google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ABERTO OU FECHADO? - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ABERTO OU FECHADO?



O canal Speed está transmitindo a 24 Horas de Le Mans, em trechos de cerca de 2 horas, intercalados por outros programas.
Depois de assistir bastante, me ocorreu de pensar nos motivos que fazem as equipes e fabricantes escolherem cockpit aberto ou fechado para seus carros. As vantagem de cada um são:
- intempéries. O fechado será sempre mais confortável.
- aerodinâmica. O aberto deve ter, de forma geral, uma maior turbulência na região do capacete do piloto. O fechado direciona melhor o ar para o aerofólio traseiro.
- visibilidade. O aberto é superior, lógico. Mas na condição de sol de frente atrapalha bastante.
- troca de pilotos. O aberto torna o trabalho mais simples. Mas isso não se trata de vantagem de tempo de parada, pois o abastecimento, troca de pneus, limpeza de vidro, faróis e dos números de inscrição são bem demorados, o que dá bastante tempo para afivelar os cintos, e trocar o banco no caso de pilotos de estatura e compleição física diferentes.
- acessibilidade a alguns sistemas dentro do cockpit. O aberto leva vantagem, desde que os pontos a serem verificados esterjam próximos das bordas do cockpit. No fechado, o mecânico precisa fazer a pose de cobra mergulhadora e esticar os braços para dentro.
- estilo. Pessoalmente, prefiro os fechados. Carro sem capota, nas pistas, só fórmula.
JJ

3 comentários :

  1. Também prefiro os fechados ... outro ponto a favor seria a melhor estruturação do carro. Tem a questão da segurançca também, onde o piloto fica mais protegido.

    ResponderExcluir
  2. Juvenal, o fechado possui um contra-ponto que é o embassamento dos vidros, que pode ocorrer na chuva, mas agora os carros já têm ar-condicionado que deve resolver tal problema.

    Os abertos são não estão propicios a problemas como quebra de um pára-brisas ou mal funcionamento do limpador na chuva, o que pode ser um problema grave se ocorrer.

    Pessoalmente prefiro os fechados, acho as linhas mais bonitas, mas também há carros abertos muito bonitos como são os RS Spyder.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Alem desses pontos que o Milton citou, os carros fechados tem centro de gravidade mais alto por causa do teto.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.