google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ACABANDO COM A "ORDENHA" - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ACABANDO COM A "ORDENHA"

Faz um bom tempo que havíamos prometido um pequeno vídeo sobre o tema de pegar o volante de direção por dentro, aquilo se convencionou chamar de "ordenha da vaca". Com o Paulo Keller pilotando a câmera e eu o Agile, aqui está para vocês um pouco daquilo que vimos falando. Aproveitem, e se tiveram dúvidas, perguntem!
BS 



48 comentários :

  1. Bob,

    Legal que você prestou esse serviço valiozissimo ao average person.

    Foi repetição das lições que meu pai me deu há quase trinta anos. A diferença eram duas básicas:

    1) Ele não tinha o cool language ordenha de vaca.

    2) A punição era super severa se segurasse no volante errado. Ficava sem dirigir uma semana! Putz, 1 semanaa para um garoto de 8 anos de idade era o pior dos castigos.

    Seria legal que você e o Arnaldo fossem além e dessem um explicativo mais avançado para todos. Uma pequena aulinha de heel and toe. Seja em faca ou com o calcanhar ou ainda dos dois tipos.

    Aqui os meus amigos pedem para ensinar sempre mas e algo que, além de tudo, requer prática.

    Ele lembro bem quando moleque esticando o pescoço para ver como você trabalhava os pedais para heel and toe em Interlagos.

    Parabéns Bob e Arnaldo por esse serviço valioso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bob

    Eu corrigi a "ordenha de vaca" depois de ler um artigo seu no BCWS, entre outras dicas que incorporei no modo de dirigir. Agradeço por isso.

    E o vídeo tem um poder didático muito maior e, estando no youtube, espero que tenha um alcance muito maior também.

    Parabéns e que venham novos vídeos e dicas.

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Ótimo tutorial, Bob. Confesso que de vez em quando me pego fazendo a tal da "ordenha de vaca" - por comodismo, creio eu, já que encostar a mão num dos raios do volante dá uma certa alavancagem e a ilusão de um bom controle. A partir desse vídeo, vou me policiar pra não fazer mais isso.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Ferreira21/08/2010, 01:41

    Ótima iniciativa! Embora já seja tema de auto-escola a um bom tempo acredito muitos parecem não perceber a deficiência da "ordenha".

    Acredito que quanto a posição de dirigir seja um assunto um pouco arbitrário, pois já ouvi vários entendidos sugerindo parametros diferentes. O que importa de fato na posição, acredito, é que nela o motorista seja capaz de operar com "máxima velocidade" os comandos do carro sem deslocar as costas do banco e/ou o quadril.

    Eu particularmente dirijo com o volante um pouco mais próximo do corpo que a indicação do Bob. Uso de parametros para ajustar a posição do banco a distancia mais afastada na qual eu consiga pressionar a embreagem até o fim com a perna direita, sem deslocar o quadril, e a maior inclinação do banco que eu seja capaz de por o punho sobre o volante.

    Esses parametros aprendi de um programa onde foi intrevistado um piloto de testes da BMW, que fez apresentação "semelhante" ao video do Bob e do Paulo Keller sobre o assunto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Interessante, muita gente dirige errado mesmo.

    Eu sou um pouco mais xiita... A experiência de pista me condicionou a sentar numa posição mais ereta e mais próxima ao volante, fundamental para corrigir saídas de traseira quando você está "pendurado" no banco durante uma curva, situação em que poucos cm farão muita diferença na quantidade de força e principalmente na agilidade para emprego dessa força no volante. É a diferença entre trazer o carro de volta num movimento só ou entrar num pêndulo que pode ser incorrigível.

    Engraçado também é que eu giro o volante até uns 190-200º sem mudar a posição das mãos, portanto uma delas (o punho que supina) acaba ficando aberta apoiando o raio e o aro do volante apenas com o polegar. É uma posição extremamente segura e estável, mas impressiona muita gente que não entende do riscado. É possível ver o Bob fazendo isso algumas vezes. É tão instintivo que ele nem comentou no video.

    Sempre que vou dar instrução em autódromo, a primeira "lição" é exatamente esta... Posição de banco, relacionamento do corpo com o volante e os demais comandos. É incrível como as pessoas têm vícios bobos que tornam a condução esportiva extremamente perigosa, quiçá impossível...

