google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SEVEN + LAMA = DEFENDER - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

SEVEN + LAMA = DEFENDER



Partindo do pressuposto que um Lotus Seven e seu sucessor técnico e espiritual Caterham Seven, como sendo o carro mais básico que pode existir para um entusiasta dos esportivos, chegamos, após breve análise, à conclusão que o Land Rover Defender é idêntico ao Seven, apenas com a adição de terra.
O Seven e o Defender são similares em muitas características que podem ser chamadas de subjetivas, apesar de serem totalmente antagônicas:
- britânicos;
- de projeto muito antigo;
O Defender foi o primeiro Land Rover, se chamava Series I, quando foi apresentado em 1948. O Lotus Seven começou a ser vendido pela empresa de Colin Chapman em 1957, como kit desmontado, ou como carro pronto.

- espartanos;
O Defender atual conta com amenidades de conforto como ar-condicionado, vidros elétricos e até mesmo controle de tração. E isso me deixa preocupado. Mas ainda é bastante tosco, e como os ingleses dizem, de comportamento agricultural, pois sua condução se assemelha à de um trator no campo. Já o Seven é um kart com carroceria, e com algum esforço, tem um rádio. O primeiro modelo, o S1, tinha os limpadores de pára-brisas como opcional, imaginem.
- deixam entrar água de chuva com relativa facilidade;
Capota e janelas de plástico flexíveis no Seven, sem nem mesmo uma opção de algo mais sólido e assentado em guarnições de borracha, como fibra-de-vidro, por exemplo, garantem que uma boa chuvada vai mesmo molhar o interior. No Defender, apesar de todas as melhorias com o passar dos anos, ainda não se pode confiar cegamente em deixar algo importante no assoalho interno. Seja junto aos bancos, seja no compartimento de carga. Pelo menos ele possui umas frestas estratégicas para deixar a água sair.

- focados em uma missão apenas;
Seven: ser dirigido para diversão. Defender: andar com facilidade onde não há calçamento. Não são carros homogêneos, que fazem diversas coisas com relativa tranquilidade. São exatamente o contrário: ótimos para uma finalidade apenas.
- problemas básicos decorrentes da antiguidade de projeto;
O Seven é pequeno por dentro, pouquíssimo confortável, sem acessórios de conforto e entretenimento, a segurança passiva é hedionda, e nem se cogita pensar em acidente quando se dirige um. É melhor se concentrar em evitar problemas, porque, se bater, vai machucar.
O Defender tem posição de dirigir que deixa o motorista todo desalinhado entre volante, bancos e pedais. Os limpadores de pára-brisas tem funcionamento irregular, mesmo quando o carro é pouco usado, tem pedal de embreagem pesado na operação, alguns pontos críticos de vazamento de óleo da transmissão, como a caixa de transferência, e sua carroceria, na maior parte feita em chapa de alumínio, amassa muito facilmente.
- denotam a vida simples desejada por muita gente, trazendo uma tranquilidade relativa ao dono. Se o feliz usuário de um desses carros não se incomodar com os problemas já mencionados, e aproveitar o que eles tem de melhor, irá se sentir muito bem, com uma paz de espírito dificilmente igualada. Mas poderá inventar para si um inferno pessoal, se quiser, por exemplo, fazer a compra do mês com o seven, ou viajar em uma estrada asfaltada que sobe serras, em um Defender. Definitivamente, não são para isso.
- são apaixonantes;
Por incrível que possa parecer para quem não é entusiasta de nenhum desses carros, há pessoas fanáticas por eles. Quem entende um carro como uma exibição de tecnologia, como mostruário de bens de alto preço, como show de sempre o mais novo é melhor, se arrepia e considera ridículo o comportamento de gente exaltando as características desses dois museus que se movem. Por isso mesmo são importantes: a maioria não os entende.
Dois carros de história extensa e grande importância. Quero os dois.
JJ




18 comentários :

  1. Eu tambem quero, mas meu defender com um V8 6,6L Duramax, please.

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  2. JJ,

    Sensacional, concordo em genero numero e grau.

    Adalberto,

    Acho que vc não entendeu...Defender não precisa disso.

    MAO

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  3. Juvenal

    Respeito o Defender, mas acredito que 90% de sua fama se deve ao hype que foi criado em torno do carro.

