google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Eu só quero retas! - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Eu só quero retas!


Ao contrário do amigo Milton, meu relato é sobre uma viagem de 1.000 km ao volante de uma gigantesca E-350 pela I-75, de Miami a Tampa (ida e volta). A maioria nem liga, eu mesmo prefiro mil vezes andar numa estradinha sinuosa com um carro bom de curva, esticando marchas, mas sei que tem gente que curte o estilo 'bus driver'.

A vanzona é dócil, mas pede pequenas correções em retas. Bem diferente da Dodge Caravan que usamos na semana seguinte, que mantinha 140 km/h como um carro de passeio menor. Sente bem vento lateral e exige que o motorista fique esperto em algumas condições. Permite cruzar a 120/130 km/h numa boa (corta a 140 km/h, nós experimentamos), com 10 pessoas mais um monte de bagagens, num silêncio invejável. É impressionante como o motor está ali do lado do seu pé direito e você nem percebe, tal a suavidade e o silêncio do V8 Ford de 5,4 litros.

Não dá emoção nenhuma, a não ser que você comece a inventar moda, mas aí a coisa pode ficar feia, afinal, são mais de 5 metros e 2,5 toneladas de carro pra controlar. A curtição é outra, viajar com um monte de amigos, ouvindo uma música legal, ar-condicionado mantendo o clima civilizado e aquela parada obrigatória para se entupir de 'junk food' em qualquer local FORA da estrada. Sim, nessa interestadual não há nada nas margens do asfalto, nem posto de gasolina. Fica tudo em cidadelas pelo caminho, que te obrigam a sair do (e voltar para o) leito principal por longas agulhas, que te permitem alcançar velocidades compatíveis antes de se misturar ao trânsito.

No fim da bagunça, uns 5,5 km/l, razoável pro monte de gente e tralha que ela levou, sempre acima de 100 km/h em estradas.

2 comentários :

  1. Xará,

    Tou na mesma que voce. Ano passado em 2 viagens apenas rodei praticamente 10.000 km com minha poderosa Ram V10. Lá voce sabe que o motor existe e ele mostra sempre os dentes de provocado. Unica coisa que torna a viagem algo monotona é que o Brasil é um pais muito plano onde inexistem subidas. Mesmo que vc saia do rio para belo horizonte, é tudo plano. Tem curvinha apertadas, mas nenhuma subida para fazer o V10 sofrer e pedir arrego. Putz, eu amo carro americano, o troço é bão demais mesmo. Tou doido para fazer umas dessas lá na matriz mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Cruvinel,
    em 1993 viajamos pela Flórida em 9 pessoas e alugamos uma Econoline de 15 lugares, novinha.
    Pena não ter uma foto de meu procedimento matinal, onde corria para ligar o carro antes que todos chegassem, ia até a traseira, me ajoelhava e baixava a cabeça abaixo do pára-choques, para escutar o V8 borbulhando por baixo do carro. Tempo bom.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.