google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PRIMEIRO ANO DO AUTOENTUSIASTAS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PRIMEIRO ANO DO AUTOENTUSIASTAS

Caros leitores e leitoras,

Em agosto estamos completando 1 ano de AUTOentusiastas.

Para aqueles que não sabem, vamos contar como surgiu este blog.

Em 2000 havia um pequeno grupo de discussão e troca de e-mails entre entusiastas.

Em 2003 esse grupo cresceu um pouco e recebeu alguns jornalistas e outros membros do meio automotivo como participantes assíduos. As discussões eram empolgantes e de altíssimo nível. Em alguns dias eram trocados mais de 200 e-mail.

Mais ou mesmo no mesmo ano, esse grupo de troca de e-mails se transformou num restrito fórum de discussão na internet, o que facilitou muito a nossa comunicação.

Novos membros entusiastas se juntaram, sempre partindo da indicação de algum membro e sujeito à aprovação do grupo após um período de experiência.

De 2003 a 2008 tivemos uma atividade intensa com altos e baixos, houve uma dissensão e a divisão em dois grupos, com posterior reunificação.

Em julho de 2008 percebemos que o conteúdo de nossas discussões poderia ser muito interessante para todos os entusiastas. E, mais que isso, a opinião de outros entusiastas poderia contribuir muito para o enriquecimento delas.

Então em agosto de 2008, aproveitando as facilidades da internet, decidimos criar um blog. Nasceu o AUTOentusiastas.

Este é um blog onde se fala de carros e assuntos relacionados com seriedade, critério, senso crítico, opiniões embasadas e organização, feito por colunistas, ou blogueiros, com conhecimento e experiência em diversas áreas relacionadas. Um blog simples mas comunicativo, onde a participação dos leitores é bem-vinda e só ajuda a aumentar o nosso entusiasmo.

Ao completarmos um ano de vida podemos destacar alguns pontos interessantes.

Primeiro, podemos dizer que não foi fácil. Como todos os colunistas têm outras atividades principais, esse blog é feito no escasso tempo livre. Em conversas entre os colunistas descobrimos que posts simples podem levar horas ou até dias de preparo, na busca por informações precisas e argumento com forte embasamento.
Para trazermos mais informação convidamos novos colunistas ao longo do ano, incluindo um americano e recentemente um suéco, o Rex e o Hans, além do local Felipe Bitu.

Logo no começo percebemos que tínhamos muitos leitores assíduos e assim nos esforçamos para manter um nível de atividade constante, com posts diários e interessantes. Algumas vezes chegamos a falhar por pura falta de braço, motivada pela ocupação profissional de cada um.

Entendemos que os leitores são parte essencial de nossa dedicação, ou este blog não teria razão de ser. Assim como queremos dividir nosso entusiasmo, nos alimentamos do entusiasmo de vocês. Fizemos um esquema onde todos os colunistas recebem todos os comentários por e-mail. Portanto, podem ter certeza que lemos praticamente tudo e respondemos o máximo que podemos.

A participação dos leitores com comentários e opiniões gera ideias para outros posts e assim a roda vai girando. Gostamos muito, mas muito mesmo, de ler seus comentários.

Em contrapartida, temos certeza de estar contribuindo para aumentar o conhecimento dos leitores, entusiastas ou não, de alguma forma ajudando-lhes a ter uma vida melhor.

E para comemorar esse ano de vida pensamos em algo para despertar e manter ainda mais o entusiasmo de todos nós. Como quase todos os colunistas oficiais já contaram suas histórias de entusiasmo, convidamos seis personalidades e um de nossos leitores para nos falar sobre entusiasmo por automóveis.

