google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EFEITO COLATERAL - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

EFEITO COLATERAL

Polo BlueMotion: altura de rodagem europeia

Ontem eu e o Arnaldo Keller fomos ao Clube do MG, na Lapa, para a manhã de autógrafos do livro "Interlagos - Um sonho de velocidade", do jornalista Moraes Eggers, lançado no final do ano passado. Fomos no Polo BlueMotion que está comigo e durante o trajeto comentei com o Arnaldo a questão da altura deste Polo ser menor 1,5 cm que os demais da linha e como isso era benéfico para o comportamento tanto quanto para a aerodinâmica, ao diminuir a área frontal.

Já falei bastante sobre o Polo BlueMotion neste blog (POLO BLUEMOTION OU "4+E", O RETORNO, BRASILEIRO EUROPEU, IDIOTICE DIDÁTICO-RODOVIÁRIA), de modo que é desnecessário falar mais sobre o carro. A questão a comentar agora é genérica e tem a ver com o terceiro dos três posts acima: o mal que as lombadas fazem.

Um dado fundamental em todo projeto de suspensão é a altura de rodagem. A partir dela são estabelecidos os ângulos de braços de controle ("bandejas") e das barras de direção em relação à horizontal. Esses ângulos têm enorme influência no comportamento do veículo.

No caso dos braços de controle, temos a variação de cambagem da roda ao longo do curso da suspensão, por sua vez intimamente ligada à rolagem (inclinação do veículo nas curvas). Também, a posição dos braços de controle infuencia a altura do centro de rolagem, igualmente importante para as características dinâmicas em curva.

Nas barras de direção, o efeito sobre a convergência de acordo com o sobe-e-desce da suspensão é sensível. Por isso, essas barras precisam estar o mais próximo da horizontal possível.
Quando a altura de rodagem é alterada, para cima ou para baixo, ocorre uma natural e inevitável desarrumação desses ângulos. Para que todos esses ângulos fossem mantidos, a suspensão teria que ser redesenhada.

No Brasil, como já vimos no terceiro dos posts citados acima, é preciso maior altura de rodagem em razão das defectíveis lombadas por todo o país e das inacreditáveis valetas da cidade de São Paulo. Só que para dar essa maior altura de rodagem nenhuma fábrica, em sã consciência, vai redesenhar a suspensão.
É claro que uma altura de rodagem que "desarrume" os ângulos não vai tornar o carro inseguro ou perigoso, mas certamente vai deixá-lo pior. É o que se chama de efeito colateral ao se fazer uma determinada modificação.

Inversamente, uma altura de rodagem menor, que "rearrume" esses ângulos, tornará o carro melhor, deixando-o dentro daquilo para o que foi previsto. É o que se percebe nitidamente ao dirigir o Polo BlueMotion com sua altura de rodagem 1,5 cm menor em relação aos demais Polos.
 
Seu comportamento surpreende quando se leva em conta que os pneus são bem estreitos (165/70-14) e foram feitos com o objetivo de serem mais fáceis de rolar (para menos consumo de combustível), não para melhorar a aderência nas curvas. A precisão da suspensão deste carro impressiona.
 
Foi o que expliquei para o Arnaldo, o que agora compartilho com os leitores, a quem recomendo experimentar um BlueMotion numa concessionária da marca.
 
Esse assunto é extenso e num outro post vou falar sobre essa mesma questão, porém aplicada em competição.
 
BS

13 comentários :

  1. Bob,
    hoje mesmo eu estava pensando, o Polo normal ja não é muito alto, o Blue motion, apesar de uma diminuição na altura até que discreta (1,5cm) deve encomodar um pouco ao andar com o carro carregado em nossas estradas, não?
    um protetor de cárter, popularmente chamado de peito de aço) deve ser um item obrigatório no Blue Motion

    ResponderExcluir
  2. Anderson,
    Pode ser, não cheguei a andar nessa configuração de carga, mas não me pareceu sensível neste aspecto. Agora, você precisa ver o que o carro é bom de chão. Procure dirigir um.

    ResponderExcluir
  3. Bob, as explicações de geometria de suspensão que vc propõe no artigo são de vital importância.

    Há anos debato com o pessoal sobre a questão de rebaixamento de carros sem critérios técnicos, verdadeira febre entre os apreciadores do tuning, e suas consequências.