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelo excelente video!

    Também passei a praticar esse modo de esterçar depois que li seu artigo no Best Cars. No começo é um pouco estranho, mas depois realmente é superior ao metodo "ordenha de vaca".

    Obrigado Bob Sharp e toda equipe do AUTOentusiastas.

    ResponderExcluir
  7. Bom trabalho Bob e Paulo.

    Essa ordenhada de vaca é um perigo se somada ao crescimento da coluna A dos carros mais novos. Quando a lei entrar em vigor e alguém quebrar um braço em um carro com bosa inflável de ar fazendo curva assim talvez o povo aprenda.

    ResponderExcluir
  8. Sempre chamei a atenção do povo aqui em casa quanto a pegada correta do volante. E deixar o banco o mais ereto possível, com conforto pois permite em melhor controle e é uma posição que não cansa em longos trechos.
    O que mais se vê por aí é o pessoal tirando leite.
    É tão óbvio que dez pras 10 ou quinze pras nove é a melhor posição, que fica dificil acreditar que existe gente que pensa o contrário.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pelo video, Bob e PK.

    Assim como o Gustavo, Daniel e provavelmente muitos outros também corrigi a ordenha de vaca depois de ler o artigo no Best Cars.

    Bob, já ouvi algumas pessoas que aprenderam na auto escola que cruzar os braços é errado e giram o volante subindo e descendo as mãos, encostando polegar com polegar. Não acho essa técnica muito prática e para convencê-las a fazer de outro jeito é bem dificil...

    Há vários assuntos que também poderiam ser abordados: punta-tacco, troca de marchas no tempo, utilizar toda a faixa de rotação do motor, posição dos espelhos...e o que acho mais urgente para o motorista mediano: como realizar troca de marchas sem trancos! Tanto nas trocas ascendentes quanto nas reduções. Às vezes pegar carona não é muito agradável...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, vou fazer o dever de casa agora!

    Estava usando a posição das mãos muito fechada, digamos "dez para as duas". Vou usar mais aberta.

    ResponderExcluir
  11. Bob Sharp, porque você não publica mais vídeos, dos mais variados assuntos? Você e o programa Vrum são os mais fiéis ao passar a informação correta à nós

    Renan Veronezzi

    ResponderExcluir
  12. Jambo
    Sugestões anotadas, são ótimas! Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a aula!
    Tomara que depois desse venham muitos outros vídeos com aulas de direção.
    Vocês estão prestando um serviço que deveria estar no site do denatran!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo das 11:08,
    Vídeo e internet completam-se à perfeição. Vamos pensar em algo realmente. Você também assiste o Vrum? Não perco um! Além de bom, o Bóris e o Emilio são velhos e bons amigos.

    ResponderExcluir
  15. Mestre Bob, finalmente te vejo "ao vivo"! Parabéns pelo vídeo, não é de hoje que eu torcia para vocês colocarem essas dicas e boas práticas no "papel" (ou, no caso, no "pixel" :-).
    Que venham muitos mais como esse, explicando o método de carga, uso do giro, a maneira certa de arrancar com o carro... e porque não ver vocês em ação na pista? Claro, com um aviso de "não tentem isso em casa..."

    ResponderExcluir
  16. Carlos Eduardo21/08/2010, 11:46

    Eu desde o primeiro dia que peguei um carro, na auto-escola, sempre dirigi desse jeito com as mãos na posição certa do volante.

    Muito bom o vídeo, estou esperando por mais videos desse tipo :)

    ResponderExcluir
  17. Muito bom Bob!

    Acho que seria interessante você fazer um comentário sobre algo que todos escutam, inclusive na auto-escola, que é o famoso "nunca cruze os braços" que é mal interpretado na grande maioria das vezes.

    abs,

    ResponderExcluir
  18. Parabéns mestre Bob. Simples e sucinto. Não demore a postar outro vídeo.
    abs,

    ResponderExcluir
  19. Muito bom vídeo, Bob e Paulo! Notem que basta dar uma voltinha para encontrar um lombada, kkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Muito bom vídeo, só espero que alcance o motorista médio que não tem interesse em automóvel, que não se preocupa em melhorar suas habilidades.
    Infelizmente conheço muitas pessoas assim, que usam o carro como ferramenta apenas, e não tem noção ou interesse de saber como funciona ou da própria performance ao volante.

