google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PRIMEIRO FÓRUM DE AUTOMOBILISMO – FEI - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PRIMEIRO FÓRUM DE AUTOMOBILISMO – FEI

Foi realizado nos dias 13 e 14 deste mês o I Fórum de Automobilismo, promovido pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em seu campus de São Bernardo do Campo.

Lá estiveram expostos alguns dos mais importantes carros da história do automobilismo nacional, além da maravilhosa palestra proferida pelo ex-piloto Bird Clemente (Equipe Vemag e Equipe Willys) seguida de um bate-papo com comentários pelos convidados jornalistas Lito Cavalcanti (Rede Globo) e Flávio Gomes (ESPN). O mediador foi o Prof. Eng° Ricardo Bock, da instituição.

Bird Clemente na sua palestra na FEI

Entre os carros, oito estiveram expostos.

O primeiro foi a carretera 18 do piloto Camillo Christófaro (também conhecido como “Lobo do Canindé”).

As carreteras vem de uma longa história originada na Argentina, nas décadas de 30 e 40, onde provas eram disputadas em estrada aberta, muitas vezes de terra, recebendo carros sem grandes refinamentos técnicos, mas com motores de grande cilindrada e potência.



A carreteira 18 participou de provas durante muitos anos, recebendo aprimoramentos ao longo desse tempo. Ela conta com motor e suspensão dianteira de Corvette e suspensão traseira De Dion retirada de um Ferrari Testarossa que se acidentou em Interlagos.

Reparem no detalhe do freio a disco deste carro. Há um espaçador que afasta a roda do cubo, mantendo o disco descoberto. Pinça e disco são avantajados, porém não possuem qualquer refinamento de refrigeração. O disco é sólido. Não é ventilado, não possui furos ou ranhuras, tornando-se bastante sensível à temperatura.


O segundo carro é uma réplica da carretera DKW-Vemag, derivada do Belcar, participante da Mil Milhas de 1961.

Reparem que este carro teve o teto rebaixado, e a traseira modificada, eliminando-se as portas traseiras para aliviar peso.


O próximo carro é o Willys Interlagos berlineta.

Derivado do Alpine Renault A-108 (importante carro de rali e pista da época, na Europa), foi o primeiro carro esportivo de linha a ser fabricado no Brasil e o primeiro de carroceria de compósito plástico-fibra de vidro.



Os protótipos Mark I e Mark II (Bino), também presentes, foram evoluções da berlineta que serviram à Equipe Willys.




O Carcará, com motor central-traseiro de 1.089 cm³ e transeixo DKW-Vemag, foi um protótipo feito especificamente para bater o recorde nacional e sul-americano de velocidade. Este é uma recriação feita por Toni Bianco sob encomenda de Paulo Trevisan, que tem um museu de carros de corrida em Passo Fundo, RS.

A marca estabelecida por este carro, de 212,903 km/h, ainda está de pé para carros com motor de até 1,1 litro.

Nosso colega Bob Sharp é testemunha ocular da história deste carro.


Já este Maverick dos anos 70 recebeu preparação de Oreste Berta (tradicional oficina de preparação argentina) para enfrentar os Opalas.



O Copersucar Fittipaldi FD01 foi o primeiro carro projetado no Brasil para a Fórmula Um.

O projeto é do engenheiro Ricardo Divila, ex-aluno da FEI. Foi um carro inovador em muitos aspectos na categoria, numa época em que a corrida tecnológica e a disparada de custos da categoria ainda não haviam ocorrido.

26 comentários :

  1. Só algumas correções:
    Os Mark I eram derivados dos Alpines usados pela Equipe Willys e nunca foram Bino. Já o Bino Mark II era derivado do protótipo Willys 1300.
    O Maverick que recebeu preparação do Orestes Berta não foi este aí. O original acho que está no Museu do Trevisan e o Carcará exibido é uma cópia, ou recriação do original, que desapareceu...

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa!

    Que venham muitos e muitos outros.

    Sds,

    Der Wolff

    ResponderExcluir
  3. Memória do automobilismo nacional é algo praticamente inexistente. Mais difícil ainda é ver alguns exemplares reunidos. Que sirva de incentivo a quem tem algum carro vencedor guardado apodrecendo em alguma garagem!!

    ResponderExcluir
  4. Cesar, a história dos Mark I e II vc encontra aqui:
    http://www.obvio.ind.br/A%20Equipe%20Willys.htm

    Acho que não sobra dúvidas sobre o nome "Bino".

    Sobre o Maverick, fica uma dúvida minha.
    Reconheço que o Maverick da Equipe Hollywood foi o único inteiramente transformado nas oficinas da Berta. No entanto a fama desta preparadora era grande na época, sendo que haviam outros carros com componentes dela (havia um Chevette nas pistas brasileiras com motor preparado pela Berta).

