google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 V-8 PELA METADE - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

V-8 PELA METADE



Quem acompanha este blog vai se lembrar de quando contei sobre a ligação entre o Pontiac Tempest original e o Porsche 924.
Pois bem, além da idêntica árvore dentro de um tubo que levava o movimento do motor dianteiro para a transmissão lá atrás, existe uma outra grande similaridade entre o Pontiac e o sucessor do 924, o Porsche 944.
Lembrem-se que o Pontiac, como já contei aqui, tinha como propulsor original um quatro cilindros em linha deitado (slant) , ou seja, inclinado como uma das bancadas de um V-8. No caso do índio em questão, esse quatro em linha era realmente assim, exatamente a metade direita do V-8 389 (6,4 litros) da empresa. Esse V-8 viria depois se tornar famoso e tema de canções quando montado no Tempest de segunda geração, que assim equipado receberia o mítico nome de GTO.
Quando a Porsche resolveu criar um novo motor para o 924 para substituir o VW/Audi de 2 litros que o equipava, acabou por fazer exatamente o mesmo que a Pontiac: cortou o V-8 de seu 928 pela metade.
O V-8 do 928 deslocava naquele tempo 4,5 litros e tinha comando único no cabeçote, sendo a posição das válvulas e a forma da câmara de combustão (um triangulo em seção) muito parecida a dos V-8 americanos, mas simetricamente oposta. Explico: no V-8 americano as válvulas estão inclinadas para o centro do motor, de forma que suas hastes ficam mais próximas do comando (no vale do "V"), e das varetas e balancins de acionamento. No V-8 Porsche, as válvulas (e acima delas, os comandos, neste caso localizados nos cabeçotes) estão inclinadas para o lado oposto, mais para fora do centro do motor (veja nas fotos abaixo). Desta forma, o 928 é um motor mais largo que, por exemplo, um Chevrolet V-8 de bloco pequeno. A ideia inicial da Porsche para o 944 era usar o V-8 do 928 em menor deslocamento, mas por este motivo ela se tornou inviável (motor fica muito largo para o cofre). E é também por isso que existem alguns ogros (inclusive no Planalto Central do Brasil) que conseguem colocar um Chevrolet V-8 nos 924/944/968 sem maiores problemas.





Metade de 4,5 litros eram 2,25, mas todos sabemos que o 944 nasceu com 2, 5 litros, para manter a potência no objetivo do projeto (mais de 150 cv). Os alemães sendo quem são, isto determinou que o 4 em linha tivesse pouquíssimas peças em comum com o V-8, apesar do desenho praticamente idêntico. Até tamanho de válvulas, perfis de comando, pistões, bielas, juntas, cabeçotes eram distintos. No caso do Tempest, o 4 em linha era internamente idêntico ao V-8, usava o mesmo cabeçote, tinha exatamente a metade do deslocamento do V-8 (3,2 litros) e era montado na mesma linha que montava seu irmão maior.
Mas os alemães criaram um quatro em linha grande tão suave e liso quanto um seis em linha BMW, e a Pontiac ficou famosa por criar um dos motores mais vibradores da história. Nada vem de graça mesmo em engenharia.

A história de como a Porsche conseguiu tamanha suavidade por si só já é interessantíssima. Desde cedo a empresa sabia que teria que usar as árvores contra-rotativas criados pelo inglês Lanchaster no início daquele século, mas o que não esperava ter que pagar licença para a Mitsubishi, que patenteara as melhores formas de instalar e acionar as tais árvores. Principalmente porque a Porsche descobriu que os motores Mitsubishi (com árvores contra-rotativas) eram mais vibradores do que o do 944 SEM as árvores... A Porsche tentou achar uma maneira de circunavegar as patentes japonesas, mas por fim acabou comprando licenças, e amargando anos de propagandas da empresa nipônica alardeando o fato.
Por sua vez, o motor do 924, membro que era da familia estendida de 4 cil "AP" da VW (na verdade, apenas a arquitetura básica era a dos nossos AP's), que também era slant de nascimento, acabou por tomar um caminho inverso e ganhar uma versão duplicada nos V-8 Audi nos anos 90. Talk about coming full circle...
É interessantíssimo também notar que em 1961, quando a GM lançou o Tempest e o Corvair, a Porsche ainda fazia carros derivados da configuração básica do Fusca. Entre os dois compactos GM, poderia se ver todas as futuras configurações de Porsches dos anos 70, 80 e 90: um slant 4 dianteiro de deslocamento alto e com transmissão traseira, um V-8 de alumínio dianteiro com transmissão traseira (o Tempest com o V-8 Buick opcional) e motor de seis cilindros contrapostos refrigerado a ar pendurado atrás do eixo traseiro, no Corvair. E o Corvair até tinha uma versão turbocomprimida, a partir de 1962, que só apareceria nos 911 treze anos depois.
Existem vários outros "meio V-8" em competições, mas só consigo me lembrar de mais um que atingiu produção seriada. E que, por caminhos para lá de tortuosos, acaba por ter relação com a GM também.
Trata-se do motor da inglesa Triumph, que usou metade do V-8 OHC de seu Stag para criar um slant 4 OHC. Por um acaso do destino, acabou por ser lançado não num carro inglês, mas sim num Saab, em 1967.


