google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EIGHT LUGS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

EIGHT LUGS

Visto em Lindóia uma das mais legais criações da recentemente defunta Pontiac:


Opcional nos Pontiacs grandes de 1960 a 1968, a 8-lug wheel é uma pequena amostra do que já foi a hoje tão combalida General Motors. Um pequeno detalhe que mostra quão diversificada era a companhia em seu ápice; cada divisão do gigante não se diferenciava apenas em detalhes de estilo, mas em engenharia, motores, suspensoes, rodas.

Hoje em dia, uma corporação como a GM só desenha uma roda nova por força de estilo. Nunca mais veremos um carro normal fazer uma roda melhor projetada como foi essa, "só" porque propiciava menos massa não-suspensa.

Para quem não percebeu ou nunca ouviu falar dela, a 8-lug, na verdade, é uma roda na qual apenas o aro e as abas onde estão os furos para os 8 parafusos são roda realmente; o resto é tambor de freio.

Na foto abaixo, pode se ver melhor o esquema:





MAO

12 comentários :

  1. Paulo Keller29/04/2009, 00:30

    Que legal que você postou isso. Lá você nos deu a dica. Mas quando eu fui procurar o carro ele já não estava mais lá.

    Abraço PK

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que vi esse carro, por volta 2002, fiquei maravilhado com essa roda...nunca mais vi ou ouvi falar de algo tão interessante em termos de roda.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Os Pontiac doas anos 60 são espetaculares, os mais belos produtos da GM nessa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um Bonneville para reformar a Venda.

      Se tiver interesse me envia um e-mail.

      ricardocn_pedroso@hotmail.com

      Excluir
  5. Um conceito parecido foi usado também nos VWs, não?

    ResponderExcluir
  6. não entendi.o esquema e identico ao de caminhoes com 'rodas raiadas'.o cubo continua como massa nao suspensa. mas e muito bonita.

    ResponderExcluir
  7. que maravilha ! não sabia disso ! bom saberrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  8. É esse tipo de refinamento técnico, romantismo até, que sinto falta nos dias atuais. Praticamente todos os carros modernos são completamente despidos de "alma".

    Hoje é sabido que uma massa não-suspensa convencional nas rodas não é um problema do outro mundo, mas o que a Pontiac fez nos anos 60 foi aprimorar ao máximo seus modelos, em busca de um comportamento dinâmico mais refinado.

    A 8-lug wheel vai ao encontro de outro post aqui do AUTOentusiastas, a respeito do aprimoramento feito ao longo do tempo nos distribuidores convencionais de antigamente (infelizmente não me lembro ao certo quem foi o autor... Ô memória de ervilha!)

    E, agora, a Pontiac literalmente morreu... (não está exatamente morta, mas sabe-se que da UTI não passa!)

    ResponderExcluir
  9. Provavelmente esse carro necessitava de protetor para a câmara de ar, correto MAO ?

    ResponderExcluir
  10. Reduzir a massa não suspensão da roda (integrando o cubo com a roda), reduz a inércia do conjunto não suspenso (roda, pneu, braços de suspensão, amortecedor, mola, etc.), o que melhora a dinâmica do veículo, por mais que isso diminuisse pouca massa por roda num carro tão pesado. Esses detalhes mostravam a criatividade dos projetistas em apresentar soluções eficientes sem comprometer o estilo do carro. Hoje em dia talvez não fosse aceito, porque quando fura um pneu na estrada, o pessoal prefere afrouxar quatro ou cinco parafusos para trocar uma roda do que oito, sem falar na flexibilidade em trocar modelos e tamanhos de roda. É mais um lance comercial, porque é um crime alterar por conta os projetos (medidas de roda e pneus, suspensão, etc.), sem saber o que está fazendo. Pena que a Pontiac esteja agonizando.

    ResponderExcluir
  11. A Pontiac foi a vertente mais criativa do grupo GM, sempre inovando com charmosas técnicas a 8-lug é um exemplo disso.
    É uma lástima o destino que o mundo automóvel está tomando, a Pontiac não merecia este fim!
    Costumo dizer que antigamente carros iguais conseguiam ser diferentes e hoje o que vemos é totalmente oposto, carros de marcas diferentes praticamente iguais! Como se isso não bastasse estão cada vez mais descartáveis...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.