google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 FERRAMENTAS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

FERRAMENTAS

Atendendo a pedidos, resolvi clicar algumas coisas que me ajudam a trabalhar, a fazer a alegria de alguns amigos!
Ferramentas são o tipo da coisa que nunca se tem demais. É impossível, sempre têm uma utilidade especifica, são legais para alguma aplicação obscura, mesmo que só se use uma vez na vida, se paga e vale muito a pena.
Cada tipo ou grupo de ferramentas atende a um propósito mais ou menos evidente e sempre é bom ter em mente o que se pretende para que a compra seja o mais proveitosa possível.
Uma dica legal é ver o carro que voce tem ou mexe mais, no caso esecífico de medidas em milímetro ou em fração de polegada. Se o estimado leitor é amante de Volkswagens, por exemplo, deve ter todo o seu arsenal em milímetros; se é um cara que é mais chegado em carro amercano, tudo deve ser em fração de polegada. Uma ferramenta na medida ou sistema errado só vai arruinar porcas, parafusos e peças. Não é sensato nem se justifica. Logo, vamos rachar o porquinho e comprar o necessário, para se ser feliz de uma vez e sem dores de cabeça posteriores.


Nesta imagem eu coloquei algumas ferramentas manuais básicas que entendo serem excelentes para trabalharmos com algum conforto e sem muitos improvisos.
Tipos simples de ferramentas como chaves de biela ou L, que se consegue em tamanhos que vão de 3/8" a 3/4" ou de 10 a 19 milímetros. Chaves simples e relativamente baratas que ajudam muito a apertar ou afrouxar de forma rápida porcas e parafusos.
Chaves de boca planas, chaves combinadas boca/estria planas, chaves de estria com alguma angulação e elevação, chaves especiais para freios e outras porcas para fixação de tubos com flange, chaves planas para locais de difícil acesso, no caso a que aparece na foto, de 11 e 13 mm, é perfeita para retirarmos a porca que prende o carburador dos Volkswagen quando montados com apenas 1 carburador e para facilitar a retirada rápida de porcas e parafusos de medidas menores que as chaves L normais, chaves tubulares que se consegue em medidas menores que 3/8" ou 10 mm.
Chaves allen, torks, alicates de pressão, e uma ferramenta não muito comum de se achar aqui no Brasil, os puxa-furo, que são coisas simples, mas que ajudam um mundo quando se está sozinho e se precisa alinhar furos para se passar um parafuso.




Essa caixa da foto é a minha, nada demais, nada de menos e uma boa ajudante, que sempre me ajuda a fazer minhas coisas por aqui.
Claro que isso é o básico. Se voce quer ir um pouco mais longe, por exemplo, mexer em motores, vale investir em algumas ferramentas que vão tornar sua vida muito mais fácil e lhe permitir fazer coisas legais e precisas. Um bom torquímetro, que pode e sempre deve ser o mais simples possivel, uma cinta de comprimir anéis, uma boa caixa de soquetes. Se for apenas um motor ou outro, isso resolve bem, se for um hábito que se pretende cultivar, micrômetros e paquímetro são indispensáveis.
O paquímetro é universal, lê em milímetros e em polegadas. Já os micrômetros não, precisa de um para cada espécie de medição. Como são ferramentas realmente caras, só se compra se realmente houver real necessidade, tendo em vista que normalmente em qualquer retífica se faz serviço de medição e tudo costuma ser informado com coerência.