    Obrigado e abraços

    PS: Que bom que o vídeo foi feito de dentro do Agile, assim não fomos obrigados a ver péssimo design externo dele.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom e didático! Espero que esta seja a primeira de muitas "vídeo-aulas"!

    ResponderExcluir
  22. Excelente Bob, obrigado por mais essa aula. Vou fazer coro com os outros: por favor, mais videoaulas!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Bob e Paulo,
    ficou ótimo mesmo, gostei demais.
    Continuem com esse conteúdo, está cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  24. Sou mais um que, após o texto do Bob no BCWS, passou a se policiar para parar de ordenhar. Hoje faço da maneira correta e nem me imagino mais dirigir de outra maneira. E também sou mais um que gostaria que esse fosse o primeiro de uma série.

    ResponderExcluir
  25. Francisco V.G.21/08/2010, 19:00

    Bob e PK
    Valeu pelo vídeo e que venham outros...
    Bob
    Gostaria de um post seu a respeito do Ágile e principalmente como ficou esse acerto da suspensão em relação aos seus irmãos mais velhos, ou seja, toda a família 4200.

    ResponderExcluir
  26. Francisco V.G.
    A avaliação do Agile está no forno.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado Bob Sharp.

    Preciosas dicas, e o melhor: em vídeo!

    Obrigado também ao Paulo Keller, por ser comparsa e filmar a aula.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom o vídeo ,fazia essa manobra da ordenha ,vou modificar a partir de hoje .Que venham novos vídeos como esse ,dirigir com segurança é a melhor maneira de se dirigir .Parabéns ,Bob adoro seus textos e agora os vídeos também .Abs

    ResponderExcluir
  29. Vim e vi!

    Obrigado BoB!

    Um Abração,
    Talles

    ResponderExcluir
  30. Salve Bob! Bela iniciativa, com o vídeo didático na medida certa. É ótimo ver um vídeo com um de meus mestres mostrando como dirigir "na boa" um carro absolutamente comum. Isso, porém, despertou uma curiosidade: existe algum vídeo de seu teste com a F40?

    Grande abraço, Ricardo Montero

    ResponderExcluir
  31. Olá Bob e PK. Eu fui um dos que pediram esta aula, pois já havia lido no BCWS. Obrigado pela aula, ilustrada em vídeo é bem melhor. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  32. Pablo Jeronimo22/08/2010, 01:47

    ótima dicas, realmente muito valiosas e úteis. Agora para ficar perfeito so falta um carro de verdade. abs

    ResponderExcluir
  33. Ontem acabei de assistir um vídeo do piloto Douglas Carbonera dando uma voltinha em um Opala SS (http://www.youtube.com/watch?v=dCwGUlEvcI8). Nesse vídeo, ele também faz o que vcs chamam de "ordenha". Isso o torna menos piloto? Até que ponto um hábito/vício compromete algo significante? De uma das maneiras mostradas, se eu precisasse de mais curso, "enrolaria" meus braços e não ia dar em nada. Por isso, uso sim a "ordenha" para curvas de baixa velocidade, uso o "enrolar de braços" em curvas de média-alta e a maneira mostrada nos 3:34 do vídeo para manobras mais complexas. É tudo uma questão de conforto e conveniência. Só não venha me fazer m*rda no trânsito, por favor!

    ResponderExcluir
  34. Muito bom Bob!

    Imagine um programa de TV/Internet nos moldes do TopGear britânico atual, com os autoentusiastas...?

    Lembro que também li sobre a ordenha em um dos textos do Bob no BCWS, quando ainda estava na auto-escola. Ensinei até para o instrutor...

    Sugiro também que mostrem o punta tacco, regulagem de retrovisores, enfim tudo aquilo que a formação de condutores no Brasil faz questão de não informar porque "dá trabalho".

    ResponderExcluir
  35. Nunca ordenhei vaca nem quando era menino, no interior de Goiás. Sempre estranhei quando via os outros fazerem, porque tenho uma noção mínima de ergonomia e do estrago que uma colisão faria ao braço naquela posição, mesmo em baixa velocidade. A melhor motorista que conheço não comete este erro.

    A propósito, asfalto precisando de manutenção. A não ser que os amortecedores sejam dos que converem energia cinética (certeza de que não são) em electricidade, o Agile sofreu de graça.