Do dia 24 ao dia 30 teremos um texto de um de nossos convidados por dia. São eles:

José Luiz Vieira, o decano dos jornalistas especializados em veículos;

Fernando Calmon, uma autoridade no jornalismo do setor automobilístico;

Jason Vogel, outro grande jornalista, editor do caderno de automóveis Carro Etc., do jornal O Globo;

Fabrício Samahá; proprietário e editor do site Best Cars, o mais completo do segmento, existente há praticamente 12 anos;

Alexander Gromow, o maior conhecedor de Volkswagen no Brasil, autor de dois livros sobre o besouro;

José Rezende “Mahar”, um profundo conhecedor de automóvel e dono de uma cultura automobilística invejável;

e o leitor Carlos Fernando Scheidecker Antunes, um entusiasta nato e proprietário de 3 Corvettes.

Obrigado pela participação e entusiasmo!

AUTOentusiastas

30 comentários :

  1. Parabéns!!
    Acompanho o Blog há alguns meses quando um companheiro de fórum www.preparados.com.br mandou um texto do Bitu. Desde então sempre leio e comento.

    ResponderExcluir
  2. Ôpa!

    Aguardando ansiosamente os posts do JLV, cujos ótimos textos releio sempre que posso na minha antiga coleção de Motor 3.

    ResponderExcluir
  3. caros,

    não é exagero dizer que o momento em que entro no blog é um dos pontos altos do meu dia. parabéns a vocês e que continuem trazendo esse conteúdo tão rico sobre nossa paixão comum!

    ResponderExcluir
  4. Vai ser muito bom ler o JLV por aqui, lembrar um pouco dos tempos de Motor 3.

    ResponderExcluir
  5. O alto nível do Autoentusiastas tornou o blog leitura obrigatótoria.

    Parabéns.

    Também aguardo com ansiedade o texto de JLV,autor de centenas de textos lendários na sempre saudosa MOTOR 3,que para quem não conheceu,carregava no seu interior feras como Fernando de Almeida,o homem dos aviões, e J.R. " Mahar",que também estará aqui

    ResponderExcluir
  6. Saudações à equipe de feras responsável por este blog, que tem se tornado leitura obrigatória de um número cada vez maior de pessoas.

    Parabéns pelo primeiro aniversário e pelas "aquisições" que estão por vir, especialmente o grande JLV.

    ResponderExcluir
  7. Acho que nunca escreví nenhum comentário, porém, entro diariamente no fórum e não tenho nenhuma crítica aos integrantes. As opiniões, mesmo quando apaixonadas, são sempre respeitosos e cheios de informações valiosas...
    Vc´s estão de parabéns pela iniciativa, continuem sempre assim.

    ResponderExcluir
  8. Vida longa AUTOentusiastas!!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos que fazem esse blog! Extremamente interessante pela diverssidade e qualidade dos assuntos. Parabéns por trazerem entusiastas de verdade para falarem do que gostamos. Carro. Não foram poucos os textos que li aqui de declarações tipo "eu amo carro e daí?" acho isso fantástico. Virou minha leitura obrigatória desde que conheci. Novamente parabéns a todos, inclusive pela parcialidade como alguns assuntos são tratados. De opniões imparciais, em cima do muro acho que o mercado está mais que saturado, mas de bons embasamentos, defendendo honestamente um ponto de vista vemos poucos. Novamente, parabéns a todos!


    Luís F.

    ResponderExcluir
  10. Parabens pelo primeiro ano e desde já os meus votos de vida longa ao AUTOentusiastas.
    E que continue assim nessa mesma linha e o mesmo entusiasmo.
    Vai ser dificil conter a ansiedade para começar a ler os artigos de gente da pesada, como Mahar, JLV, Gromow, Vogel...
    Abraços
    Romeu.

    ResponderExcluir
  11. Junior VAMODOIDO21/08/2009, 23:15

    Só quem tem a agradecer aqui somos nós, brindados diariamente com informação séria e de qualidade. E o mais importante: sem perder a paixão.
    Acompanho a pouco tempo o blog desde um link do orkut sobre os falados Chevettes por aqui. Desde então a pagina foi pra favoritos, home page e não consigo mais ficar sem.

    Parabéns pelo ótimo serviço que prestam a nós entusiastas-leitores.

