google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SO-CAL - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

SO-CAL

Alguém se lembrava dessa recriação de um dos mais famosos corredores de Bonneville, feita pela GM em 2003?

O belly tank é um tipo de hot rod montado em um tanque de combustível suplementar de avião, que foram vendidos como excedentes de guerra após 1945 por mixarias que mal pagavam uma rodada de hambúrgueres com os amigos. Os motores eram quase sempre os Ford Flat-Head V-8, e muitos outros componentes vinham de Fords T e A, comprados em ferro-velho. Mas mecânicas GM e Chrysler também foram usadas, nessa época de tanta alegria, euforia e criatividade americanas.

Receita barata e que trazia diversão garantida, devido à aerodinâmica excelente. Os tanques têm esse formato pois é o mais eficiente aerodinamicamente, próximo a uma gota de água.

A So-Cal Speed Shop é propriedade de Alex Xydias, ainda trabalhando após 62 anos da fundação da oficina. Alex foi engenheiro do Army Air Corps, que voou Boeing B-17 na Segunda Guerra Mundial (só após o conflito seria criada a United States Air Force). O belly tank original foi sua criação, e o carro que ficou marcado como o mais famoso de todos os belly foi montado no tanque que custou 5 dólares.

Ainda hoje há gente fazendo carros a partir desses tanques, às vezes maiores e vindo de aviões mais novos, mas sempre obedecendo à máxima da construção amadora: "Nos Hot-Rods nada se cria, nada se perde, tudo se aproveita do lixo dos outros."

Lavoisier ficaria orgulhoso.

6 comentários :

  1. Paulo Loyola (anônimo)05/04/2009, 22:53

    hhehehe! sensacional esta última foto! um verdadeiro míssil sobre rodas, e eu achava que isso acontecia somente nos desenhos animados.

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. JJ,

    Post fantástico esse seu, gostei muito, viajei nas fotos, brigadão cara!

    ResponderExcluir
  3. Alexandre,
    tá convidado a complementar, alterar, colocar mais fotos, se adicionar como co-autor, enfim, transformar esse post num legítimo altered.
    Fique a vontade.
    Abraço.
    JJ

    ResponderExcluir
  4. Paulo Keller06/04/2009, 20:35

    Também gostei.

    ResponderExcluir
  5. Além da aerodinâmica perfeita, o peso pena dos belly tanks deviam fazer miséria. Era um motor forte acoplado ao mínimo necessário para se poder dirigir.

    ResponderExcluir
  6. Paula Tejando07/04/2009, 22:03

    Uma pingola sobre rodas, huuhauhuahuhau!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.