google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 FERRARI 350 CAN-AM - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

FERRARI 350 CAN-AM


Logo mais irá a leilão, pela empresa RM Auctions, um lote de carros Ferrari, e um modelo em especial chama a atenção.

É um dos únicos dois exemplares do modelo 350 Can-Am. A história do carro é bem curiosa, sendo que está ligada diretamente a outro modelo lendário da Ferrari.

Ferrari 330 P4

Em 1967, dois dos únicos três carros do tipo 330 P4 (um quarto foi criado pela atualização de um 330 P3) que competiam vitoriosamente no Mundial de Carros Esporte foram modificados para entrar no regulamento da Can-Am, campeonato norte-americano de esporte protótipo. A Ferrari modificou o motor do P4, o V-12 tipo 237, originalmente com 3.967 cm³, para elevar o deslocamento volumétrico para 4.176 cm³, aumentando o diâmetro dos cilindros de 77 mm para 79 mm, assim renomeando o carro para 350 (350 cm³/cilindro x 12 cilindros = 4.200 cm³). Com a alteração, o motor rendia 486 cv a 8.500 rpm, alimentado por um sistema de injeção Lucas.



Juntamente com a modificação no motor, a carroceria foi redesenhada para ser mais aerodinâmica, eliminando os faróis para que a frente pudesse ser mais baixa, e alterando a região da tampa traseira, para canalizar o ar para o motor de modo mais eficiente. Desta forma, o carro deveria ser competitivo na América, pois os adversários apostavam suas fichas principalmente na potência dos motores, mas não tanto no desenvolvimento aerodinâmico, com exceção dos Chaparral de Jim Hall.


Ainda como 330 P4, o carro a venda no leilão (chassi 0858), foi o terceiro colocado em Le Mans de 1967 e o vencedor dos 1.000 km de Monza do mesmo ano. O histórico dos dois novos modelos 350 não foi bom, pois nunca venceram nenhuma corrida na Can-Am. O melhor resultado foi um quinto lugar com o piloto Chris Amon em Laguna Seca. Na verdade, este foi o melhor resultado da Ferrari na sua história no campeonato. Após o fracasso na América do Norte, o carro voltou para Europa onde competiu por mais alguns anos.

O lance estimado para o leilão deste carro? Vários milhões de dólares...


5 comentários :

  1. Milton, pode não ter ganho nada mas é lindo. Para ganhar com um motorzinho desses (si fa per dire) contra os big blocks que depois chegariam a 500 polegadas cúbicas fica difícil. Acho que na época a Ferrari só não estava participando de torneio de boccia, no resto ela entrava. Tem que tirar o chapéu para o Forghieri!!!
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Cagaram em usar injeção Lucas

    ResponderExcluir
  3. Marco, de tirar o chapéu mesmo! Além de fazer o F1 mais bonito de todos, fez os protótipos também! 'Seu' Mauro era bom!

    Anônimo, era o que tinha na época, muitos outros usavam os equipamentos Lucas, 'Prince of Darkness'.

    abs

    ResponderExcluir
  4. MB,

    Prefiro os Lola do JJ, e eles usavam injeção mecanica, infinitamente melhores e mais confiáveis que os sistema lucas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.