    Portanto, embora o Maverick em questão não tivesse sido preparado diretamente pela Berta, nada impede que componentes, ou mesmo um motor inteiro tenham vindo de lá, o que já justificaria o termo "preparação Berta" anunciado no evento.

    Nosso colega Bob Sharp possivelmente saberá solucionar esta dúvida.

    Sobre o Carcará, você está certo.
    Este carro das fotos não é o carro original.
    Acompanhando as páginas do site da Óbvio, é possível ver que o Carcará teve seu chassis aproveitado em um carro de fórmula que se perdeu em um acidente, e a carroceria desapareceu sem deixar paradeiro.
    E o Carcará original era totalmente artesanal, sem desenhos de engenharia.

    No entanto, este carro foi reconstruído integralmente pelos artesãos originais, que lembraram de cada mínimo detalhe do original.
    Portanto, é muito mais do que uma simples réplica.

    Aliás, peço desculpas a todos por não colocar no texto a presença na platéia do grande número de pessoas relacionadas com esta história.

    Bob, você poderia me ajudar lembrando todos os personagens históricos que ali estavam?
    Depois farei um adendo à própria matéria.

    ResponderExcluir
  5. Cesar Costa,

    Obrigado pelas observações.

    O Carcará foi cedido pelo Museu de Carros de Corrida Antigos de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, o museu do Trevisan. Na realidade é o Carcará II pois como dito o original sumiu. O carcará II é uma recriação, feita pelo Toni Bianco a pedido do Trevisan para comemorar os 40 anos do récorde de velocidade do modelo original.

    O Maverick de fato não é o famoso Berta, mas esse modelo também teva a prepaação Berta.

    Quanto ao MK1 acredito que você esteja correto.

    PK

    ResponderExcluir
  6. Qual é o motor utilizado na carreteira 18?

    Abraços à todos

    ResponderExcluir
  7. Faço votos que fóruns como esse venham para ficar. A história dos primórdios do automobilismo brasileiro está muito pulverizada, é difícil encontrar informações precisas da era romântica. Literalmente, faz parte da memória de alguns poucos que viveram naquela época, infelizmente.

    Por isso que o livro "Entre Ases e Reis de Interlagos", do Bird Clemente, é excelente, sem contar a qualidade do livro como um todo, a começar pelo conteúdo. Coisa fina!

    ResponderExcluir
  8. anonimo,

    Normalmente o Camilo usava um small block chevy 283. Claro, sempre rotulado como motor de corvette. O que era verdade, os vettes usaram este motor durante os vários primeiros anos, até a chegada dos 327 em 1962. Era comum o uso de venenos de época americanos.

    ResponderExcluir
  9. André;
    O site da Óbvio está errado em relação a denominação do Bino. A homenagem ao Heins foi no Mark II. O Mark I era apena Mark I e eram na realidade os Alpines da equipe, com as carrocerias modificadas (muito mais bonitos, diga-se de passagem). Quando a Ford comprou a Willys, o Bino chegou a ter, nos para-lamas traseiros o logotipo do futuro Corcel, dando a entender que seria este seu motor, mas acho que era só marketing. O motor deveria ser ainda dos Alpines.
    O Carcará original ficou com o Norman Casari e teve a suspensão traseira aproveitada no Casari A1, que hoje está no Museu do Trevisan. A última notícia, não confirmada, sobre o paradeiro do Carcará original seria que seus restos estariam em uma oficina, na região de Volta Redonda, aqui no Rio, e teriam sido confundidos com um tanque de combustível de uma carreta.
    Quanto ao Maverick Berta original da Equipe Hollywood, também está no Museu do Trevisan.

    ResponderExcluir
  10. Cesar, andei consultando algumas fontes, e descobri que esse é um material que precisa ser pesquisado em profundidade.
    Sofremos do mal da falta de documentação da história do automobilismo brasileiro.

    Há várias discordâncias e inconsistências que precisam ser aparadas, e não só quanto à questão dos Mark.

    A carreteira do Camilo é um grande exemplo. Ela foi modificada constantemente ao longo de mais de duas décadas, e a cada descrição que tenho do carro é diferente das demais. Difícil dizer qual a configuração atual, a não ser consultando a própria família, que ainda é proprietária do carro.

    A questão dos Mavericks "Berta" é outra.
    A Berta produzia o melhor cabeçote para motor 302 na época.
    Pelas minhas pesquisas, um número indeterminado de carros parece ter usado esses cabeçotes, e em algumas fontes são chamados de "Mavericks Berta". Provavelmente o carro exposto é um deles.

    O destino final do Carcará é mais uma das lendas da nossa História sem memória.
    Já ouvi várias versões diferentes dela, mas que precisam ser comprovadas.

