google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PEUGEOT DE NOVO? NEIN!! - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PEUGEOT DE NOVO? NEIN!!

Para quem achou que ia ser um passeio dos 908 HDi em cima dos carros da Audi, grande engano. 2010 foi o ano da revanche da Audi.
A velocidade dos Peugeots não foi o suficiente para vencer a resistência e competência dos alemães a bordo do R15 Plus, deixando os quatro rivais franceses para trás, e conquistando assim um incrível 1-2-3, liderados pelo carro 9.
Vencedores de Le Mans 2010
Largada
Desta vez, o "Mr. Le Mans", Tom Kristensen, ficou em terceiro, mas novamente no pódio da mais importante e incrível corrida de resistência do mundo.
Os 908 HDi eram em média dois segundos mais rápidos por volta que os R15 Plus, mas problemas mecânicos foram eliminandos os franceses, um a um, ao longo da corrida, até que na 17ª hora de prova, os R15 já estavam liderando em primeiro e segundo.
Aqui temos o resultado final que pode ser baixado em pdf.
Pela categoria GT1, uma incrível vitória da Larbre Competition com um Saleen S7R, indo contra os favoritos Aston Martin e Corvette. Na GT2, vitória da Porsche com a equipe Felbermayr Proton, deixando o brasileiro Jaime Melo fora da prova.
Mais detalhes da corrida ao longo da semana.
MB

17 comentários :

  1. Milton
    Metade chegou, impressionante. O 911 997 GT3 RSR classificou-se em 11° na geral e chegou na frente do Saleen S7R GT1. Com esse resultado, é quinta vitória de diesel na história de Le Mans, e consecutiva (3 Audi,1 Peugeot, 1 Audi).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu fico realmente impressionado com a capacidade da Audi e a "ineficiência" da equipe Peugeot (me desculpem, mas não achei palavra melhor).

    A vitória da Audi anterior à desse ano foi com o veterano R10 Diesel, que tomava 10s por volta dos Peugeot 908. No final, todos os peugeot quebraram e ficaram várias horas parados para reparos, enquanto os audi iam "devagar" e sempre, e fizeram dobradinha.

    Agora a mesma coisa, os Audi tomando um caminhão de distância por volta, mas entraram com 3 carros e fizeram 1-2-3 (aproveitamento 100%), enquanto a peugeot entrou com 5 carros (3 oficiais e 2 pelo competentíssimo Team Oreca) e só 1 deles terminou a corrida, em 4º (justamente um dos carros do Team Oreca que sobrviveu). De que adianta montar um carro fortíssimo pra treino que não aguenta andar as 24 horas de pé no porão?

    O mais irônico é que justamente o peugeot 908 Oreca que abandonou fez a volta mais rápida da corrida.

    Bob,

    Diante da evolução dos motores a diesel, acho muito pouco provável um motor a gasolina voltar a vencer esta prova, a não ser que se restrinjam fortemente os tanques de combustível dos carros a diesel, para forçar um número similar de pit stops.

    Belíssimo resultado da Porsche, que adora essas corridas de longa duração para mostrar a engenharia próxima da perfeição que ela aplica em suas fábricas. Sinal que a filosofia de Dr. Porsche continua viva e norteando os trabalhos desta fábrica espetacular.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Eduardo,
    Ou então obrigar o uso do diesel comercial, de bomba, pois o que usam é um diesel especial. Acho que dadas todas as condições iguais, o motor a gasolina sempre será superior. Porsche? Em Le Mans está brincando no quintal...

    ResponderExcluir
  5. A Porsche só não tem um LMP1 para não canibalizar a Audi. Uma pena!

    Alguém precisa mesmo informar à Peugeot que corrida de longa duração precisa ter REGULARIDADE.

    Também acho que deveria ser usado Diesel de bomba.

    Viram o que aconteceu com o Jaime Melo e o F430 dele?
    Andaram colocando pneus mais largos e parece que aumentaram a potência. Eis que o câmbio não aguentou.

