google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Dia Nacional do Fusca - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Dia Nacional do Fusca


Vejam só como entusiastas se conectam.

Hoje, Dia Nacional do Fusca, acompanhei uma caravana de Fuscas da Mille Duke Serviços Automotivos até o Shopping Metrópole em São Bernardo do Campo para o encontro promovido pelo Fusca Club do Brasil. Fui como entusiasta e fotógrafo oficial da caravana, uma dupla diversão.

Chegando lá, o Luiz, dono da Mille Duke e de vários Fuscas, entre eles um preto ano 1953 Ragtop 3 dobras que será restaurado, me disse que daria uma envenenada de época no besouro instalando um compressor Judson.

Aí começam as conexões. Sinceramente eu não conhecia um compressor Judson até dias atrás, quando o Bob Sharp me explicou numa discussão exatamente sobre veneno de época. Nesse momento eu contei isso ao Luiz e ele logo se interessou. O papo continuou, falei sobre o Bob e me lembrei do Alexander Gromow.

O Alexander Gromow é o maior historiador sobre Fusca do Brasil e autor dos livros "Eu Amo Fusca" e compilador da coletânea de "causos" "Eu Amo Fusca II". Comentei com o Luiz que eu tenho esse segundo livro autografado pelo Gromow e pelo próprio Bob, que escreveu o prefácio.

Agorinha, ao abrir os e-mails do blog, entrou um e-mail do próprio Gromow, que foi convidado pelo Bob a conhecer o AUTOentusiastas.

Achei tudo isso curioso. Minha ideia original era comentar sobre o encontro de hoje e sobre os 50 anos da fabricação do primeiro Fusca no Brasil. Mas achei melhor convidá-los a ler a coluna do próprio Gromow, que faz um excelente relato sobre o início da produção do carro mais popular de todos os tempos.

Um pequeno trecho da coluna do Gromow:

"Realmente, o início da fabricação do Fusca nacional foi tudo menos algo glamuroso, foi na verdade uma tarefa de heróis anônimos, enfrentando dificuldades inimagináveis nos dias de hoje, sem esmorecer, abrindo o caminho para uma gloriosa trajetória de um carro que, afirmo, ainda é necessário para países do terceiro e quarto mundo."

Kit do compressor Judson que será instalado no Fusca da foto acima
Paulo Keller

4 comentários :

  1. Essa é a grande maravilha que acontece quando verdadeiros autoentusiastas se encontram: os contatos e experiência de cada um servem para ajudar uns aos outros, mantendo viva a paixão pelos automóveis, em especial os antigos.

    Também nunca tinha ouvido falar do compressor Judson, até ler a coluna. Agora é fuçar na Internet para saber mais sobre o dito cujo.

    ResponderExcluir
  2. Sehr geehrter Herr Keller,
    Grato pela lembrança e pelo link à mina coluna. Já se vão 30 anos na senda de pesquisa e divulgação da história do Fusca, no Portal MAXICAR há vários outros artigos meus que estão à sua disposição.
    Aliás, o seu chamamento já repercutiu e eu já recebi até um comentário do Fábio Pinho na matéria, foi o que me remeteu de volta para este seu “post”.
    Pena que a própria VW do Brasil não valorize e respeite a sua própria história que começou com um VW Käfer na Alemanha...
    O nome da empresa é Volkswagen que é o nome daquele carro “primordial” se assim podemos falar, mas ao menos em terras Tupiniquins não se investe muito em preservação e divulgação adequada da sua própria historia. Uma verdadeira autofagia de princípios e um vilipêndio do PHIAB - Patrimônio Histórico da Indústria Automotiva Brasileira – que merece respeito e admiração de todos.
    Parabenizo a esta equipe de ícones de nossa cultura automotiva e automobilística por terem criado este importante espaço de debate.
    Mit freundlichen Grüssen
    Alexander Gromow

    ResponderExcluir
  3. o compressor judson chegou a ser popular, ou conhecido no Brasil? ja vi alguns em forums de fora, mas mesmo la parece ter sido uma grande raridade...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia ! alguêm pode me informar onde eu encontro este compresso judson . e quanto ficaria o preço do mesmo ! Estou no Rio de Janeiro e meu imail e otoxavier@click21.com.br Desde já agradeço a atenção.... um abraço ! !

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.