me oferecer p/ cuidar do Fenemê Onça, tenho uma vaga de garagem coberta na 314 Sul.

    ResponderExcluir
  7. Arquivo geral de documentos?

    Faço das palavras do Bob, as minhas.

    ResponderExcluir
  8. Francisco V.G.02/09/2010, 11:40

    Bob
    Tem que ser, não, eles SÃO uns fdps. Essa história, para variar, não está nada bem contada. Têm caroço aí.

    ResponderExcluir
  9. Só podia ser em Brasília mesmo, aqui ocorre cada coisa sem sentido. Onde já se viu fechar um museu para guardar documento?
    Para quem não sabe como funciona a máquina pública, vou dar uma breve explicação sobre arquivos. Os arquivos podem ser correntes, intermediários ou permanentes.
    Os arquivos correntes são frequentemente consultados e os intermediários são menos consultados mas podem servir de modelo para criar outros documentos, daí estes dois tipos devem estar perto do local de trabalho. Já os permanentes quase nunca são usados mas devido ao valor histórico devem ser preservados.
    Então fecha-se um museu para guardar documentos que nem sei do que se tratam?
    Contradição! Absurdo!

    ResponderExcluir
  10. Mister Fórmula Finesse02/09/2010, 13:40

    PK: aquela picape Tempra, nas mãos de um cientista maluco da engenharia, não renderia a nossa El Camino SS? Motor do Stile...

    meus remédios, rápido!

    ResponderExcluir
  11. Paulo,vi no blog do Flavio Gomes e vou repassar aqui no AUTOentusiastas,já foi feita uma petição online que está disponivel nesse link:

    http://www.peticaopublica.com/?pi=apoiomab

    Se quiser pode integrar no post,para que mais pessoas olhem e assinem.Seria um pecado fechar esse museu,enquanto gastam bilhões na construção de estadios para 30 dias de joguinhos de bola..Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  12. Museum tinha que ser igual ao extinto de tecnologia da ULBRA Canoas-RS
    Bancado com dinheiro sujo do antigo reitor...só assim esses políticos manteriam... acabou sendo desmantelado e vendido por mixaria para...nunca mais haverá outro igual!

    ResponderExcluir
  13. Eu havia mandado esta notícia para o Felipe Bitu assim que a recebi.

    Está rolando um abaixo assinado para que o museu seja mantido onde está: http://www.peticaopublica.com/?pi=apoiomab

    Já fui algumas vezes ao MAB e digo: a coleção lá abrigada é sensacional! não muito grande em número, mas extremamente representativa da história automobilística nacional.

    Já assinei a petição e dia 12 estarei lá no museu.

    ResponderExcluir
  14. Rafael Bruno02/09/2010, 16:34

    engraçado que parece que o pessoal gosta de fechar museu de carros antigos...repararam?

    ResponderExcluir
  15. Recebi a petição por mail , já assinei e mandei.

    Esse Uirapuru (desculpem os puristas que o chamam de Brasinca 4200GT) mas pra mim, será sempre Uirapuru, é uma maravilha sobre rodas, apesar das deficiências mecânicas especialmente o cambio de 3 marchas (pode um cambio de 3 marchas num esportivo?).
    Aproveito o gancho e lanço um desafio. Quero ver quem tem fotos da traseira da perua desenvolvida para a Policia Rodoviária e que foi exposta do salão de 1966??? Só da traseira pois de frente saiu até na 4R.
    E como desafio adicional onde foi parar a perua-unica, que ninguém mais sabe nem ninguém viu, e o que foi feito dela.

    Tremendo desafio Bob. Esse, de a muito tempo, tento encontrar respostas.

    ResponderExcluir
  16. assinei, divulguei. o Museu do Automóvel simplesmente não pode fechar.

    ResponderExcluir
  17. Don Corleone02/09/2010, 18:44

    Não duvido que seja represália aos comentários que Nasser faz em sua coluna, sobre o apedeuta que nos governa e a sua respectiva camarilha. Lembrem-se: a máfia não perdoa, a máfia não esquece. Yves Hublet que o diga.

    A migo nãoo sabe quem é Yves Hublet? Faça uma busca no Google e surpreenda-se.

    ResponderExcluir
  18. Rafael Bruno02/09/2010, 18:53

    Corleone, lembrava dessa história mas não sabia que tinha morrido...caramba..

    ResponderExcluir
  19. Morrido? Assassinado!

    A máfia não perdoou Celso Daniel, não perdoou Toninho de Campinas...

    E eles aindam votam no fdp, por uma bolsa "sou miserável, mas não preciso trabalhar"...