    Ela é comparável à história de um segundo Tucker no Brasil, do qual há umas poucas fotos de época, mas que ninguém sabe e ninguém viu.
    Só achando esses carros pra desfazer os enganos, mas depois de tanto tempo, será que ainda restará algo deles?

    É importante que esse tipo de questão seja levantada.
    O tempo não para, as provas materiais desaparecem e os personagens deixam a vida para entrar nas páginas da História.
    E a História que fica acaba fragmentada e inconsistente.

    Se não há esse tipo de situação, a História nunca será escrita como merece. Consertar esses erros é parte do espírito do entusiasta.
    Não vamos deixar esse assunto morrer no ponto que está.

    ResponderExcluir
  11. André:
    Meu guru nesta área é o Mestre Joca e ele concorda comigo quanto ao Mark I e ao Bino Mark II. Já quanto ao Maverick Berta, não duvido que este e outros usassem os cabeçotes do Mago de Alta Garcia, mas o Maverick Berta, totalmente construído e desenvolvido por ele foi o da Hollywood, que hoje repousa no Museu do Trevisan. Havia na época um carro similar a este da foto, que corria na antiga Divisão 1, mas creio que o regulamento não permitia o uso de outro cabeçote.
    Quanto ao Carcará, conforme eu disse, a última informação "não confirmada" foi aquela. Pode ser falsa ou verdadeira.
    Concordo com você quanto a preservação da Memória Brasileira ser muito fraca, principalmente no automobilismo, mas acho que a Internet e , principalmente os Blogs, estão recuperando boa parte dessa Memória. Claro que sempre haverá discussão e discordância, o que é saudável. De mais a mais, existe sempre a possibilidade de alguém querer valorizar seu carro com histórias fantasiosas.
    Um exemplo disso é o tal Interlagos II, que anda participando de encontros de antigos como sendo um carro que a Willys "não teve tempo de lançar e fez apenas um protótipo". Ora, quem fez um Mark I não iria fazer aquilo que chamam de Interlagos II.
    Outro exemplo, mas aí do lado positivo: há anos ouvia dizer que o Fittiporsche havia sido destruído. O próprio Wilsinho falava isso. Há pouco tempo atrás no Blog do Saloma, descobriu-se que o carro esteve abandonado em Brasília por muito anos e que recentemente foi vendido para alguém da região metropolitana de Belo Horizonte. Quam descobriu isso foi o Jovino, um dos frequentadores do blog, cujo único interesse é preservar a história.
    Enfim, o que quero dizer, sem ofender a ninguém (de repente o cara o Interlagos II comprou o carro com essa história e acredita), é que nem tudo "pesquisado" na Internet é realidade.

    ResponderExcluir
  12. Lindo o post! Com certeza é memorável este forum, e que cada vez mais se possa "achar" o nosso saudoso automobilismo

    ResponderExcluir
  13. Este Maverick da foto é uma réplica, com a pintura inspirada nos Mavericks Hollywood... este corre na categoria Históricos V8 em Interlagos, junto com mais 5 Mavericks...
    Ah, nessa categoria também tem um Maverick com a pintura inspirada no Maverick Mercantil-Finasa.

    Sobre a mecânica do Maverick Berta-Hollywood, ele usava cabeçotes americanos Gurney Eagle, e os 4 carburadores Weber duplos eram colocados diretamente nos cabeçotes, não havia coletor de admissão...

    ResponderExcluir
  14. Hello
    http://www.dongjinsuji.com/ - tamiflu pills
    Information on TamifluBuy Tamiflu (Oseltamivir) online and save your money! No prescription, no hidden fees!
    Tamiflu is prescribed to prevent and treat flu for adults and children aged 1 year and older.
    [url=http://www.dongjinsuji.com/]tamiflu pharmacy[/url]
    Do not freeze liquid Tamiflu.
    buy tamiflu
    You can then continue taking Tamiflu as scheduled.

    ResponderExcluir
  15. Hello all
    http://www.samsungpages.com/ - order ambien online
    Eliminate insomniaOrder Ambien online without prescription.
    [url=http://www.samsungpages.com/]ambien drug[/url]
    Hence we can consider it as a multi purpose drug.
    purchase ambien
    One of the most important use of Ambien drug is that an individual in the state of Coma is brought to complete conscious state by the use of Ambien drugs.