    ResponderExcluir
  6. Joel,
    Isso, um Porsche LMP1 acabaria com a festa dos primos. E no caso do F430 do Jaime Melo o fusível passou a ser o câmbio. No tempo em que comandei competições na VW, no ano dos Passat 1,6 turbo, com os 230 cv o câmbio durava apenas três horas. A carcaça estufava.

    ResponderExcluir
  7. Os Pug's eram 2 segundos mais rápidos que os Audis por volta, mesmo quando tinham uma volta de vantagem. Quais eram os papéis de seus chefes de equipe?? "Galera, levantem o pé do acelerador!! Vamos rodar no mesmo tempo e poupar os carros..." Mas nãããããooo!!! "Somos muito mais rápidos!! Na telemetria os carros estão rodando como relógios suiços!! Soquem o pé no porão!!" Carlos Eduardo, xará, eram 5 Peugeot, o outro da Oreca era um Lola Oreca AIM.
    Na P1, na GT1 e na GT2 aconteceu a mesma coisa!! Os favoritos eram tão favoritos que largaram pra fazer sprint de duas horas... Peugeot, Ford GT, Corvette e Ferrari moeram tudo o que podiam e não podiam. Ninguém tem de chorar não!!!! Quer dizer, podem chorar de raiva pela burrada que fizeram em jogar fora o trabalho de um ano inteiro...
    A galera que estava acompanhando a prova pela comunidade do orkut vinha dizendo isso desde a primeira bandeira amarela causada pelo acidente do Mansell. O pessoal dizia "cacete, eles têm meia volta de vantagem e tão socando a bota!! Pra quê??" Com os Ford GT a mesma coisa. Os Vette da GT2, depois do show da Ferrari da Risi, com o Jaime Melo, no início, partindo de último e chegando na ponta da GT2 antes das primeiras duas horas, impuseram um ritmo de GT1 junto com a Ferrari, trocando várias vezes de posição por volta, isso por umas 3 horas. A Ferrari quebrou e os Vettes continuaram, de repente querendo ganhar na geral entre os GT.
    Não tem segredo, magia ou materiais de outro planeta, ENDURANCE!!! Coloca um Formula 1 em LeMans... Talvez dê umas 30 voltas, colocando umas 5 em cima do primeiro protótipo, depois babau...

    Quanto a narração/transmissão pelo Speed, critiquei fortemente as vozes mas só posso agradecer!! Enquanto a Globo e suas afiliadas, e também a Band e o ESPN nem dão a informação de que está sendo disputada a mais importante prova do automobilismo mundial, com 3 brasileiros na pista e um engenheiro brasileiro ganhando um pódio na P2 (isso nem o Speed disse...), o Speed nos entregou, mesmo que em cima da hora, imagens belíssimas de quase toda a prova e informações aceitáveis para os não iniciados. Para a galera que já tem algum conhecimento, a gente se vira e filtra as informações equivocadas. Caso a transmissão se repita, a equipe do Speed BR poderia dar uma estudada antes, inclusive tomei a liberdade de convidá-los durante a transmissão para nos acompanhar pelo orkut...
    Valeu, Speed!!!

    ResponderExcluir
  8. Só para constar, papelão fizeram a Jaguar e a Lamborghini...
    Já tinha comentado isso mas é ridículo a Jaguar deixar sua imagem de vencedora em LeMans ser representada apenas para marketing (reverso, aliás!!) fazendo o seu carro dar apenas 4 voltas, todas se arrastando!!! E não se pode dizer que foi azar de estreante pois o carro já corre na ALMS, todas as vezes sendo surrado por Ferrari, Porsche, Vette, BMW!!
    Pior foi a Lambo da JLOC. Pegaram um carro que corre o GT300 no Super turismo japonês (equivalente ao GT2) e colocaram na GT1 para LeMans. Seu melhor tempo era mais lento que a maioria dos GT2!!! No ano passado, deram uma panca no treino e nem largaram e nesse ano ficaram encerando a pista por 160 voltas...
    Eu acho um puta disperdício de grana e de imagem!!
    E fico mais puto por ser fãzasso das marcas!!!!

