Em 1926, Ettore Bugatti vai até Paris e compra um magnífico, novíssimo e recém-lançado Packard Super 8 seven-passenger Tourer, no maior dos entreeixos disponíveis, de 143 polegadas (3,6 metros!).
Este carro serviria para balizar o desenvolvimento do novo Bugatti, o famoso Tipo 41 “La Royale”. Então, quando Ettore Bugatti chegou ao Grande Prêmio da Alemanha daquele ano com um magnífico leviatã de 4,3 metros de ENTREEIXOS e quase 13 litros de cilindrada, a carroceria dele era um tourer de 7 lugares. E com as plaquinhas “Body by Packard – East Gran Boulevard, Detroit, MI” removidas, obviamente.
Algum tempo depois, em 1929, Leon Duray levava seu Miller “91” de tração dianteira para o recém-acabado “Packard proving grounds”, em Utica, MI. Lá, Duray bateu vários recordes de velocidade para carros de 1,5 litro em circuito, a mais de 250 km/h.
Logo, notícias desse recorde fantástico chegaram à Europa, onde Ettore fazia carros de GP de 1,5 litro, mas não chegavam nem perto de velocidades como essas... Duray é então convidado para ir à Europa participar do GP da Itália. Ettore procura Duray e troca os 2 Millers FWD deste por 3 Bugattis novinhos.
Em Molsheim, Bugatti coloca o 8-em-linha de Miller no dino: 208 cv de 1,5 litro!!! Seu Tipo 35 não passava de 130!
A diferença estava principalmente no cabeçote DOHC de Miller e no compressor centrífugo, mais eficiente que o pequeno Rootes de deslocamento de Bugatti. Mas o cuidado de fazer o motor parecer uma obra de arte em metal era idêntico nos dois. Nisto, Harry e Ettore eram “soulmates”. Não demora muito, aparecem os Bugatti Tipo 50 e 51, com cabeçote DOHC tão idêntico aos Miller que várias peças são intercambiáveis.
E para fechar, o nome desse Miller de Duray era: Packard Cable Special. A Packard Cable era uma empresa que fazia chicotes elétricos para a indústria automobilística. Sua ligação com a Packard Motor Company estava nos Irmãos Packard, que fundaram ambas as empresas, que naquela época não eram mais ligadas. A Packard Cable logo após foi comprada pela General Motors (formando o embrião da Delphi de hoje).
Para saber mais:
Harry Miller:
The Golden Age of the American Racing car – G. Borgeson
Miller – G. Borgeson
Packard:Packard – Beverly Rae Kimes
Bugatti:
Bugatti – The man and the marque – J. Wood
MAO
Olá, gostei bastante do seu blog. Ele é muito bom.
ResponderExcluirParabéns!
Um abraço