google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VOLUME DE TRÁFEGO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA: O PERFEITO ALINHAMENTO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

VOLUME DE TRÁFEGO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA: O PERFEITO ALINHAMENTO

O artigo do Juvenal Jorge recentemente públicado e esta manhã, pilotando minha moto para o trabalho, me inspiraram a escrever este artigo: o quanto o trânsito nas cidades e estradas está relacionado a fatores que muitas vezes nunca imaginávamos.

Vamos aos fatos: normalmente o trajeto da minha casa ao trabalho pelas ruas de Toronto, ON (Canadá) leva aproximadamente 20-25 minutos. Entretanto, essa média aumenta um pouco nos meses de verão e principalmente nas quinta-feiras para cerca de 35 minutos. Já nas sexta-feiras esse tempo volta a cair para valores abaixo da média.

Se me lembro de quando morava em São Paulo, normalmente as sexta-feiras eram terríveis, com inúmeros quilômetros de congestionamento e uma perda de tempo sem tamanho. Véspera de feriado, então, uma loucura! Aqui, acontece justamente o contrário. Em feriados que caem na segunda-feira, na quinta-feira o trânsito é um pouco mais pesado e na sexta-feira, tranquilo. Nesse momento, o leitor deve estar se perguntando: por que?

Tudo isso se deve a uma pequena diferença na legislação trabalhista canadense: aqui as férias podem e normalmente são tiradas de forma picada. O cidadão aqui não é obrigado, como na legilslação brasileira, a tirar suas férias de uma única vez. Isso faz uma diferença enorme no trânsito pelo simples fato de que a grande maioria das pessoas aproveita os meses de verão e tira os seus dias de férias nas sexta-feiras.

As férias aqui são proporcionais ao tempo de trbalho na mesma empresa. Portanto, pessoas com longo tempo de casa conseguem fazer que todo o final de semana de verão seja um fim de semana prolongado.

Posso observar isso na empresa que trabalho, onde as sextas-feiras são tranquilas, com muitas pessoas de férias. Já quem vem ao trabalho neste dia sente que este rende muito mais devido ao menor stress para chegar ao trabalho e menores interrupções.

Portanto, uma simples alteração da legislação trabalhista brasileira em relação aos requisitos das férias poderia trazer certos benefícios que muitas vezes nunca teríamos como relacionar. Tenho certeza que muitos brasileiros fariam como os canadenses e não ficariam presos em congestionamentos se tivessem essa opção!

5 comentários :

  1. interessante mesmo, aqui em Porto Alegre não é diferente, sexta-feira e até mesmo as vezes, nas quintas-feiras o trânsito é um inferno, sabado e domingo a mesma coisa

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Rio é ao contrário. Sexta-feira é sempre um dia infernal no trânsito. Até porque os guardas municipais, que seriam os responsáveis pela organização, simplesmente desaparecem as sextas-feiras à noite e também em dias de chuva. Resumindo: enquanto não houver uma organização séria não adianta pensar em férias alternadas e a sugestão do tal rodízio é simplesmente sacanagem!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida os canadenses são um povo, não um amontoado de gente como os brasileiros. Lá se usa o cérebro, aqui, só o estômago.

    ResponderExcluir
  4. Aqui o funcionário simplesmente falta quando quer e manda o patrão se virar.
    Quan o o patrão se vira, e manda ele embora, toma prejuízo, porque esses imbecis são amparados pela legislação trabalhista populista e ultrapassada.

    ResponderExcluir
  5. "Legislação trabalhista populista e ultrapassada"? Palavras de um patrão cujo sonho deve ser a revogação da Lei Áurea...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.