google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O MG BRASILEIRO. - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

O MG BRASILEIRO.

Me lembro vividamente dessa simpática gaiolinha com motor VW a ar. Passava de ônibus em frente à fábrica durante toda a semana, nos idos de 1984, a caminho do curso pré-vestibular. A empresa se chamava Cronos, localizada na Rua Vergueiro, bem próximo à Avenida Paulista, em São Paulo. Não passava de uma oficina grande, bem equipada, e tinha uma bela placa tomando toda a a fachada , isso no tempo pré-Kassab, o prefeito que acabou com a poluição visual (isso ele acha) eliminando as placas grandes das empresas, e está prestes a prejudicar dezenas de milhares de trabalhadores que se utilizam de ônibus fretados. Mas esse cidadão não é assunto para agora, pois quero lembrar de coisas boas, não de gente que prejudica os outros.
A gaiola se chama Crotalus, simples ao extremo, com a mecânica mais simples que podemos imaginar aqui na nossa terra, e com dimensões compactas. Havia versões de 1 ou 2 lugares. Um brinquedo, homologada para andar nas ruas.
As imagens são de um folheto que peguei em algum Salão do Automóvel, já não sei de que ano, e está um pouco amarelado, assim, desculpem pelas imagens de baixa qualidade.
Desde antes da Crotalus, já haviam as gaiolas maiores que ela, usadas em provas de Autocross, que sempre me atraíram pela espetacular simplicidade, e eu era frequentador assíduo do "morrão", uma pista de autocross e outra de motocross, escavadas em um barranco na Avenida das Juntas Provisórias, no bairro do Ipiranga. Hoje, o morro deu lugar à expansão da Favela do Heliópolis, que já foi definitivamente agregada à cidade como bairro. Triste.
Talvez essa atração pela ausência de complicação seja o mesmo motivo forte que provocou o sucesso dos MG do pós-guerra. A oportunidade de se divertir com um carro, apenas dirigindo-o, e com o mínimo de manutenção. O fator modernismo e atualidade em carros nos trouxe vantagens espetaculares em muitas características, mas a facilidade em manter o carro de casa com uma caixa de ferramentas básicas ficou no passado. Quem precisa de carro todos os dias, tem que possuir algo atual, se quiser evitar ficar a pé. Exceto, claro, se for um mecânico profissional ou amador com mais de um carro disponível, e tempo para consertar aquele mais antigo que sempre tem algum probleminha. Esses são absoluta minoria, e a massa sempre vai preferir um carro novo.
Da Cronos e seu produto que me dá água na boca, nada sei da história, mas imagino que seu criador conhecia muito bem as gaiolas de competição, e imaginou algo ainda menor e mais leve, minimalista em tudo. E conseguiu fazer um carrinho que provocou divagações até chegar aos MG !
Essas estruturas tubulares sempre me atiçam a vontade de fazer uma para mim, com alguns detalhes bem pensados para não ter problemas no uso, e a Crotalus até hoje, foi a que mais se aproximou das minhas idéias. Se fosse expandir o raciocínio para o motor dianteiro, ficaria muito próximo de um Lotus Seven e derivados, ou do Motiva, do Polati.
Muito raramente, uma Crotalus aparece a venda em algum lugar, mas nunca fui ver de perto. Ainda não cresci o suficiente.
JJ

22 comentários :

  1. Caramba, entrei aqui pra ler algo sobre carro e não política.
    2º post com fortes referências a isso, sinceramente acho desnecessário e me tirou a motivação de continuar lendo o texto.

    ResponderExcluir
  2. Habib Kassab20/07/2009, 08:44

    Concordo com o Juvenal, num adiantou nada o Kassab fazer a limpeza.

    Ainda sobraram muitas mulheres e carros feios nas ruas. Isso é poluição visual!!!

    Abaixo os Saabs, abaixo as mulheres feias! HUEHUEHUEHUE

    Menos política, mais carro!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vocês são bastante engraçados. Como se os políticos não influenciassem nossas vidas com os carros. Eu também fugia de assuntos sobre política quando era mais novo, e acredito que a maioria fazia e faz isso até hoje. O resultado está aí, nos palácios de governo, prefeituras e lá em Brasília.

    ResponderExcluir
  4. Marto Suplício20/07/2009, 09:22

    Jota Jota,

    em quem vc votou, vc lembra?

    Não vale cargo executivo, esse é fácil. Tente lembrar Vereador, Deputado Estadual, Federal e Senador. E veja se lembra também o vice dos cargos executivos que vc votou.

    Complicou né?

    Se eu quiser um blog sobre política (não trânsito, mas política mesmo), vou em vários outros, não neste. Você viva de renda de Outdoor? Ou usa fretado? Ou foi multado por radar fotográfico? Ou seu carro caiu em um buraco? Muita tristeza nessas suas palavras, Juvenal.

    Volte a falar de carro, mesmo que seja de Saabs.

    ResponderExcluir
  5. Isso ai, como disse o amigo acima, palavras amargas e/ou tristes.
    Bom "eu também " não, "eu fugia" fica melhor. Afinal você não sabe se eu ou os demais fugimos desse assunto. Eu muito pelo contrário, me interesso e me importo muito com esse assunto.
    Inclusive o último livro que li sábado passado é sobre política Lula Minha Anta - Diogo Mainard.

