google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 GUERRA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

GUERRA

Nesse último final de semana o Rio de Janeiro sediou uma etapa do campeonato brasileiro de motovelocidade. Estive no autódromo no sábado para dar uma olhada nos treinos, ver como é o esquema, como é montado o circo.

O que vi lá é digno de post em nosso blog, não pelo profissionalismo, não pelo avanço técnico, muito menos por causa da estrutura, mas sim pelo romantismo e pela garra.

Existem algumas equipes com apoio de fábrica, patrocínio de multinacional, equipamentos parelhos ao usado no mundial de Superbike, contudo isso é uma grata exceção. Nas categorias menores, 125, 250 e 600 Hornet o que se via era uma força de vontade muito grande de acelerar, contra tudo e contra todos. Grande parte dos pilotos estava acampada em barracas de camping dentro dos boxes e traziam consigo, além da moto e equipamento de segurança, apenas uma gorda caixa de ferramentas. Mecânicos e pilotos sentados no chão, buscando o último acerto no bólido de menos de 50cv. Quem já acompanhou uma etapa do paulista de kart sabe a diferença, pilotos de 13 anos com massagista particular, pilha de motores, chassis e pneus.

Ao puxar papo com um dos pilotos, uma história deliciosa, o cara começou a treinar em um loteamento asfaltado em Parati, onde vive. Achava-se imbatível por entender que ninguém poderia ser mais rápido que ele no loteamento. Foi para Interlagos durante o primeiro treino vê um sujeito com a mesma moto colocando por fora dele. Incrédulo pensou “se ele me consegue também consigo” e foi andando na referencia do piloto da frente. Na próxima curva a moto começou a desgarrar alternadamente de frente e de traseira, nosso piloto do loteamento pensou – “Não é possível! Será que vou ter que fazer todas as curvas assim?”

A história do loteamento me lembrou claramente dos livros e dos textos dos pioneiros do automobilismo brasileiro, como o Emerson colocando o Gordini da mãe de lado na Praça Villaboin em Higienópolis.

Foi muito bom ver aquilo. Saí de lá com um certo pesar por gostar tanto de autómoveis.

3 comentários :

  1. É esse romantismo, essa "raça" que eu sinto falta no automobilismo como um todo. Agora ficou tudo muito comercial, deixando em segundo plano a competição em si.

    Por exemplo, lendo o livro do Bird e vendo alguns (pouquíssimos) vídeos no YouTube sobre as competições dos anos 50/60, eu pensava que sabia alguma coisa de andar rápido de carro... Mais ou menos a sensação do rapaz ao ver que teria que andar "de lado" com a moto para ser competitivo. Aquilo sim eram corridas de automóveis!!!

    ResponderExcluir
  2. Sobre a estrutura no Kart, explica porque o Brasil está carente de talentos reais.

    ResponderExcluir
  3. Viça, também estive lá e achei "duca" os moleques acelerando nas CGs. Concordo totalmente contigo.

    P.S.: Tinha ambulância lá? Das arquibancadas não se via...

    Umberto.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.