    Olha! Para falar sobre "política" atualmente tem que ter muito estômago.

    O meu não desembrulha já tem um tempão!!! Quase oito anos!!!

    Ahh... preenchi a petição, mas pelo jeito não vai adiantar muito...

    ResponderExcluir
  20. Don Corleone02/09/2010, 20:05

    Amigos, o meu medo é justamente esse.

    Yves Hublet deu bengaladas no "consigliere" decaído e vejam o que aconteceu com ele.

    Notaram que o fato não foi noticiado na grande imprensa? Curioso...

    Não duvido que o Nasser esteja sendo "punido" pela lucidez e franqueza que sempre permearam os seus comentários.

    Agora, nos mobilizemos para barrar essa indecência!

    ResponderExcluir
  21. Acabei de assinar a petição.

    Infelizmente é isso, quem não se curva perante o Partido/Estado é punido. A história se repete...
    Que Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  22. Absurdo dos absurdos. Fechar um museu automotivo para guardar papelada?!!! Já chega o que fizeram com o Museu da Ulbra, que não tive a oportunidade de conhecer.

    Não há dúvida, é mesmo um bando de fdp que reina naquela ilha da fantasia, que o pessoal insiste em chamar de capital "deste país".

    Além de acabar com um acervo dos melhores, é uma tremenda falta de respeito com o trabalho de muitos profissionais que deram duro para recuperar essas jóias lá expostas.

    ResponderExcluir
  23. Assinado, e convoco a todos para fazerem o mesmo!

    ResponderExcluir
  24. Mais uma dos "fanfarrões" que dizem que nos governam ... conheci o Museu de Tecnologia da Ulbra - que tinha além de muitos carros - itens que mostravam a virada tecnológica deste último século que já parece tão longe (relógios, computadores, maquinários em geral ...) do lado de fora tinham Tanques de guerra e um Avião de Caça da FAB (um Xavante se não me engano). Dentro muitos carros em consignação pertencentes à GM, históricos e atuais, Pace Car de uma 500 milhas de Indianápolis vencida pelo Emerson Fittipaldi, o último Omega produzido no Brasil, etc ... fora muitos Cadillacs, Volkswagens, enfim, história automobilística mundial e brasileira !!! Fiquei triste com a notícia do seu fechamento, mas por se tratar de uma instituição particular ficamos de mãos atadas ... vamos lutar por este belo Museu do Automóvel de Brasília !!! Assine a petição e indique para seus conhecidos ! Quero ter a chance de quando voltar lá poder conhecê-lo ... não sabia da sua existência ... Abraço aos colegas autoentusiastas desse mundão blogueiro sem porteira !!!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Rafael bruno02/09/2010, 21:53

    Pois é ,e ainda querem ser de primeiro mundo..

    Fabio, falou muito bem

    "bolsa para que os outros trabalhem por mim"

    ResponderExcluir
  27. Essa noticia em princípio já era ruim, mas raciocinando com calma sobre as causas dessa "súbita necessidade" do ministério estar requerendo o imóvel do Museu, a coisa fica nojenta e revoltante.
    E lá vamos nós, de novo assinar petições, fazer campanha e abaixo assinados para tentar salvar mais um Museu.
    Vida dura essa de antigomobilista!
    Já assinei a petição e convoco os autoentusiastas e antigomobilistas a fazerem o mesmo.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  28. Na burocracia desse país, com certeza em Brasília deve estar sobrando papel mesmo!
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  29. Que notícia desgraçada! Estive tantas vezes no Museu do Automóvel de Brasília! Volta e meia ia rever os carros e papear com quem estivesse lá, onde, inclusive, fui apresentado ao Nasser. O Museu não pode acabar, tem sim é que ser melhorado e mais divulgado, pois não havia (não sei se agora há) nem uma simples indicação dele, na fachada do prédio voltada para o Eixo-Monumental. Quando voltar a morar em Brasília (maior objetivo da minha vida, pois amo este lugar LOUCA E APAIXONADAMENTE, como nunca imaginei que fosse possível amar uma cidade, até que a conheci) quero poder encontrar o Museu exatamente onde está.
    Mr. Car.

    ResponderExcluir
  30. Que notícia desgraçada! Estive tantas vezes no Museu do Automóvel de Brasília! Volta e meia ia rever os carros e papear com quem estivesse lá, onde, inclusive, fui apresentado ao Nasser. O Museu não pode acabar, tem sim é que ser melhorado e mais divulgado, pois não havia (não sei se agora há) nem uma simples indicação dele, na fachada do prédio voltada para o Eixo-Monumental. Quando voltar a morar em Brasília (maior objetivo da minha vida, pois amo este lugar LOUCA E APAIXONADAMENTE, como nunca imaginei que fosse possível amar uma cidade, até que a conheci) quero poder encontrar o Museu exatamente onde está.
    Mr. Car.