Junto com essa de fazer motor, tem sempre o problema de roscas eventualmente sujas ou avariadas, necessidade de se fazer um furo qualquer e se abrir rosca, e aí vamos descobrir que nem sempre naquele sábado à tarde, quando você, guerreiro de fim de semana resolve trabalhar um pouco e não tem nenhum torneiro aberto à disposição. O jeito, meu velho, é pegar suas ferramentinhas de corte e ir à luta. Machos, tarrachas, extratores cônicos, aquele pente de rosca para descobrir que parafuso é aquele para o qual você precisa conseguir uma porca, tudo isso voce deve ter à mão. Na foto abaixo, kits baratinhos, importados da China, sempre um em milímetro e outro em polegada, que não vão servir se você quiser fazer um serviço pesado ou muito preciso, mas são bem baratos, para serem usados sem culpa e que vão atender plenamente as necessidades nossas de fim de semana, que nos ajudarão muito a limpar uma rosca enferrujada que não deixa o parafuso rosquear de forma adequada.
Estávamos falando em motor, e na hora de montar um, nada mais legal que ter a mão um jogo de machos para limpar todas as roscas antes da montagem final, para que o torque aplicado aos parafusos venha efetivamente ser consumido no alongamento dos parafusos, e não para compensar atritos causados por ferrugem, sujeira e outras coisas que não têm lugar numa boa montagem de motor. Abaixo a minha caixinha de quebrar galho quando o torneiro não está disponível.


E num sábado à tarde, quem vai nos dar aquela mãozinha quando estamos sozinhos na garagem, aquela mão forte se nos ajuda a prender as peças? Ele mesmo, o torno de bancada, ou morsa. Um cara que sempre nos ajuda a prender uma peça no lugar para furarmos, limarmos, esmerilharmos quando não temos ninguém por perto para ajudar! Um item impossivel de dispensar em qualquer meia oficininha meia-boca de fundo de garagem de entusiasta!


E já que falamos em furar, limar, esmerilhar, como não lembrar das maquininhas bacanas que fazem uns servicinhos que não temos como fazer assim na mão limpa?


Os dois motoesmeris tem uma explicação. Num deles dois rebolos abrasivos de uso geral, um de grão fino e outro de grão grosso. No segundo, uma escova de ao rotativa e um rebolo especial, destinado a afiar ferramentas de corte. No mais, retificadeira reta, esmerilhadeira de disco, furadeira e um bom carregador de bateria.
Claro, serra tico-tico, lixadeira, politriz, compressor de ar, tudo isso é necessário e imprescindível, mas vamos deixar barato! Vamos deixar barato porque tem um tipo de ferramenta que por mais que seja mais caro e mais especifico é de uma grande valia: equipamentos de soldagem. Felizmente podemos comprar equipamentos simples como a maquininha eletrônica da foto, que vai soldar um monte de coisinhas legais que encontramos nas nossas necessidades diárias, mas evidentemente não vai servir para soldar o casco do Titanic versão 2011. Se for para coisa mais pesada, um equipamento mais sério se faz necessário.
Claro, ia esquecendo, soldar é dificil, né? Que nada, esse livrinho que eu cliquei junto com a máquina é o fim de todas as dificuldades, Welder's Handbook, o livro de mão do soldador. Recomendo enfaticamente a qualquer pessoa que queira mexer com solda mas não tenha tempo para fazer um curso decente no Senai.
O livro ensina tudo o que você pode precisar e vai ser um bom livro de cabeceira e de bancada também. Usei e recomendo. E se você for um cara com pouco amor ao vil metal, faça-se um enorme favor e compre um conjunto de oxi-acetileno, corte e solda. Para não me alongar muito, o maçarico é apenas o equipamento de solda mais versátil que existe. Simples, e além de soldar, ainda corta, fura, aquece, tempera, faz um bom e variado numero de serviços e tarefas que ajudam demais o entusiasta em suas rotinas!

E por fim, por mais que o autoentusiasta seja antes de tudo um corajoso, um forte, ele não é assim um Hulk, portanto, algumas coisinhas a mais ajudam muito nessas horas dificeis que nem toda a força humana resolve.

Talha de corrente para tirar motor e elevar coisas pesadas é excelente para locais com pouco espaço, mas requer um ponto de fixação elevado.