    ResponderExcluir
  9. Corrida incrível! Estou morando na França e aqui se falava mais em Le Mans que Copa do Mundo, no fim de semana. Foi legal acompanhar o desenrolar das 24h com colegas franceses e mais legal ainda , depois que toda poeira da decepção baixou (na eurosport só faltava os apresentadores chorarem) , eles mesmo admitiram que a Peugeot pode tentar, e até conseguir, mas que a Audi sabe direitinho a receita pra ganhar Le Mans. Eu sou Audi-maníaco, passei toda a semana zoando que a Audi ia ganhar, mas nem nos maiores sonhos podia imaginar uma vingança tão fria sobre 2009: 3 Audis no pódio, nenhum Pug no fim. Frech cars are crap! - dizem os Ingleses. Neste caso, são mesmo.

    PS - Já há algo de concreto no novo regulamento para ano que vem? Eu sei que a GT1 desaparecerá e promoverão a tecnologia híbrida, mas até que ponto?

    ResponderExcluir
  10. Pelo que ouvi, meio suspeito, a P1 vai passar a usar o regulamento da P2 e os P2 deverão usar motores derivados dos de linha regular, de fábrica e com poucas mudanças.
    Acho que só haverá uma categoria GT, nos moldes da GT2 atual.

    ResponderExcluir
  11. Puuuts... sabia que poderia ter alguma cobertura do canal Speed... pena que eu nao estava em casa.
    Mas valeu pelas informacoes Milton e Galto.
    Bob, o que vc acha de escrever algo sobre estas competicoes? Os APzeiros de plantao vao delirar... hehehe

    Abs

    DALE ALEMANHA! Em Le Mans e na Copa, 4! kkkk

    ResponderExcluir
  12. Bob
    Então os câmbios usados em conjunto com os AP's sempre foram meio "fracos"?
    Chegou a se desenvolver alguma caixa mais reforçada?
    Fale mais sobre a receita pra atingir essa potência. Hoje em dia se for ver nem da graça, qualquer pendurador de turbina consegue isso com um "kit coxinha".

    ResponderExcluir
  13. Joel Gayeski
    Não tinha jeito, eram 32 mkgf num câmbio previsto para 22 mkgf no máximo. Chegamos a melhorar o aço das engrenagens, mas o problema era a carcaça, que não aguentava. Na hora que ela se deformava surgiam folgas não previstas entre os dentes, que acabavam quebrando.
    A receita básica era 1,6 bar de pressão, o carburador duplo 36 permitido, o comando 049G, trabalho de dutos do cabeçote.

    ResponderExcluir
  14. Fabio
    Vou tratar disso. Será preciso contar com a colaboração do Luiz Antônio da Silva, o engenheiro que preparava os motore na fábrica, para mais detalhes.

    ResponderExcluir
  15. Valeu Bob!

    No carro (Gol 1.6) que tive, tendo em vista a pressao (1 bar) utilizada o resultado ficou muito bom.
    208cv/30,5mkgf (medidos em dinamometro)
    Mas o meca nao era um "pendurador de turbina" kkkk (Tonicao da Esther).
    Ahhh... e meu carro era "injetado".

    Mas tambem tive problema com cambio, numa saida de semaforo "sem receio" na Av. Nazare a terceira "banguelou"... It happens! mas valeu, matei a vontade... rs*

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Putz, por causa desses "maníacos", no bom sentido, é tão difícil achar um Passat Pointer careta pra comprar...

    ResponderExcluir
  17. kkkk... Somos nós!
    Mas a fase passou Galto... eu tinha que fazer isso ou então meu filho poderia nascer com cara de turbina... hahaha

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.