google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PARECE. MAS NÃO É. - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PARECE. MAS NÃO É.


A foto acima foi tirada por um de nossos colegas em uma de suas caminhadas pelo bairro paulistano do Brooklin. Chamou a atenção de todos a presença de um legítimo full-size americano em traje policial.
É fato notório que nos EUA carros de polícia são muito desejados, já que o police package inclui tudo do bom e do melhor: motor mais potente, suspensão reforçada, freios redimensionados e uma infinidade de pequenos detalhes que faz com que os entusiastas disputem estes carros "no tapa" nos leilões, que ocorrem logo após sua aposentadoria.
Todos quiseram saber mais detalhes desse Chevrolet Caprice, incluindo este que vos escreve. O problema é que este não é um Chevrolet Caprice e sim um Ford Crown Victoria da mesma época (meados da década de 90). Todos tinham certeza absoluta de que era um Chevy, mas o Mestre Mahar confirmou se tratar de um Ford, de propriedade de um antigomobilista.
Se até mesmo os entusiastas se enganam, o que dizer do público não entusiasta? Lendo a revista Época desta semana, me deparei com a foto abaixo, que indica um "Porsche" estacionado na garagem de um conhecido artista.
Entusiastas ou não, trata-se de um engano relativamente comum, em maior ou menor grau. Por mais entusiastas que possamos ser, jamais estaremos livres desses equívocos ocasionais.
FB

33 comentários :

  1. FB
    Pelo menos a revista Época não escreveu "uma" Porsche, o que é notável.

    BS

    ResponderExcluir
  2. Olhando rapidamente a foto, realmente pode gerar essa confusão.

    Mas não é nada comprometedor confundir modelos, ainda mais com uma imagem de pouca qualidade.

    Em tempo: O Passat próximo ao Ford sumiu! É incrível o tamanho desses carros quando comparado aos carros que chamamos de "grandes".

    ResponderExcluir
  3. O dono deste carro nem quer aparecer...

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que nao entendo e porque entao querer dar o nome do carro se nao tem certeza... que escreva entao "o seu carro conversivel, o seu carro importado", sei la

    ResponderExcluir
  5. Pelas lanternas traseiras dá pra ver que é um Crown Victoria mesmo.

    Mas é estranho o cara estacionar esse carro na rua, e não estar muito preocupado.

    Afinal, quem importa um carro desses é porque gosta. E se gosta, deixa guardado bem dentro da garagem.

    Com essa onda de roubo de carros antigos (já se foram vários Dodges e Opalas), eu teria medo de deixar na rua.

    ResponderExcluir
  6. O pior de tudo que o tal candidato a não sei o que tira foto ao lado do Lula fazendo campanha e uma pose de "partido do trabalhador" de uma classe operária, me engana que eu gosto...

    ResponderExcluir
  7. Pergunta básica :

    Na sua cidade os policiais militares também não usam cinto de segurança quando estão trafegando nas viaturas ?

    Um dia desses vi uma policial feminina usando, no banco do passageiro. Só ela, o policial motorista não. Deu vontade de parar do lado e cumprimentá-la... mas deixei pra lá... sabe-se lá o que iria acontecer em seguida.

    Devem estar acima das leis para poderem não seguir elas... da 1ª lei de Newton (inércia) também...

    Falando sério, ouvi uns relatos que eles dizem não usar para não dificultar a saída do carro em uma abordagem... mas... para fazer uma abordagem não tem que primeiro parar o carro ?? E o aspecto do exemplo, como fica ??? E nos outros países ???

    ResponderExcluir
  8. FB,

    O carro da direita no detalhe da foto não parece ser um Porsche mas sim um Pontiac Solstice. A grade dupla na frente entrega.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Tem "entusiasta" que não entende nada de carro.
    Na foto é difícil dizer com certeza, mas ao vivo não dá pra se enganar.
    Esse carro é apenas caracterizado pra comerciais, e estava à venda em algum site.

    ResponderExcluir
  11. Deu pra perceber que é um "Vic" por causa do contorno da porta traseira.

    CS
    Parece um Solstice mesmo.

    ResponderExcluir
  12. É um Solstice né..?

    Xracer, o que tem a ver com PMs usarem ou não cinto de segurança?!
    Vc realmente acha que eles vão usar cinto, sendo que a qualquer hora um bandido ou pcc podem atirar neles??

    Se tivesse vtr blindada igual nos EUA , tudo bem.

    ResponderExcluir
  13. alguem sabe dizer as principais diferencas?! modelo normal e da us police -

    ResponderExcluir
  14. Rafael,

    O que tem a ver ?
    Uai... mas a lei ( código brasileiro de trânsito) não diz que é obrigatório o uso do cinto de segurança ? Ou lá tá escrito que existem excessões ?

    è que nem o outro falou, não dão o exemplo e ainda multam os outros que não usam.

    Cito esse caso aqui lembrando que ontem houveram 2 acidentes, com 7 mortos, nas rodovias federais em Goiás. Nos 2 acidentes os ocupantes estavam sem cinto e os carros capotaram, sendo jogados pra fora e morreram. Um dia desses uma viatura da PM bateu num ônibus aqui em Goiânia e os 2 policiais se machucaram muito por estarem sem cinto.

    O que tem a ver a policia ser perseguida pelos bandidos (odeio dizer isso) e não usar cinto ? O cinto impede de se usar as armas ?

    Alguém me responde, por favor, se isso ocorre nos outros países também. Bussoranga ?