    Fica a dica! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Juvenal,
    lembro-me dos anúncios da Crotalus nos idos de 85\86. Então com 10 anos, era o meu sonho de consumo. Mas hoje, vendo a gaiola com um olhar um pouco mais maduro, imagino que o comportamento dinâmico dela deve beirar o bizarro. distribuição de peso que deve beirar os 80% atrás e só uns 20% na frente. Entreeixos curtíssimo, ou seja, nervosismo puro. Os freios, bem mais potentes na levíssima frente, devem travar só de olhar para o pedal. Mas, mesmo assim, aindo aceito de bom grado um brinquedo desses.

    Abraço

    Lucas

    ResponderExcluir
  7. Juvenal,

    Eu sempre tive vontade em ter uma gaiola dessas também, você falou tudo!
    não para usar no trânsito e no dia-a-dia, pois acho que seria inviavel. Mas para diversão seria ótimo, um Kart para andar fora das pistas.

    um abraço

    ResponderExcluir
  8. Caraca! Só mesmo aqui no AUTOentusiastas para fazer o Crotalus surgir de algum ponto obscuro de minhas memórias... Nem me lembrava do dito cujo. Confesso que só lembrei do carro ao ver as fotos.

    ResponderExcluir
  9. Não sei o porquê desse "azedume" de alguns com um texto iniciado com referência política. Algumas linhas abaixo da introdução é evidenciado que o objetivo do post é falar de coisas boas e não de quem só atrapalha. Ou seja, de política no post, temos cerca de somente 10% do texto...

    Além disso, não concordo que o AUTOentusiastas deva se restringir única e exclusivamente a carros e ponto final. As partes política e legal (legislação) sempre fizeram parte do blog, basta uma pesquisa rápida de posts antigos para constatar isso. Essa diversidade de assuntos ligada ao mundo dos automóveis é que faz o AUTOentusiastas diferente dos demais blogs sobre automóveis.

    ResponderExcluir
  10. Marlos Dantas21/07/2009, 00:51

    Concordo com o R. Runner. Apesar de respeitar a opinião dos amigos que se manifestaram contra as citações sobre política nos textos, venho lembrar que ela, felizmente ou infelizmente (talvez em nosso país mais infeliz do que felizmente), influencia diretamente em nossas vidas, em diversos aspectos, inclusive no trânsito. Realmente seria ótimo que as ações, muita das vezes equivocadas, dos políticos não interferissem em algo que nós gostamos tanto como a vida sobre quatro rodas. Talvez por esse ponto de vista os posts do blog não abordem o carro como um elemento isolado, mas sempre ligado a um contexto político-social.

    ResponderExcluir
  11. Também acho sem sentido essa "histeria" em relação a política.

    ResponderExcluir
  12. Marco Molazzano21/07/2009, 15:40

    JJ,

    A versão chique dessa gaiola, diretamente da Inglaterra, com motor de moto Honda 1000cc.

    http://www.ragemotorsport.com/shop/custom.asp?cpid=custom1

    Não achei o preço, mas é caro (vi por 42.000 dólares um usado 2008)

    MM

    ResponderExcluir
  13. Relaxa e goza!21/07/2009, 20:54

    Abaixo os Kassab's e viva os Saab's!

    e viva as gaiolas de passarinho!
    hauHAUhaeuhaueAUEuaeuaheuaheu!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Juvenal, sabe que essa gaiolinha também ficou marcada em minha memória. O desenho bacana e o nome interessante me chamaram a atenção. Se não me engano eu tinha uma Motor 3 com um teste dele.
    PK

    ResponderExcluir
  16. Road Runner, Marlos,
    grato pelos comentários. Eu prefiro sempre falar e escrever sobre carros, mas quase tudo que fazemos com nossos queridos veículos depende de políticos.

    Grechejr,
    Não gosto de desagradar a quem me lê, mas é dífícil não aproveitar esse espaço para manifestar minhas opiniões e tentar acender algumas velas nessa escuridão que é a cidadania brasileira.

    Marco,
    muito bacana essa gaiola, tinha que ser da Ilha Entusiasta !!


    Paulo,
    não é Motor 3, deve ter sido 4 rodas mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Juvenal

    Na década de 80 fui a São Paulo algumas vezes visitar uma irmã(moro em Goiânia-GO), e num sábado ou domingo resolví visitar um feirão de carros que se não me engano era no pavilhão de exposições do Anhembí, e lá eu me apaixonei profundamente por um Cronus Crotalus, e confesso que até hoje ainda sonho em ter um bichinho desses na minha garagem.

    Tenho um buguinho Cooper de 2 lugares muito arrumadinho e gostoso de dirigir, mas ainda assim sonho em ter um Crotalus.

    Japi

    ResponderExcluir
  20. JUvenal, tenho um crotalus a 12 anos e ainda naoa cabei de restaurar, com algumas melhorias, se tiver interesse manda email eemrsonsimoes55@hotmail.com preciso vender ele.

    Att

    Emerson

    ResponderExcluir
  21. JUvenal, tenho um crotalus a 12 anos e ainda naoa cabei de restaurar, com algumas melhorias, se tiver interesse manda email eemrsonsimoes55@hotmail.com preciso vender ele.

    Att

    Emerson

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.