    Não acharia ruim encontrar um na garagem, mas se fosse para escolher teria outros na frente dele (incluindo o Land Cruiser/Bandeirante).

    FB

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  4. Adalberto,

    Se vc enfiar um duramax num defender ele desmonta. Literalmente.

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  5. MAO, entendo o que quer dizer, mas depois que vi aqui na Inglaterra um com a mesma configuracao, fiquei impressionado. O ronco do V8 Duramax eh cativante. E ver aquele Defender 100 wagon preta se deslocando forte foi magico. Mas pode ser um SBC tbm.

    Alexandre, e um SBC, rola?

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  6. Ainda amo fuscas, pois são incomparáveis e únicos. É um carro que pode ser tudo, deste jipe até carro de corrida.

    Mas acho que gostaria de um Seven e por que não um Defender. Sonhar não custa nada.

    Sds,

    Cristiano.

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  7. Adalberto,

    Em algum lugar, não sei se no canada teve com sbc sim. Mas mesmo que não tivesse sido feito, caberia sim.

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  8. Coincidentemente, ou não, nas aulas de eixos e transmissões, o professor sempre fala do Land Rover. Na última aula ele mostrou um vídeo institucional do Defender em ação, mostrando como utilizar corretamente os recursos da reduzida e do bloqueio de diferencial.
    Aproveito a deixa para perguntar sobre o Niva, alguém já dirigiu um? Teoricamente ele tem os recursos necessários para ser um verdadeiro off road, tem tração integral, bloqueio de diferencial e reduzida. Um Niva vale os R$15mil que pedem? Um abraço

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  9. Alberoni

    Sim, o Niva é um 4x4 competente, mas tem suas deficiências. A criatividade do brasileiro tratou de sanar 90% delas.

    É só perguntar a qualquer "Niveiro" o que ele acha de peças do Fiat 147 e motor VW AP.

    FB

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  10. O ousado de ontem é o cult do amanhã. Cuidado com as críticas ao presente...

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  11. Obrigado Felipe.

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  12. Eu tenho um Defender 90 2004 TDi e nunca fiz trilhas, só uso na cidade e na estrada, pode parecer maluquisse, mas ele nunca me deixou na mão e quantos aos problemas citados, eu ja me acostumei.
    agora quero um 90 0km.

    PS: entra muita agua mesmo...

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  13. Interessante, nunca havia pensado no Defender como o Caterham do fora-de-estrada.

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  14. Caros,
    mais lógico é o diesel no Defender, pela maior autonomia proporcionada. A não ser que alguém me prove que existe um V8 que tenha o mesmo torque do diesel nas mesmas baixas rotações e que ainda percorra seus 10 ou 11 km/l.

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  15. Junior - Big13/10/2009, 19:44

    Seria ótimo JJ, já pensou um V8 assim?
    E não sei explicar o porquê mas entre os dois fico com o Land

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  16. Olá amigos do blog, eu estou muitissimo enteressado em comprar um defender 90 com ar, mas como terei de se desfazer do meu 1000 quase zero para partir para essa, gostaria de saber se algum tem e usa diariamente para saber como ele é na cidade, pois pretendo fazer em 2 anos uma grande expedição, mas porem tambem preciso do carro na cidade, como só posso ter 1 carro preciso me decidir se parto para algo como uma ranger cab dupla ou para um defender, algume me ajuda, please?!?!?!?!

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  17. Douglas,

    Defender na cidade é tudo de bom. Alto, forte, "fod...-se" ligado 100% do tempo. É por isso que vende tanto SUV no Brasil.

    Mas pode cancelar a academia ou contratar apenas pra perna direita. Vai ser um ótimo exercício...

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  18. Olá a todos,
    Realmente, quem tem um Defender, ou ama, ou odeia para sempre. Ele realmente deixa entrar água, é duro, vc dirige torto etc. Mas é um carrão, é não é só fama. O meu (com 12 anos e mais de 130mil Km) nunca me deixou preso em nenhum lugar. E de Santa Catarina até o final do Rio Grande do Norte ele rodou valente.
    Esse é o meu carro, usado todos os dias para ir ao trabalho, levar filha na escola, ir ao supermercado e de final de semana, passear. Mas uma dica, ele é forte, mas precisa de cuidado, como qualquer carro.
    abs

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