google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CARROS TÊM ALMA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

CARROS TÊM ALMA

Um dia desses, depois de ver algumas de minhas fotos, o Bob Sharp me disse o seguinte: "Sabe o que você consegue? Dar alma aos carros. Eles deixam de ser apenas um amontoado de ferro e plástico para se tornarem seres vivos."

Eu respondi que realmente acredito que carros tenham alma. E também que só algumas pessoas conseguem senti-las. E se você está aqui lendo esse texto, possivelmente você é uma dessas pessoas.

Fiquei pensando sobre o assunto por mais alguns dias e me perguntei de onde será que vem a alma dos carros. Desde os primórdios da existência do automóvel, no final do século 19, a concepção de um carro depende do sonho de algumas pessoas. Lá no começo, o sonho com a mobilidade. Depois o sonho com o mercado. Então o sonho com a velocidade. Mais tarde o sonho com o desejo. Mas não importando que tipo de sonho o idealizador de algum modelo tivesse tido,o fato é que esse sonho é que dá alma aos carros. Foram sonhos de Carl Benz, Henry Ford, Ferdinand Porsche, Enzo Ferrari, Colin Chapman e Harley Earl, entre tantos outros nomes importantes que deram alma aos veículos que eles projetaram, desenharam e construíram.

Hoje em dia, com a massificação do automóvel, fica mais difícil de ver a alma de um carro e de conhecer o sonhador por trás dela. Mas com certeza eles estão por aí, caso contrário não existiriam carros como o Honda Civic Si, por exemplo.

Não sei muito bem o que faço para captar essas almas em minhas fotos. Talvez seja o simples fato de sonhar e acreditar nelas.

Sinta a alma do Corvette abaixo.

7 comentários :

  1. Que bela alma!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com o Bob Sharp, Paulo. Estou aprendendo bastante com as composições dos ensaios que você têm feito para a C&D. As fotografias ficam com uma mensagem mais complexa que apenas a exposição do automóvel.

    Sobre a alma dos antigos, concordo novamente, não precisaria nem dizer, mas deixo reforçado!

    []s!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Juliano,

    Que bom que pensa como o Bob.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Rubinho Carvalho07/05/2009, 17:21

    Lógico que carro tem alma! Sob um outro ponto de vista, menos técnico e mais, diríamos, humano, o carro é muito importante para o homem! Eu choro ao volante, falo sozinho, canto a plenos pulmões, mando o chefe para aquele lugar em voz alta, dou gargalhadas de repente, apenas sob o efeito da imaginação. Daria para fazer isso no ônibus sem ser preso ou internado?

    ResponderExcluir
  6. Tive pessoas que se riram de mim ao dizer que os carros realmente tem alma. Mas é completamente verdade que um carro tem alma quando tentamos fazer um com o nosso design e com as curvas que nós queremos. Isso é um carro com alma. Com a nossa alma.É por isso que só algumas pessoas sentem isso.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Keller22/09/2009, 21:15

    dids_rgt

    Você realmente captou a mensagem!!

    Abraço.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.