Numa passagem rápida pelo Museu do Automóvel do Nasser, em Brasília, me deparei com um carro totalmente inédito para mim. Uma picape Tempra.
Sabemos que não é de hoje que a Fiat ensaia entrar nesse mercado. Mas a data mais antiga que eu tinha na cabeça era 2000. Nessa ano, após a junção da GM com a Fiat cheguei a ver um mock-up da S10 com "cara" de Fiat, algo como um "badge engineering". Mas o projeto não vingou.
No ano passado a Fiat anunciou a parceria com a Tata para fazer uma versão Fiat da picape Tata TL. Veja que interessante esse trecho do press release: "O acordo é o resultado dos estudos de viabilidade iniciados em julho de 2006 e compreende o licenciamento da Tata para a produção de uma pick-up com a marca Fiat na planta industrial do Fiat Group Automobiles em Córdoba, Argentina. Os primeiros veículos sairão da linha de montagem de Córdoba em 2008. A produção anual plena é estimada em 20.000 unidades. Os investimentos planejados totalizam cerca de US$ 80 milhões."
Ao que tudo indica esse projeto também não vingou.
Agora existem novos rumores sobre uma versão picape Fiat para o Iveco Massif, produzido na Espanha. O Massif é derivado do Santana PS10, sendo que este já é uma versão autorizada do Land Rover Defender. O Jalapão, que seria produzido aqui, também era um derivado do Santana.
Voltando à picape Tempra, ela é um protótipo feito pela Fiat em 1994 usando um misto das plataformas do Tempra Coupé e da Tempra SW. A picape, ou Tempra Pick-up, usaria um motor Diesel e teria capacidade de carga de 1 tonelada (condição necessária para o uso do motor Diesel, de acordo com a legislação brasileira). Em 1994 ainda não tínhamos picapes médias a diesel com essa capacidade de carga.
Naquela época a Fiat dormiu no ponto. Agora com as japonesas Hilux, Triton e Frontier, mais as novas S10 e Ranger chegando em 2009/2010* e a novata Robust da VW debutando em 2010, o desafio da Fiat seria muito mais difícil.
Atualização em fevevereiro de 2009: o lançamento das novas S10 e Ranger é incerto.
Essa picape ia ficar show, tive um Tempra SW que até hoje sinto saudades.
ResponderExcluirAchei a reportagem muito interessante, gosto muito destas curiosidades!! Valeu!!
ResponderExcluirTambém tenho um blog sobre Carros Esportivos Brasileiros, conheça!!
http://carroesportivobrasileiro.blogspot.com/
To com uma tempra SW, dificil de vender.. a coitada ta ate abandonada. Acho que vou fazer isso, "pickupar". eheh
ResponderExcluirAnônimo, onde ta abandonada a sua SW^^
ResponderExcluirme manda um e-mail hehehe, vamos conversar
heltonri@hotmail.com
Abraços
Em 1994 tínhamos uma bela camioneta para mais de 1 ton: Peugeot 505 GRD. Pena que não houve progresso no projeto argentino, bastante promissor com a possibilidade dos motores diesel "eletrônicos".
ResponderExcluirEu acho até que a Fiat se inspirou na Peugeozinha.