    ResponderExcluir
  36. Prezados Bob e PK,

    Ótima iniciativa. Com certeza, um serviço para todos nós. Gostaria de colocar alguns pontos, e que todos fiquem à vontade para comentá-los.
    Prefiro começar o ajuste da posição do banco pelo assento, já ele influirá no ajuste do encosto. Se começarmos pelo encosto, perderemos sua regulagem ao mexermos no assento, correto?

    Bob, se colocarmos o encosto mais ereto, de forma a conseguirmos fechar o punho no alto do volante sem desencostarmos o ombro do banco (no seu vídeo, você cita as costas), ficaremos um pouco mais próximos do volante. Particularmente, prefiro assim. Algum problema?

    Quanto a deixar o volante retornar por si próprio, no caso de uma manobra rápida em que o volante desvira com grande velocidade, não há o risco de perder o referencial das rodas apontando para a frente, retas? Outra questão é que quando o volante é segurado de uma vez só após deslizar rapidamente pelas mãos, o carro dá uma balançada. Creio que em situações mais críticas, isso não pode ser conveniente.

    Me chama a atenção, que quando todo posicionamento é feito corretamente, todos os comandos se casam perfeitamente, mostrando a boa ergonomia de um carro, o que eu acredito ser mais regra do que exceção.

    Abraço


    Lucas

    ResponderExcluir
  37. Boa Bob!!!

    Mais uma vez, tenho muito prazer de,ao receber estes emails do AUTOENTUSIASTAS, ler cada valiosíssima dica , nota ou acontecimento deste mundo que nos apaixona...os carros!!!

    Grande abraço á todos!

    ResponderExcluir
  38. Aprendi isso assistindo Bullit. Em um take interno do Mustang do McQueen ele está fazendo uma curva do jeito certo. Desde que comecei a dirigir imitei o McQueen (nesse sentido, não no modo de dirigir pelas ruas da cidade).

    ResponderExcluir
  39. Ao Paulo Keller:
    Não sei como você afixou a câmera, nem o tipo de câmera usada, mas se ela for uma fotográfica compacta, um método eficaz é usar aqueles suportes de GPS com ventosas para os vidros.

    ResponderExcluir
  40. Sandoval Quaresma23/08/2010, 08:23

    boas dicas do Mestre Bob.
    agora interessante é o chiado do Ágile, o mesmo do corsinha de 94....

    ResponderExcluir
  41. Gostei do vídeo e já estou até repassando pra conhecidos que estão tirando carteira agora, pois são dicas muito interessantes e pouco mencionadas. Quanto à "ordenha", nunca usei por considerar um movimento meio estranho, desajeitado, sem firmeza, ineficiente... e isso antes de ficar sabendo que não era mesmo correto, pelo texto do Bob no BCWS.

    ResponderExcluir
  42. Bob,o jeito é você abrir uma Autoescola.Sem dúvidas teremos motoristas mais preparados no dia a dia.

    As vezes usava a "ordenha de vaca",meu pai sempre usava.Mostrei o vídeo a ele domingo e logo após fomos para Pedreira,passando por Serra Negra e Amparo,com trechos sinuosos.Para meu espanto,ele disse seguir suas dicas,e a viagem ficou muito mais confortável,menos cansativa e mais segura.

    Obrigado pelo vídeo,de muito valor.Vou começar a mostrar para mais amigos,de forma a conscientiza-los que existem maneiras mais confortáveis e seguras para dirigir.

    ResponderExcluir
  43. Isso é um serviço de utilidade pública. Também acompanhei sua explicação pelo Best Cars e o vídeo é bem mais didático.

    ResponderExcluir
  44. É só prestar atenção na forma como esse senhor Ari dirige. Sem 'ordenhar vaca', sem braço esticado. Com certeza ele e o Bob sabem muito bem o que fazem:

    http://www.youtube.com/watch?v=TKgeCQGu_ug

    ResponderExcluir
  45. Pior vídeo que já assisti!!! Pior de tudo é que esta ensinando a cruzar as mãos e braço durante uma curva.. Aff!!

    ResponderExcluir
  46. Só fico imaginando você dirigindo...pena que eu e os leitores não possamos identificar seu carro no trânsito – para ficarmos bem longe dele!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.