    ResponderExcluir
  12. Achei o blog por acaso via google, ótimos textos,um time de primeira,tem tudo para fazer "n" aniversários ,parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  13. Mario Henrique22/08/2009, 00:16

    Suuuuuucesso!
    Não tem outra forma de resumeir este espaço.
    Parabéns.
    JLV: Impressionante como após tanto tempo ainda deixa saudades!
    Quero saber do "koizaestrañha".
    Que seja o primeiro de muitos aniversários e comentários!!!!!
    Forte abraço à todos!
    E agradeço ao Bob, que me apresentou à vocês...

    ResponderExcluir
  14. Joel Gayeski

    Eu cheguei a conhecer você no Preparados?

    FB

    ResponderExcluir
  15. Parabens ao Blog!Uma das minhas leituras obrigatorias todos os dias.Pra completar,fui apresentado ao blog por ninguem menos que Bob Sharp.
    Um abraco a todos

    ResponderExcluir
  16. Parabéns aos integrantes desse blog, que pra mim é o melhor blog da atualidade.

    ResponderExcluir
  17. Comecei a acessar o blog a poucos meses quando procurava por torsen, desde então acesso todos os dias. Parabéns pela iniciativa, pelas informações e pelas discussões. Qualidade é primordial e isso vocês tem de sobra.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  18. Faço votos de que este seja apenas o primeiro de muitos e muitos aniversários do AUTOentusiastas.

    O conteúdo é simplemente excelente, feito com paixão, mesmo nos casos mais técnicos. Sempre defendo que não é preciso arroubos visuais para algo ser bom. A forma como o blog vem sendo elaborado está perfeita.

    O presente de aniversário está uma "perdição", só nomes de peso, de verdadeiros entusiastas.

    Parabéns e vida longa ao AUTOentusiastas.

    ResponderExcluir
  19. Alexandre Zamariolli22/08/2009, 15:15

    Vale lembrar um dos textos do José Luiz na saudosa Motor 3, escrito há mais de vinte anos e que, ainda hoje, talvez seja a mais eloquente tradução do espírito dos AutoEntusiastas:

    "Curtamos nossas paixões. Amém!"

    Parabéns pelo aniversário. Que seja o primeiro de muitos.

    ResponderExcluir
  20. Quando o mestre Bob Sharp anunciou sua saída do Best Cars Web Site, escrevi para agradecer-lhe os anos de ensinamentos proporcionados por suas colunas.

    Ele respondeu convidando-me a acompanhar o trabalho do AUTOentusiastas.

    Neste blog encontrei um grau de inteligência, senso crítico, conhecimento técnico e talento raros na imprensa dita "especializada".

    Há também um elegante respeito à diversidade de opiniões. Provando que, onde há inteligência, a imbecilidade do "politicamente correto" torna-se dispensável.

    Parabéns a todos da equipe e também aos leitores, cujos comentários são, em grande parte, muito enriquecedores.

    Termino com um pedido: gostaria muito de ver uma avaliação do Chamonix Spyder 550S.

    Abraços a todos,
    Fernando Silva

    ResponderExcluir
  21. Eu aprendi muito aqui com vocês todos e só tenho a agradecer.

    Parabéns e muito obrigado.

    E que esse seja o 1º ano de muitos.

    ResponderExcluir
  22. Carlos Galto22/08/2009, 21:40

    Também fui apresentado ao blog pelo Bob, quando de sua saída do ótimo Best Cars.
    Sempre adoro a conversar sobre carros mas só consigo isso decentemente com dois ou três amigos. Aqui "converso" com vários novos amigos e aprendo a cada post...

    Obrigado e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  23. Marlos Dantas23/08/2009, 00:26

    O AUTOentusiastas tem sido de suma importância no cotidiano dos amantes de automóveis e dos não tão amantes assim. Digo isso não só pelo excelente conteúdo tratando dessa maravilhosa máquina que é o carro, mas também pelos valores de cidadania e respeito ao próximo repassado pelos colunistas em seus posts. Inconscientemente, com seus textos, os egrégios senhores que escrevem neste blog estão contribuindo para um Brasil melhor; contribuindo para um mundo melhor...

