google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Inspiração - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Inspiração


O ser humano tem motivos dos mais inusitados pra realizar suas vontades. Dentre elas, claramente estão os "desafios" de "enfrentar" os "mais" e os "maiores". Existe cultura mais inútil que o Guinness book? E existe há décadas e sempre aparece algum incauto querendo ser o melhor ou escalar o mais alto, ou ser o mais rápido...

A foto acima é da estrada que leva ao mais alto "passo de montanha" (mountain pass) da Itália, o temido Passo dello Stelvio (clique pra ver melhor). Passei por essa estrada na minha primeira longa viagem de moto pela Europa. Alguns desistiram pelo caminho. Apesar de ser setembro, e uma frente fria inesperada nos fez passear de moto a -4 graus Celsius dias antes e tornou a visão dessa estrada bem sombria, com um nevoeiro intenso e muitas curvas molhadas. Imaginem que o vento vem lambendo essa montanha e cada curva fica com alguns palmos de neve que demoram a derreter. Quando derretem, fazem as curvas (apenas as curvas) ficarem com um filete de água constante. De moto, não é a melhor das experiências.

Chegando lá em cima, o ponto mais frio tem ainda mais neve. Pra limpar a estrada da neve, sal, muito sal. Os primeiros 500 metros do outro lado da montanha foram off-road puro... de moto esportiva!!

Então, recapitulando. A estrada não tem asfalto perfeito, 95% das curvas são de 180 graus (um saco pra se fazer de moto), muitas estão sempre molhadas e chamando pra um tombo besta, o nevoeiro não permitia apreciar a paisagem, estava muito frio, o guard-rail é perigosíssimo pra motos, havia sal no asfalto pra "receber os corajosos"... por que, então, percorrê-la? Porque ela está lá! Porque ela inspirou um monte de gente a botar a moto na estrada, nem que seja pelos adjetivos "mais" e "maior" espalhados por Stelvio. Bons tempos em que não haviam os chatíssimos túneis de 20 km por baixo dessas montanhas!!!

Não, não foi a estrada mais legal, nem a mais emocionante, não deu pra acelerar nem frear como se deve, mas está aí, me inspirou, rendeu boas histórias e espero que inspire outros viajantes a cair na estrada pra encontrar a sua estrada perfeita.

Boa viagem!

MM

3 comentários :

  1. Marco,

    O passo deu nome a um conhecido modelo de pneu da Pirelli: Stelvio ST-17 Spalla di Sicurezza.

    ResponderExcluir
  2. A Serra do Rio do Rastro em SC lembra bastante essa subida. Seria a versão tupiniquim dela.

    Bem que o pessoal de lá podia organizar um rallye beneficiente nessa estrada para ajudar os afetados pelo recente desastre catarinense.

    Seria unir o útil ao muito agradável..

    ResponderExcluir
  3. Hahaha ia comentar isso, Luiz Fernando. Desci com um Focus Ghia manual a Serra do Rio do Rastro: é uma vista surreal. Tocada esportiva, mas com margem, sem exageros. Hellafun!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.