A talha hidráulica é mais prática, mas é mais um trambolho grande na sua garagem. Logo, na hora da dificil decisão, pense nesses pormenores. Mas em caso sério de dúvida, compre ambas. Garanto que você não vai se arrepender.
E muito importante: você vai pôr o motor aonde? Exato, no cavalete de montar motor, porque entusiasta de verdade não monta motor emcima da mesa da cozinha, não é mesmo?
Outra presença indispensável é uma prensa hidráulica. Um modelito simples, como este de 15 toneladas, faz a festa.

Apesar da foto ser ruim, uma furadeira de coluna é algo indispensável também, e se você ainda se der ao luxo de pôr uma pequena morsa com mesa de coordenadas X e Y, fica perfeita. Para furar com precisão coisas simples e pequenas. Sempre os furos saem retos, no esquadro.


Um policorte, por mais que seja algo mais recomendado a um serralheiro, é legal se for serrar e cortar peças metalicas, trabalhar com adaptações e fabricações sempre.

Agora, depois de tudo pronto e fotografado, vi uma falha imperdoável! Não limpei a parede da oficina ao redor do interruptor de luz! Já vejo o Grande e infrene beletrista, nosso amigo José Rezende Mahar me repreendendo por esta falha imperdoável, uma grosseria ímpar com os leitores do blog! Aceitem meu pedido de desculpas!

22 comentários :

  1. Eu queria ser aprendiz nesse lugar!

    Sou um daqueles que têm admiração pelo Mahar, mas nem vou reparar o interruptor. Digamos que a sujeira ao redor deste seja o testemunho do trabalho imaginativo lá feito.

    Parabéns!

    Sds.

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  2. Depois de muita choradeira o AG fez a tao pedida lista de feramentas obrigatorias na garagem de um auto entusiasta...
    Mas valeu a pena esperar muita boa essa lista.E naum esquenta a cabeça com a sujeira qual oficina q naum tem uma sujeirinha ???

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  3. Um belo parque de diversões, com certeza!

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  4. Boa AG!
    Valeu as dicas.

    Saudações.

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  5. A toca do ogro revelada em seus mais sórdidos detalhes!!!

    MAO

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  6. Aos que pediram, e aos amigos que já leram e se manifestaram: não existe nada mais legal para um entusiasta que ferramentas. Que bom que curtiram. Essa foi uma pincelada rápida no assunto, tem mais coisa, tem mais itens tão legais e até alguns mais legais que esses, mas pela proposta, acho que são os que um cara com vontade de se divertir precisa ter.
    Uma nota apenas, que vale ser dita: o torquimetro, a cinta de prensar anéis e a talha de corrente me acompanham a mais de 26 anos. o que demonstra claramente o quanto uma ferramenta bem tratada rende em serviço para quem a trata bem. O carregador de baterias cor de bronze era do meu pai, que o comprou muito antes que eu nascesse.

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  7. AG, no manual Haynes eles mandam substituir as porcas do coletor de escape sempre que precisar mexer nele, as porcas originais são travantes e flangeadas. O problema é que não se acha essas porcas nas concessionarias, em casas de parafusos só se acha porca travante mas não flangeada, ou flangeada mas não travante.
    Nesse caso uso porcas travantes comuns e arruelas?

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  8. Pornografia de engenheiro.

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  9. Anderson,

    Pode usar comuns e arruelas de pressão, pode usar travantes com arruelas lisas, mas sempre cuide para usar porcas de aço bom ou de latão, as de aço com baixo carbono, as que chamam de ferro comum não são boas.

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  10. Parece minha garagem , cheia de tralhas de entusiasta .

    Ps: que tal um post sobre as rodas BBS RS , elas marcaram época mesmo?

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  11. Obrigado AG! As porcas são de aço 8.8
    Para o resto do escapamento eu estou usando parafusos e porcas de aço inox.
    Eu tenho quase que uma coleção de porcas e parafusos aqui em casa, é o tipo de coisa que só da valor quem precisa deles. Tambem tenho bastante ferramenta, algumas delas éram do meu falecido pai. Lembro da felicidade dele quando descobriu um jogo de chaves de fenda imantada, heheheh.