    ResponderExcluir
  31. Será que o Governo, ou Mnistério dos Transportes estão tão atrasados que não conhecem os Sistemas de Arquivo Digital? Vergonhoso!

    ResponderExcluir
  32. Se fose aqui no Rio de Janeiro, com certeza, aconteceria um incêncido inexplicável...

    E com os carros dentro!!!!

    Talles

    ResponderExcluir
  33. O que eles tem contra o museu do automóvel? Então que fechem a GM também, oras - frase que li num fórum que participo. :P

    Brincadeiras a parte, é uma baita sacanagem o que estão fazendo com esse museu. Depois que vi o post aqui no AE com a entrevista do Roberto, fiquei interessado em visitá-lo, a coleção tem uma série de raridades.

    Uma pena que o governo esteja fazendo isso em plena era de digitalização de documentos. Deve ser porque pereberam que não teria como desviar verba através do museu, ao contrário dos estádios da copa, que vão encher de dinheiro o bolso dos políticos e da CBF.

    ResponderExcluir
  34. "Já que é para fechar museu de Automóvel, então que fechem a GM"......Ótima, esta!
    Mais uma perda lamentável, mas até o JB acabou, depois que atacou o Poder Supremo!
    MH

    ResponderExcluir
  35. "Já que é para fechar museu de Automóvel, então que fechem a GM"......Ótima, esta!
    Mais uma perda lamentável, mas até o JB acabou, depois que atacou o Poder Supremo!
    MH

    ResponderExcluir
  36. "Já que é para fechar museu de Automóvel, então que fechem a GM"......Ótima, esta!
    Mais uma perda lamentável, mas até o JB acabou, depois que atacou o Poder Supremo!
    MH

    ResponderExcluir
  37. Enquanto os museus brasileiros não se profissionalizarem agregando valor aos serviços q prestam incluindo total suporte ao visitante, do estacionamento a alimentação passando por banheiros, fraldários, guias, loja de souviners e outras pertinentes, etc...
    E chegando a rotatividade do acervo com exposições temáticas e eventos periódicos que chamem visitantes dispostos a pagar ingresso a um valor descente várias vezes ao ano, isso vai continuar acontecendo infelizmente.

    Outra saída mais viável em curto prazo é buscar patrocínio de uma grande empresa que banque a brincadeira.

    Manter museu não é barato nem fácil. De uma maneira ou outra; via ingresso ou patrocínio não tem muito jeito: profissionaliza ou fica a mercê da politicagem.

    Triste mas é isso.

    ResponderExcluir
  38. Mandem esse post para o Flávio Gomes, ele adora carros antigos e uma causa impossível, ele vai adorar prestar esse serviço.

    ResponderExcluir
  39. Depois que eu digo que tenho VERGONHA de ser brasileiro,todo mundo me xinga e me critica.

    ResponderExcluir
  40. Bem, eu sou privilegiado por ser amigo do Paulo Trevisan que mantem ãs proprias expensas o seu Museu em Passo Fundo, com um acervo espetacular. Tive até o privilégio de "brincar" em Guaporé com carros campeões, mercê da irresponsabilidade do dono. rsrsrsr.Enfim a grande verdade que qualquer coisa que envolva alguma 'gentileza'governamental, de cara, já te deixa como devedor. Infelizmente essa cambada pouco se liga em memória de qualquer tipo, quanto mais em diversão (sic) de ricos. Como em Brasília existem poderosos que são colecionadores, talvez com esse apoio imprescindível, se consiga mudar essa absurda determinação.
    Tenho confiança que dará certo.

    E quanto aos amigos que falam em preservar eletronicamente os arquivos, apenas informo que NENHUM arquivo digital supera o "PAPEL".
    existem arquivos antigos que os equipamentos modernos simplesmente não conseguem ler a informação. Nem a microfilmagem resolve o problema. Tem que preservar os de papel , mas que arrumem um local adequado. ALI NÃO !!

    ResponderExcluir
  41. Fechar o Museu para guardar papéis? Nem se fossem papéis para montagens de carrinhos que são oferecidos em promoções de sucrilhos...
    Os papéis tem suas importâncias e teriam mais ainda em outro lugar.
    Não ao fechamento do Museu!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.