    A alegação geral é que o carro fica melhor por conta do abaixamento do centro de gravidade e pela estética.
    O abaixamento do centro de gravidade até não está de todo incorreto, porém a melhora de um ponto da geometria emplica na piora de vários outros elementos geométricos.

    Um artigo sobre o tema é necessário.

    ResponderExcluir
  4. Bob,

    Uma vez que a barra estabilizadora não diminui a transferência de peso e tende a reduzir a aderência do pneu do lado interno da curva; podemos dizer que as únicas funções dela seriam manter o ângulo de cambagem mais estável (pela redução da rolagem da carroceria) e ser uma ferramenta prática para balancear o equilíbrio dinâmico do automóvel?

    Tem algum erro no raciocínio?

    []s

    ResponderExcluir
  5. Kowalsi,
    Como você bem disse, a barra estabilizadora é uma ferramenta para o controle de tendência, acentuando a saída do eixo em que foi aplicada. Numa suspensão que não tinha barra e nela foi aplicada uma, o eixo correspondente passa a sair mais. Mas lembre-se que a resistência à rolagem é conseguida também por molas mais duras. Desse modo, pode-se dizer também que a barra estabilizadora (que se chama barra anti-rolagem em inglês, anti-roll bar) propicia rodar mais confortável pelo uso de molas menos duras, uma vez que ela faz diminuir a rolagem. É intuitivo que a barra só atua quando o movimento das suspensões de um lado e de outro são assimétricos.
    A propósito de barra, o VW Fusca a partir do Fuscão 1500 passou a vir uma barra "anti-estabilizadora" na suspensão traseira. As pontas eram em direções opostas, de modo que quando uma subia, a outra baixava, com isso pressionando a roda interna para o solo. O objetivo óbvio era reduzir a tendência sobreesterçante do carro e funcionava.

    ResponderExcluir
  6. André, vou escrever, sim, isso tudo é muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. Alterar a altura do carro altera a convergência em curva.

    Alterar o Off-set das rodas pode desestabilizar o projeto de um eixo

    Alterar o raio do pneu altera desde a relação de câmbio até as informações de bordo.

    É por aí não,Bob, e pelo visto os Brasileiros adoram fazer as 3 coisas na loja de " preparação".

    ResponderExcluir
  8. Alexei,
    Fazem o errado direito...

    ResponderExcluir
  9. Jonas Torres27/04/2009, 00:46

    Eu prefiro um carro "mata lombada" - de fábrica, evidentemente. Não fossem as lombadas e meu caminho diário repleto delas, mudaria minha opinião. Dos carros que já tive o melhor é o 206 nesse aspecto, e não perde em nada em uso rodoviário rápido, se fosse mais baixo a diferença não seria marcante. Dei uma volta em um Celta 0km e fiquei espantado na diferença, não dava para passar em lombadas na mesma velocidade que o 206, fui até conferir a calibragem.

    Uma das coisas que dá mais raiva no trânsito pra mim é gente andando devagar demais e no local errado, se for daqueles que passam a 10 km/h em lombadas, passam cruzado, e de carro rebaixado, aí é de matar!!

    ResponderExcluir
  10. Jonas,
    É claro que andar num carro que raspa com facilidade em lombada é desagradável e eu não proponho adotá-los nesse piso brasileiro infernal. O objetivo do post foi mostrar o que estamos perdendo por conta de uma autêntica estupidez. E se você gostou do 206 como ele é, imagine se fosse um de altura francesa.

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho dúvidas de que o motorista comum, pouco afeito às particularidades dinâmicas do carro e, sim, muito afeito às aparências, assim que tirar o Blue-Motion da loja, irá dispensar todo esse trabalho dos engenheiros e partir para umas rodas aro 15" e pneus 195/50-R15 para dizer pouco. Pronto, lá se vai o conceito do carro por água abaixo.

    ResponderExcluir
  12. 206 mata-lombada? onde? na lua?
    o 206 é carro que mais raspa a frente no piso, se passar a milhão na lombada pode-se perder o parachoque dianteiro!

    ResponderExcluir
  13. Nico fora da lei28/04/2009, 19:36

    Peugeot é uma bosta, carro de boiola

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.