Um surrado Saab 99 (abaixo), onde vemos o motor derivado do Stag (acima) montado na posição Saab, o inverso do tradicional, com a embreagem para a frente do carro:


A adorável, idiossincrática, fantástica e completamente indecifrável marca sueca lançou o motor no seu novo 99, montado à frente do eixo dianteiro, invertido, de trás para frente, com a embreagem voltada para a frente do carro e a transmissão embaixo dele, e usando suspensão double-wishbone, triângulos superpostos, na dianteira. Não me perguntem o por quê de tão esquizofrênica configuração, mas com esse primeiro 99 estava selada a configuração básica amada por uma geração inteira de Saabistas juramentados, entre eles o nosso JJ (um amante platônico) e o meu amigo Valter, dono do magnífico 900 Turbo 2 portas preto de 1991 abaixo, raríssimo no Brasil.

A Saab chegou a montar alguns 99 com o V-8 do Stag, mas acabou por seguir o caminho turbocomprimido que a tornou famosa. Em 1972, os suecos traziam a produção do motor para sua casa, redesenhando muita coisa. O motor do carro do Valter não tem nenhuma peça em comum com aquele meio V-8 original, mas com certeza vem de uma linhagem direta dele.
Quando a GM comprou a Saab, encontrou um 9000 equipado com o motor abaixo (foto tirada do site "Tommi's SAAB"):
Um V-8 de quatro litros derivado do quatro em linha DOHC de 16 válvulas da Saab. De novo, o círculo se fechava. Mas a GM matou esta brincadeira, e em breve acabaria com os motores e toda a personalidade da empresa.
Quem sabe agora, com os malucos suecos de novo assumindo a Saab, ela volte à vida, e a sua lógica incompreensível mais divertidíssima.


MAO

15 comentários :

  1. Para nos certificarmos que os suecos da Saab são mesmo malucos, basta ver este video:
    http://www.youtube.com/watch?v=SJTMSm1y6jY

    ResponderExcluir
  2. Não tem muito a ver com os meio V8, mas, acho que o povo mais entusiasta são os ingleses. Agora, sobre a SAAB, dá para ver que cada vez mais as marcas menos associadas e mais independentes são as que apresentam soluções com mais entusiasmo.

    Sds,

    Cristiano.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo Laranjo03/09/2009, 10:09

    Eu sempre estranhei aquela inclinação do AP 1.8 da Parati do meu pai. Agora tá explicado!!!

    ResponderExcluir
  4. MAO
    Há um caso famoso de meio V-8: o Opala 151, meio Ford V-8 302: 4 pol de diâmetro x 3 pol de curso nos dois.

    ResponderExcluir
  5. "A ideia inicial da Porsche para o 944 era usar o V-8 do 928 em menor deslocamento"

    Que eu saiba a ideia era usar um V6 derivado do V8, mas que foi impossibilitado pois o motor não podia ser inserido por baixo do carro, junto do eixo de transmissão e do câmbio, além de ser mais pesado e exigir reforços que matariam a perfeita distribuição de peso do "924".

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de acrescentar mais um caso de V8 cortado ao meio, o motor Comanche da International Harvester, derivado do 304 pol, que equipava o jeep Scout e algumas pick-ups da série 900 nos USA.
    Nota: O motor 304, no caso o V8, também foi fabricado no Brasil e equipava os caminhões NV 184, entre 1960 e 1966.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo

    No caso do AP, 27 graus de inclinação. Informação inútil, mas quem gosta sabe...

    FB

    ResponderExcluir
  8. Tremenda aula!

    Mas nos dois motores V-8 acima, Porsche e GM da para ver que o GM e um push rod.

    Tenho um colega aqui que tem 1.95m de altura e e louco por SAABs.

    Meu tio que mora e e da na Europa tambem e louco por SAABs.

    Vai entender...

    ResponderExcluir
  9. Grande post!

    E serve para provar que nos EUA as coisas saem na raça, ao passo que os alemães já fazem tudo na mais perfeita engenharia. Mas nem sempre tecnologia demais ajuda...

    Lembro-me de um professor de Sistemas Fluidodinâmicos, na época da faculdade, que visitou dois centros de pesquisa, um na Alemanha e outro nos EUA. Ambos tinham túneis de vento, com venturi de seção variável, para estudo de perfis de asa de avião. Na Alemanha, o sistema era complicadíssimo, composto por diversas lâminas finas, superpostas umas às outras, complexamente controladas por computador, responsável pela atuação de zilhões de servo-motores, a fim de ajustar o perfil na forma exata desejada. Nos EUA, os americanos usaram uma chapa de aço de 1/2 polegada, acoplaram vários atuadores hidráulicos "ignorantes" e, para variar a seção do venturi, a chapa de aço era deformada na marra! E com a vantagem de conseguirem uma superfície perfeitamente lisa, sem os pequenos (mas existentes) degraus entre as lâminas do projeto alemão...

    ResponderExcluir
  10. Marco Antonio,
    JJ foi mencionado, e não sem motivo. Já imaginaram esse V-8 SAAB em produção ? Não sabia desse desenvolvimento, pena ter sido cancelado.
    A história poderia ser outra...

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito dos motores V8 de 7 litros. Apesar de serem grandes demais...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Cara..Parabéns pelo post e pelo blog
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Luis,

    Eu mesmo disse isto, em uma reportagem em um site a algum tempo atrás:

    http://www.uol.com.br/bestcars/classicos/924-1.htm

    Na realidade, as duas possibilidades (V8 e V6) foram estudadas juntas, e não foram para a frente pelos mesmos motivos.

    MAO

    ResponderExcluir
  14. AH!

    Assim sim! usahsuahsuash

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.