google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 MILLER NA ÁGUA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

MILLER NA ÁGUA


Não muito tempo atrás li em algum lugar que não me recordo uma breve história sobre corridas náuticas dos anos 20 e 30. Alguns dos grandes nomes da história do automóvel já foram relacionados com outras formas de esporte a motor.

Harry Miller, um gênio dos motores a combustão interna e de grandes carros que fizeram história em Indianápolis e afins, certa vez já trabalhou com barcos. Em 1927 ele construiu três exemplares de um V-16 de 10-litros em alumínio com duplo comando, que foram utilizados em barcos de corrida da classe Gold Cup. Na sua configuração original, o motor produzia 425 cv, mas um deles foi adaptado para sobrealimentação e produzia mais de 1000 cv.

Com o tempo, um dos motores que sofrera danos por uma quebra de biela, foi alterado para a nova capacidade de 12-litros e teve o compressor revisado, aumentando ainda mais a potência.

Hoje mais do que raríssimos, estes motores são obras de arte das competições náuticas. Sr Miller, como sempre, se superando a cada nova empreitada.

4 comentários :

  1. Milton,

    Boa sacada, post legal!
    Mais uma coisa impossivel de se ignorar. Nos anos 20 e 30 muita coisa sensacional ocorreu em competições a motor, como barcos e aviões de corrida. Muitas dessas tecnoligias tiveram aplicação imediata na segunda guerra que sobreveio no final dos anos 30 e no pós guerra veio fazer a nossa alegria com uitas dessas descobertas estando presentes em nossas amadas maquinas.
    Miller, Ricardo, Offy, Zora, todos enviados pelos deses da velocidade para nossa felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma espetacular obra de Miller, o grande artista engenheiro.

    ResponderExcluir
  3. Coisa linda a foto desse V16. Tem mais especificações dessa jóia?

    ResponderExcluir
  4. RR, infelizmente não, procurei mas não achei mais nada de interessante.
    abs,

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.