    ResponderExcluir
  16. [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485459459]cheap cialis[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485461507]cheap cipro[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485463555]cheap cleocin[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485464579]cheap deltasone[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485464835]cheap indocin[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465091]cheap lasix[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465347]cheap levitra[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465603]mobic dosage[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465859]cheap nolvadex[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466115]cheap propecia[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466371]cheap sumycin[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466627]cheap synthroid[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466883]cheap viagra[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485467139]cheap zithromax[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485467395]cheap proscar[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485467651]cheap tamiflu[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468163]drug doxycycline[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468419]diflucan yeast infection[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468675]cheap topamax[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468931]buy albuterol[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485469443]buy albuterol[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485470211]buy cialis[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485470979]buy cipro[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485471491]buy cleocin[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485472259]buy deltasone[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485472771]buy indocin[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485473539]buy lasix[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485474051]buy levitra[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485475075]buy mobic[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485476099]buy nolvadex[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485477891]buy propecia[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485479171]buy sumycin[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485481219]buy synthroid[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485483779]buy viagra[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485485571]buy zithromax[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485488643]buy proscar[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485491715]buy tamiflu[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485495555]buy doxycycline[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485499395]buy diflucan online[/url]
    [url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485503235]buy topamax[/url]

    ResponderExcluir
  17. Hello
    http://www.cagefightingschool.com/ - ambien cost
    This sleeping disorder which can give someone a lot of discomfort can now be relieved by Ambien.
    [url=http://www.cagefightingschool.com/]buy ambien online[/url]
    20% off! No prescription!
    Ambien, Zolpidem, is a drug that treats insomnia.
    ambien pharmacy
    20% off! No prescription!
    Ambien, Zolpidem, is a drug that treats insomnia.

    ResponderExcluir
  18. http://www.title-holder.com/ - lexapro pill

    Lexapro inhibits serotonin re-uptake.
    [url=http://www.title-holder.com/]escitalopram generic[/url]
    Those with anxiety disorder might be experiencing restlessness, fatigue, difficulty concentrating, irritability, muscle tension and sleep disturbances.
    lexapro anxiety
    It is a selective serotonin reuptake inhibitor which affects unbalanced chemicals in the brain that caused depression and anxiety.

    ResponderExcluir
  19. Hello
    levitra pills
    This does not mean that this dosage is the right dosage for you.
    [url=http://www.doscape.com/]generic vardenafil[/url]
    This drug is a Food and Drug Administration approved.
    http://www.doscape.com/ - vardenafil online
    Tell your doctor about your current and past medications.

    ResponderExcluir
  20. Hi,
    http://www.hhservices.net/ - propecia price
    If you are suffering from hair loss, don't let this condition hinder your relationships any longer.
    [url=http://www.hhservices.net/]generic finasteride[/url]
    Try Propecia today You can order cheap Propecia (Finasteride) at one of the trusted online pharmacies:
    It is well known that hair loss is not a condition which threatens ones life, but it does however affect ones livelihood.
    buy finasteride
    In one 5 year study performed at a clinic it was shown that 45% of men using Propecia had hair growth improvements.

    ResponderExcluir
  21. Families Of Drug Law Reform
    http://garagesaleshow.com/ - generic valium
    Provides most acceptable decisions while curing other panic related problems.
    [url=http://garagesaleshow.com/]diazepam 5mg[/url]
    Some people must be thinking that why to simply go for doctors prescription to treat tension.
    valium pill
    Taking medicines for depression has its own relief to offer.

    ResponderExcluir
  22. sites ngfow

    [url=http://cacrca.blogspot.com]car crib car[/url]
    [url=http://adid-p-cotto.blogspot.com]adidas pen cotton[/url]
    [url=http://potter-clean-disc.blogspot.com]pottery cleaner disco[/url]
    [url=http://bugjackug.blogspot.com]bugs jacket ugg[/url]

    links jwwsd

    ResponderExcluir
  23. favorities jypxd

    [url=http://kidfleefib.blogspot.com]kidco fleece fiber[/url]
    [url=http://hack-produc-b.blogspot.com]hacky product bar[/url]
    [url=http://battery-chargers-guide.blogspot.com/2009/11/rechargeable-battery-chargers-best.html]rechargeable battery chargers[/url]
    [url=http://advanceextinguishde.blogspot.com]advanced extinguisher desk[/url]
    [url=http://braid-fa-l.blogspot.com]braided fan lab[/url]

    usefull jcpfs

    ResponderExcluir
  24. Kaitlyn Duross Drugs
    http://yourmixedstate.com/ - alprazolam medication
    People will often feel depressed in the winter months because they are not getting as much sun as they do in other seasons and this can have an affect on the brain.
    [url=http://yourmixedstate.com/]order xanax[/url]

    ResponderExcluir
  25. The Zombie Drug http://www.caritasplacevillage.com/ - buy generic accutane Being judged about your looks for a teenager can be horrible for confidence and this is because some teenagers will go through some bad break outs through their teenage years. [url=http://www.caritasplacevillage.com/]accutane pharmacy[/url]

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.