    Abraço.

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  12. Clésio Luiz30/10/2009, 00:04

    Faltou um detalhe: nunca compre ferramentas importadas da China/Paraguai, essas baratinhas demais. Raiva é o que você estará levando pra casa. Uma ferramenta de boa qualidade é algo que lhe servirá para o resto da vida. Pense nisso:
    o caro sairá barato no futuro. Ferramentas baratas falham quando você mais precisa delas, não valem a pena.

    Mesmo que seja para montar o seu armário, compre coisa de qualidade.

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  13. Tiozinho da marreta30/10/2009, 00:38

    AG, vibrei com esse post! Cara, que pena eu não ter uma câmera pra tirar umas fotos da minha oficininha e mandar pros colegas, hehehe. Acho que pra ela ficar completa, falta urgentemente o cavalete do motor, tá me fazendo uma falta danada um desses, mas quero eu mesmo fazer o meu. De resto eu tenho tudo, compressor de ar, aparelho de solda decente (um Ibersol antigão mas ótimo), um estoque quase ilimitado de parafusos, porcas, arruelas e etc... Diversão garantida nos fds!!! Abraços!

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  14. Jesus!

    Esse post deveria ser chamado de "Guia prático para montar uma pequena oficina"!

    Congrats AG!

    Aqui em casa me faz falta a talha ou a "girafa".

    Com ela, eu já teria rancado o AP da Belina, desenhado uma flange para o usar um Duratec, teria arrancado o B16 do Civic do meu irmão e mandado para a retífica... :)

    Ah... Me falta também uma garagem! :(

    Como é ruim morar em condomínio nessas horas.

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  15. Muito bom AG!! Tava procurando por isso!!!

    []'s
    Marco

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  16. Que aula! E tudo muito bem resumido. Eu confesso que sou um dos que já danificou algumas porcas e parafusos por usar a chave errada, fração de polegada onde deveria ser milimetrico.

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  17. Tópico orgasmático este!!!

    Minha esposa nunca entende o porquê da quantidade de ferramentas que tenho em casa. Mostrarei esse post pra ela ver quanta coisa me falta ainda...

    Parabéns AG, simplesmente sensacional.

    Uma dúvida, existe algum livro em português tão bom quanto esse que vc indicou sobre soldas?

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  18. Muito bom! Ahhhh senti até saudades de estar no meio dessas máquinas e ferramentas.

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  19. Alan,

    Não tenho conhecimento de causa suficiente para falar das rodas BBS.

    Clesio,

    Nem sempre é necessário comprar a ferramenta mais cara, mas com certeza a mais barata, de procedencia ruim é bucha na certa, dinheiro jogado fora.

    Alexboni,

    Não sei de nenhum em portugues

    Todos,

    Uma coisa boba que ajuda muito a trabalhar e que se adquire com o tempo é uma boa sucatinha de porcas, arruelas e parafusos. Não se pode ser feliz sem uma dessas. Correntes ajudam muito também!

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  20. Para cupim de ferramenta não adianta ferramenta boa. Para fim de semana compre ferramentas do paraguai/china. Tem umas ferramentas boas como jogos de soquetes e torquimetros que são aceitáveis. Não compre ferramentas elétricas, essas não empurram serviço pesado, somente hobby.

    Eu por exemplo, tenho um jogo de soquetes do PY, torquimetro do PY, chaves torx do PY, Halen (uns 4 anos do PY) e me arrependo de não ter comprado um jogo de soquetes torx no PY, pois comprei um do PY no Brasil e não deu problema para apertar o cabeçote do meu carro (50 Lbf - 5 estágios - mais 160 graus 2 estágios).

    Ferramenta tem que usar com carinho que dura. Mete o martelo em cima de um soquete gedore para ver quanto tempo aguenta.

    Sds,

    Cristiano.

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