    ResponderExcluir
  15. Me lembro que estava em NY no lançamento do Solstice. Entrei de bico na festa, junto com um monte de fot´´ografos e ilustres convidados.

    ResponderExcluir
  16. FB, vi um post abaixo, sobre a MAserati Bora e MErak. A Bora tem mais diferenças que a MErak apontada, pois tem a parte traseira fechada com vidros, sendo visualmente muito mais "careta".

    ResponderExcluir
  17. Xracer,

    Na California os policiais também tem que usar o cinto de segurança. É como diz a campanha que existe no estado todo: "Click it or ticket".

    O Pontiac Solstice era um carro formidável, feito para brigar com Honda S2000. Cheguei a dirigir um, e era bem divertido o carro. Foi lamentável ele ter sido encerrado junto com a Pontiac inteira.

    ResponderExcluir
  18. Entao bussoranga, eu queria entender o que houve com o solstice e seu clone da opel. Eu lembro bem desses comentarios que era bem divertido, com longa fila de espera para compra-lo. Passou um tempo quando li a noticia do encerramento da producao, antes do fim da pontiac. Alguem sabe o que houve? Acho que esse carrinho merecia um post aqui por suas caracteristicas, alem de ter sido confundido com um porsche.

    ResponderExcluir
  19. Topei com esse Ford caracterizado como carro de polícia enquanto procurava uma oficina de motos nas imediações. Na oficina de motos a surpresa foi ainda maior: ví uma Honda CB 350 1973 usada pela polícia de trânsito na época por policiais conhecidos como "bem-te-vis". Impecável ainda, com a pintura da época em bom estado, todos os equipamentos característicos e com venda absolutamente fora de cogitação pelo atual dono.

    Bem que eu tentei comprar...

    Irineu

    ResponderExcluir
  20. Fla3D,

    Acho que o Scheidecker é o cara mais indicado para descrever a história do Solstice.

    Ele teve um clone chamado Saturn Skye. Era tão bom quanto, mas vendia mal porque a marca Saturn é mal vista.

    Na verdade Ford também não é bem visto nos USA. A Ford tem lá a mesma consideração que a Fiat tem aqui, mas a Ford hoje tem carros bons, como o Taurus por exemplo. Pena que o acerto de suspensão ainda é molengão (Fusion idem).

    ResponderExcluir
  21. Como o Joel falou, as colunas traseiras entregaram o Crown Victoria, mas confesso que a qualidade da foto fizeram as fotos parecerem um Caprice.
    Quanto ao "Porshce" eh com certeza um Pontiac Solstice. Grande carro, diga-se. Mas prefiro o Saturn Sky.

    ResponderExcluir
  22. Só pra constar: o dono do "Porsche" é vereador licenciado e candidato ao Senado pelo PartiDo Comunista do Brasil.

    Mais um "comunista" que adora os mimos e confortos da burguesia. E só quer dividir o que é dos outros.

    Desculpem o desabafo, mas não suporto hipocrisia.

    ResponderExcluir
  23. Mesmo sendo uma foto pequena e em baixa resolução, dá pra ver a léguas de distância que esse carro é um Solstice e não um Porsche.

    E mais: aposto que o Nissan Pathfinder ao lado dele na garagem é o carro citado pela Época como sendo o Kia Sportage que pertenceria ao artista em questão.

    ResponderExcluir
  24. Thiago,

    As diferenças do Ford Victoria policial para a versão civil eu não sei quais são. Mas por experiência própria, sei alguma coisa sobre essas diferenças no caso de um Plymouth Gran Fury ex-polícia rodoviária que tive há muitos anos. Veja aqui: http://adverdriving.blogspot.com/2010/07/desencaminhado-por-um-veoitao.html

    ResponderExcluir
  25. Rafael Bruno16/08/2010, 10:31

    Xracer, acho que não consegui me expressar direito..he he !
    Se como nos eua, o polícial tem a VTR blindada (pelo menos nos vidros) ele pode ficar mais tranquilo do que aqui , que o policial usa um 38 velho e o bandido um 9mm automática. Ou seja, imagina ele abaixando de tiros e o cinto trava por exemplo?
    Eu acho que não é má vontade dos policiais não usarem cinto, e sim "necessidade"

    ResponderExcluir
  26. " Nunca confunda Ford com Chevrolet. Um é ducaraca, o outro tem chulé "

    ResponderExcluir
  27. Paulo Levi, obrigado pela informacao!
    abçs

    ResponderExcluir
  28. Pontiac Solstice,a grade entrega

    ResponderExcluir
  29. O Mahar sempre tirando dúvida. Também recorro ao Mestre quando fico sem ter muita certeza de um modelo mais antigo. Confundi um Solstice com um Porsche também é demais.

    ResponderExcluir
  30. Olá, Felipe!

    No ano passado eu fiz uma matéria sobre esse Crown Victoria 1992. O carro era prata, normalzinho, e o dono o deixou igual a um dos que são usados pela polícia de Los Angeles. Se quiser, posso enviar o PDF da reportagem. Meu e-mail é nicolas.borges@grupoestado.com.br.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. que erro !!!! É UM PONTIAC SOLSTICE......

    ResponderExcluir
  32. Esse Crown Victoria é um modelo 1995-1997. Dá para saber por causa das lanternas traseiras.

    ResponderExcluir
  33. Perdão, cometi um erro... O ano desse carro é 1992-1994, e não 1995-1997 como eu havia dito.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.