    Foi muito bom encontrar esse grupo de pessoas que encaram o tema “carro” com seriedade e de forma metódica e calculista, porém, sem perder o entusiasmo e o romantismo... Após esse um ano acompanhando o blog (conheci o blog depois de um mês de lançado, mas “tirei o atraso” lendo os posts anteriores), é possível descobrir o autor do texto sem nem mesmo ler o seu nome no cabeçalho...

    É bonito como se falam de carro nesse blog, não de forma desassociada, mas dentro de todo um contexto político-social. E isso é interessante: não falar gratuitamente de carro, mas também do mundo onde ele se insere. Dessa forma, não apenas o conhecimento automotivo é perpetuado; é formado um ciclo cultural, ajudando a formar idéias e pontos de vista.

    Agradeço a vocês por tornarem meu dia mais rico em cultura e, de certa forma, me tornarem uma pessoa melhor e por aumentar meu círculo de amigos, ainda que virtuais.
    Deixo também meu obrigado ao mestre Bob Sharp por ter me indicado o blog e, também, por, sempre cortês e prestativo, solucionar algumas dúvidas que envio por email. Eu já estava triste pela saída dele do BCWS quando escrevi-lhe uma mensagem e ele me retornou com o endereço do AE. Deixei de ler seus textos apenas aos sábados para ler quase todos aos dias!

    Parabéns à toda equipe do AUTOentusiastas e aos idealizadores deste magnífico projeto. E que venham muitos outros aniversários!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo primeiro ano e que muitos outros venham!

    Aguardo ávido pelas colaborações do Mahar e do JLV.

    Aproveito para sugerir mais um nome: o Francis Castaings, outro entusiasta, sobretudo pelos clássicos.

    Sds,

    Der Wolff

    ResponderExcluir
  25. Mister Fórmula Finesse24/08/2009, 08:28

    Parabêns a todos nós! Esse espaço só tende a crescer e ficar cada vez melhor, será a Motor 3 do espaço virtual.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns ao Blog e a todos que dele participam.

    Realmente, com a profusão de comunidades no orkut e fóruns com frequentadores que só conhecem um carro se ele participou de velozes e furiosos, é um prazer poder ler artigos de qualidade neste mar de banalidades.

    Mais uma vez parabéns e obrigado por compartilharem vossos conhecimentos conosco.

    Abraços

    Sergio Cordeiro Jr.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo primeiro ano de vida.

    ResponderExcluir
  28. Caros mentores e executores do AUTO Entusiastas,
    Um ano de BLOG, e milhares de seguidores, muitas polêmicas sempre conduzidas com distinção, informações, relatos, histórias, tecnologia e amor pelos Automóveis.
    Acho que vocês com todo o direito devem se orgulhar do espaço conquistado entre os “novomobilistas” e “antigomobilistas” indistintamente.
    On top of that, sinto-me envaidecido e profundamente grato pela distinção do convite para apor um escrito meu entre aqueles das “feras” que para tal foram convidadas.
    De certa maneira, por um momento, ouso sentir-me neste Olimpo onde vocês estão. E olhem que é um sentimento pra lá de agradável.
    Agradeço muito e desejo vida longa a este fantástico BLOG
    Respectfully
    Alexander Gromow

    ResponderExcluir
  29. Xará,
    Orgulhosos estamos nós, por podermos dispor da compania de pessoas tão ilustres em nosso barzinho virtual. Uma enorme satisfação para todos nós. Obrigado a voce e a todos os Ilustres convidados que nos brindaram com seus excelentes textos, para deleite nosso e de todos os leitores e participantes!
    Aqui é o lugar onde podemos ver que nossos hérois estão vivos e no poder e ainda são nossos amigos!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.