google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O (PEN)ÚLTIMO LEÃO VENCEDOR - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

O (PEN)ÚLTIMO LEÃO VENCEDOR


Como este ano a Peugeot venceu a 24 Horas de Le Mans, merece ser lembrado o último Pug a vencer a corrida.

O 905 1B foi o carro que completou a árdua tarefa em 1993 e, diga-se de passagem, em grande estilo. Tudo começou em 1988, com a apresentação do projeto 905, chefiado por ninguém menos que o baixinho Jean Todt. Em 1990, a divisão de competição da Peugeot, chamada Peugeot Talbot Sport, apresentou o carro que disputaria o Campeonato Mundial de Esporte Protótipos.


O chassi do carro foi projetado pela empresa francesa Dassault Aviation, a mesma que fabricou o Dassault Rafale e os caças Mirage. O motor do 905 não era derivado de tecnologias dos caças a jato, mas sim do V-10 que a Peugeot desenvolvera para a Fórmula 1, no então regulamento dos motores 3,5-litros aspirados.


O carro não começou bem, entrando no meio da temporada de 1990 com a primeira geração do modelo, correndo poucas corridas e sem bons resultados. Não era culpa de pilotos ruins, pois os dois escolhidos eram Keke Rosberg e Jean-Pierre Jabouille, grandes nomes da F-1. Nesta época, vale lembrar, as velocidades máximas em Le Mans eram superiores a 400 km/h no final da reta de Mulsanne (dos carros mais rápidos, como o Sauber-Mercedes e os Jaguar, mas o outros ficavam logo atrás com "modestos" 390 km/h), que ainda não possuía as duas chicanes, e desta forma, carros com aerodinâmica inferior sofriam grande desvantagem.


Em 1991, a primeira temporada completa que o carro faria, a situação melhorou um pouco, pois conseguiram uma vitória na corrida do Japão, mas ainda não era o suficiente. A evolução do 905 foi apresentada no meio da temporada, com o 905 1B, totalmente reformulado na aerodinâmica e com motor mais potente. Não há números oficiais, mas falam em respeitáveis 680 cv, lembrando que o motor era aspirado. Ao fim do ano, a Peugeot conquistou o vice-campeonato, perdendo para a Jaguar.

Em 1992, o 1B venceu mais corridas, incluindo Le Mans com os pilotos Mark Blundell, Yannick Dalmas e Derek Warwick, e o Campeonato de Construtores, na frente da principal rival Toyota.


Em 1993, a grande consagração veio em Le Mans com o 1-2-3 da equipe Peugeot. Com diversas mudanças de regulamento, equipes oficiais de fábrica deixando de competir, a Peugeot parou o desenvolvimento do 905 Evolution 2 e também abandonou a categoria, para se dedicar à Fórmula 1.


6 comentários :

  1. Milton,
    Esse sim,tem cara de carro de corrida, não o 908 HDi...

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  2. Milton, um desses 905 estava no leilão do museu Peugeot, além de alguns F1, por exemplo Jordan Peugeot, eles fizeram uma limpa do que tinham em dobro. O Bob tem razão, esse tem mais cara de carro de corrida. Abraço
    Marco

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  3. Paulo Keller20/06/2009, 21:49

    Faço coro com o Bob e o Marco; ess 905 é mais bonito.

    Belo post MB!

    PK

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  4. De um modo geral, os carros de corrida antigos são mais bonitos que os atuais. Será somente uma questão de busca pela aerodinâmica perfeita?

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  5. Road Runner e demais amigos, concordo plenamente que os carros de décadas passadas são mais bonitos nas suas linhas. Pessoalmente gosto muito dos carros dos anos 80 e começo dos 90, na época do Grupo C com quase todos os carros fechados.

    A busca pela melhor aerodinâmica é uma evolução constante. As proporções do 905 para o 908 não mudam muito, mas as linhas e principalmente o fluxo interno de ar (por dentro da carenagem), evoluiu muito com o uso de túnel de vento e simulações computacionais. O carro mais avançado nesse ponto é o Audi R15, mas ainda não chegou na melhor forma otimizada.

    Ainda há o que se desenvolver nisso, mesmo que seja nos detalhes. Mas, hoje em dia, os detalhes é que fazem a diferença entre vencer ou perder.

    abs

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  6. O problema do túnel de vento é que não tem vento lateral, não tem curva, como é o ataque ao ar quando o carro está fazendo uma curva a X km/h, e recebe um vento de cauda, ou simplesmente o fato de virar o pneu. Não sei até que ponto existe carro perfeito aerodinâmicamente.

    Não conhecia este 905, mas, o desenho dos mk I me lembra muito a grade e os faróis do 405 da época, bem como o 306 e o 106. O que eu acho é que a peugeot sempre teve muita coerência com o desenho. Gosto muito de peugeots, mas, das famílias mais antigas. Das novas, o 206 antigo e o 307. Mas sou doido no 205. Um dia tenho um para acomapanhar o meu 405 Mi16 95.
    Abs, Cristiano.

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