google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CONVIDADO: JULIANO "KOWALSKI" BARATA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

CONVIDADO: JULIANO "KOWALSKI" BARATA

Conforme falado no post anterior do Juliano, além de escrever muito bem, ele também expressa seu talento e sensibilidade através da fotografia. Então ele também foi convidado para expor suas melhores fotos aqui no AUTOentusiastas.

1) Essa é uma foto muito antiga, mas gosto da forma como peguei as linhas da grade do Dodge Charger 1971. Lembra-me o Copan, do Niemeyer. E o farol auxiliar dá um toque de cor ao monocromatismo.



2) Agile: esta foi publicada em uma edição recente da Quatro Rodas, na seção "Longa Duração". É uma das minhas favoritas. Não só pelos riscados de luz, a iluminação e os reflexos; mas por sentir que fui recompensado pela perseverança. Estávamos em fechamento, e o pessoal precisava de uma foto urbana do carro. Eis que, assim que saio com ele do prédio, ao final da tarde, o céu desaba numa tempestade terrível. Dos limões à limonada, esperei anoitecer de vez para usar o chão úmido como um espelho de luzes. Fiquei muito feliz com o resultado, apesar de ter ficado um belo resfriado. Foram quase 20 segundos de exposição em cada foto. Imagine quanto tempo não fiquei sob a chuva...



3) Um stillzinho das tampas de válvula que vou usar no meu Dodge Dart quando o motor for preparado - falta pouco! Namorei estas tampas por um bom tempo. A foto em si não tem nada demais, mas gosto do clima de publicidade antiga que ficou.


4) Este ensaio tem um significado importante pra mim, porque foi o meu primeiro trabalho fotográfico impresso em uma revista. É o Dodge Dart do amigo Demarco, uma bela máquina com um ronco sensacional. Foi um dia muito divertido e produtivo.


5) Fotografei este Dodge Charger prata para o livro do Alexandre Badolato, "História de uma coleção". A suspensão traseira dele estava muito alta, e precisávamos clicar ele de uma forma que ela não parecesse tão estratosférica. Mais um dia que tomo chuva fotografando.



6) Este Charger 1976 amarelo foi fotografado para o site Museu do Dodge, também do Alexandre Badolato. Acho que é um dos carros mais perfeitos que eu já vi, uma restauração muito meticulosa e de bom gosto do Marcelo Fazio.



7) Dart SE do amigo Daniel Pavan, também para o Museu do Dodge. Jornalisticamente não é uma foto muito legal, já que é bem distorcida. Mas acho que ela adiciona para uma coisa meio viajada - o sol atrás das nuvens também contribuiu para o clima.


8) Falando em viagem, mais um Dart para o Museu - do tipo "survivor", com pintura original e tudo. É um jogo meio biruta de reflexos, se vocês prestarem atenção, vão ver que na verdade o carro estava atrás de mim. Há duas paredes de vidro refletivo.


9) Pouca gente viu esta foto, mas gosto muito dela. É o mestre Luizinho Pereira Bueno, me apresentando um Interlagos da família Roschel, que hoje já deve estar todo montado e rodando. Seria como ter Graham Hill apresentando um Lotus Elite que ele ajudou a restaurar, uma coisa bem surreal.


10) A última corrida do DKW número 96, do Flávio Gomes. Ele estava saindo dos boxes para alinhar no grid. Só deu tempo de sacar a câmera e clicar, nem fotometrei. Dei uma grande sorte, acho que a luz ficou bonita. "Pareço até piloto de verdade", disse ele no blog.

13 comentários :

  1. Francisco Neto28/08/2010, 18:33

    Qualidade inquestionável!

    Lindas fotos!!

    Esta foto da grade é um espetáculo à parte!

    ResponderExcluir
  2. Juliano,

    Fotos belíssimas! Principalmente a foto do Agile e do Interlagos!

    Parabéns! Pra quem começou fotografando porque trabalhava sozinho, parabens duplamente!

    abs,

    ResponderExcluir
  3. Pouco (nada, na verdade!) entendo de fotografia.

    Mas gosto de olhar uma foto e ter a sensação que ela me "diz" muito mais coisas, fatos e sensações do que a simples visualização da mesma. Por exemplo a sensação do movimento da sétima e nona fotos, são muito legais, pra mim. Os traços do olho do piloto, debaixo de balaclava e do capacete deixando claro o nível de concentração dele no momento me agrada muito. Parece-me que não são estáticas como uma simples impressão e sim dinâmicas, como um curto filme...

    Tuas fotos são muito bacanas, Kowalski! Congrats!!!

    ResponderExcluir
  4. Essa foto da grade do Charger ficou sensacional. Me faz lembrar um pouco o trabalho do Otto Stupakoff lá nos primórdios da Quatro Rodas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Kowalski,

    Eu acompanhei boa parte do teu trabalho através do Mulsanne e também o seu entusiasmo pelos nossos queridos Mopar...
    O que dizer dessas imagens ??
    ESPETACULARES !!!
    Espero um dia ter uma foto sua do nosso Dart Sumatra 79 para guardar para a posteridade...
    Um grande abraço desse amigo antigo que adora os teus textos, fotos e teu trabalho !!

    Mário Sumatra Emoção 79 Buzian

    ResponderExcluir
  7. Verdadeira obra prima!
    Perfeita essa junção, fotografia + carros!
    Amo muito tudo isso!

    ResponderExcluir
  8. Fotos maravilhosas! Fiquei impressionado com o trabalho dele, ainda não conhecia!

    ResponderExcluir
  9. maravilhoso jogo de espelhos !

    a foto '' distocida e viajada '' é a que eu mais gostei , ela tem mais vida que alguma das outras mesmo não sendo mais bonita , parece a visão que um skatista de 17 anos tem de um charger , um literal , sonho de metal.

    ResponderExcluir
  10. Juliano, legal ter você aqui no nosso blog, obrigado.

    Uns comentários:
    - tirar fotos de Dodges é covardia. Eles sempre ficam ótimos, pois são maravilhosos ! Brincadeira, claro.
    - a tampa de válvulas me lembrou a foto mais famosa de Marilyn Monroe. Ficou sensualíssima.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Sensacional! O dodge na marginal ficou maravilhoso

    ResponderExcluir
  12. essa foto da grade é de arrepiar!!!

    voces conseguem disponibilizar as fotos em maior resolucao?

    abracos e parabens Kowalski!!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.